Cidades

Reestabelecido

Serviços de emergência são restabelecidos após pane em sistema de telefonia em MS

Durante a inoperância, a Sejusp havia disponibilizado contatos alternativos para atendimento

Os serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros) já foram restabelecidos em Campo Grande e em cidades do interior de Mato Grosso do Sul após ficarem temporariamente fora do ar devido ao rompimento de um cabo de fibra ótica da operadora OI.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), equipes técnicas da pasta atuaram em conjunto com técnicos da operadora para normalizar o sistema no menor tempo possível. A falha afetou principalmente os números de costume usados pela população para acionar as forças de segurança.

Durante a inoperância, a Sejusp havia disponibilizado contatos alternativos para atendimento, garantindo que a população não ficasse desassistida. Em nota, a pasta destacou que a situação foi tratada como prioridade absoluta e pediu a compreensão da população.

Com a conclusão dos reparos, os números oficiais de emergência voltam a funcionar normalmente desde às 14h30 em todo o Estado. 

Abaixo, a nota divulgada pela Secretaria de Justiça de Segurança Pública (Sejusp): 

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que os serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) foram totalmente restabelecidos e estão operando normalmente desde às 14h30 desta terça-feira (23).
Em Ponta Porã, onde também houve interrupção, o restabelecimento ocorreu às 14h50. As cidades de Dourados e Corumbá, que apresentaram instabilidades pontuais, também já operam com os números de emergência funcionando normalmente.
A interrupção foi causada pelo rompimento de um cabo de fibra ótica da operadora Oi, responsável pela prestação do serviço de telefonia. A Sejusp reforça que todas as medidas foram imediatamente tomadas para garantir a retomada, o mais breve possível, dos atendimentos com segurança e agilidade. Durante a interrupção e instabilidade dos serviços, números de celulares foram disponibilizados para contatos emergenciais com a PM e o Corpo de Bombeiros Militar.

Cabe destacar que A Infovia Digital de Mato Grosso do Sul,  rede de fibra óptica com o objetivo de levar conectividade de alta velocidade a todos os órgãos do Estado, incluindo escolas, hospitais e unidades de segurança pública, com investimento de R$ 887 milhões e implementação pela empresa Sonda, além de oferecer wi-fi gratuito em praças públicas não possui ligação direta com as quedas energéticas. O projeto começou em 2023 e foi firmado através de uma parceria público-privada para a implantação e operação da rede por 30 anos. 

INVESTIGAÇÃO

Foi publicado na edição de ontem (22), do Diário Oficial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul - (MPMS), a instauração de uma investigação para apurar a instabilidade recorrente nos números de telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - (SAMU), de Dourados.

A investigação é específica para o município, mas leva em consideração a instabilidade dos principais canais de emergência que tem atingido outras cidades do Estado com frequência nos últimos dias, incluindo Campo Grande. Nesta manhã, inclusive, houve registro de instabilidade em Campo Grande, Iguatemi, Ribas do Rio Pardo, Dourados e Jardim.

Conforme a publicação, o procedimento foi aberto devido a falhas sucessivas que ocorreram ao longo desse ano, principalmente nos meses de março e abril, quando as linhas da PM e dos Bombeiros saíram do ar, obrigando a divulgação de números alternativos. Nesse mês, a instabilidade da linha 192 do SAMU acendeu um novo alerta sobre a fragilidade do sistema.

Diante disso, o MPMS notificou a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado para que prestem esclarecimentos sobre as falha, e ainda apresentem, no prazo de 20 dias, documentos sobre as medidas adotadas para solução.

No procedimento, a 10ª Promotoria de Justiça ressaltou que a estabilidade desses canais é crucial para assegurar o direito constitucional à segurança e à vida da população e continuará monitorando o caso para garantir uma solução definitiva para o problema.

Colaborou Tamires Santana*

Assine o Correio do Estado

Saneamento

Rede de esgoto põe fim a anos de transtornos e leva paz a moradora da Capital

Rosangela conviveu com fossa rasa e gastos frequentes na Vila Sílvia Regina; ETE Imbirussu trata 9,5 milhões de litros de esgoto por dia

08/11/2026 16h00

Rede de esgoto põe fim a anos de transtornos e leva paz a moradora da Capital

Rede de esgoto põe fim a anos de transtornos e leva paz a moradora da Capital Reprodução/ÁGUAS GUARIROBA

Continue Lendo...

CAMPO GRANDE

Parque das Nações Indígenas fecha nesta noite para manutenção

Fechamento se deve a realização de serviços de manutenção na rede elétrica

08/11/2026 15h47

Vista aérea do Parque das Nações Indígenas

Vista aérea do Parque das Nações Indígenas Foto: Valdenir Rezende/Arquivo/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).