Cidades

EDUCAÇÃO

Sem terminar ensino médio, aluna de escola pública de MS consegue entrar na Unesp

Maria Eduarda Soares Pereira Leal, de 18 anos, mora em MS, mas está cursando Engenharia Agronômica em SP

Maria Eduarda Soares Pereira Leal, de 18 anos, conseguiu entrar no curso de Engenharia Agronômica (bacharelado) na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Ilha Solteira (SP), sem terminar o ensino médio, com auxílio da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Duda era aluna da Rede Estadual de Ensino (REE-MS) em Selvíria (MS), município localizado a 396 quilômetros de Campo Grande, divisa dos estados MS/SP.

Ela continua morando em Selvíria (MS) e já está cursando o primeiro semestre em Ilha Solteira (SP), que fica a 15 quilômetros da cidade em que mora.

Conforme apurado pela reportagem, Duda prestou o vestibular da Unesp e obteve um resultado excelente, alcançando nota suficiente para ingressar no curso de seus sonhos em uma universidade pública.

Mas, como ela não havia concluído o 3º ano do ensino médio, a escola em que estudava se negou a emitir o certificado de conclusão de educação básica. Vale ressaltar que ela estava no terceiro ano e que só iria finalizá-lo em dezembro deste ano.

Os pais acionaram a justiça e a Defensoria Pública solicitou o documento para que a menina conseguisse se matricular na universidade.

A Defensoria Pública agiu rapidamente, obteve na Justiça de 1º Grau a tutela de urgência e determinou que a escola emitisse o documento. O processo foi deferido e instituição escolar redigiu o certificado de conclusão do ensino médio.

Com isso, a menina conseguiu se matricular na Unesp e atualmente cursa o 1º semestre de Engenharia Agronômica (bacharelado).

“Sempre foi um sonho meu entrar em uma universidade pública… Eu tinha 48 horas para fazer minha matrícula e o trabalho da defensora foi muito bem-feito! Nunca vou ser capaz de agradecer à altura”, disse a acadêmica, emocionada.

Engenharia Agronômica é um campo da engenharia que integra conhecimentos de ciências exatas, biológicas e sociais para planejar, desenvolver e otimizar a produção agrícola e pecuária de forma sustentável. 

O engenheiro agrônomo atua desde o manejo do solo e o controle de pragas até a gestão de recursos naturais, buscando aumentar a produtividade agropecuária e garantir a qualidade dos alimentos. 

Em junho deste ano, houve outro caso semelhante: Kariny Gabriela Souza Herrera, de 16 anos, conseguiu entrar no curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sem terminar o ensino médio, com auxílio da Defensoria Pública de MS.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).