Cidades

Solidariedade

Campanha Caixa Encantada começa a arrecadar brinquedos para o Natal

No ano em que completa 10 anos, a meta é superar os 74 mil brinquedos arrecadados no ano passado e animar o Natal das crianças que mais precisam

Laura Brasil

01/10/2025 - 16h35

No ano em que a Campanha Caixa de Encantado completa dez anos, sendo a terceira edição na atual administração do Governo do Estado, segundo a madrinha Mônica Riedel, a expectativa é superar os 74 mil brinquedos arrecadados no ano anterior.

O lançamento oficial foi nesta quarta-feira (1º), no auditório do Bioparque Pantanal. Os brinquedos serão arrecadados até o dia 19 de novembro, e a campanha irá contemplar 17 instituições parceiras.

“Ano passado foram 74 mil brinquedos e a gente sempre quer aumentar, porque entende que cada brinquedo é mais uma criança atendida. Uma criança que não teria a oportunidade de ter um brinquedo, terá a chance de ganhar no Natal”, explicou a primeira-dama.

O site da campanha (www.caixaencantada.ms.gov.br) estará no ar a partir de amanhã e ficará aberto para que instituições interessadas em participar realizem inscrições de 2 a 24 de outubro.

O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, explicou que não é necessário ter CNPJ para participar.

“Basta comprovar que promove um trabalho na comunidade, que atua com crianças ou desenvolve algum trabalho social nesse sentido”, pontuou o secretário.

A garantia do sucesso da campanha, segundo Mônica, está na dedicação dos servidores.

“Eles estão à frente e eu, como madrinha, acompanho. Como é uma campanha dos servidores do Estado, todas as secretarias participam, além do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria e vários outros órgãos”, destacou.

Crédito: Paulo Ribas / Correio do Estado

Competição do bem

Nos bastidores, os servidores promovem uma competição saudável em que pastas e órgãos do governo dobram esforços para ver quem arrecada mais brinquedos para a criançada.

“Existe essa competição, mas é saudável, realmente entre as secretarias. A gente não estimula, mas eles mesmos começaram e inclusive fazem gincanas, cada um usando a criatividade como pode para arrecadar mais”, explicou Mônica, que completou:

“A nossa campeã, que eu digo ser o grande exemplo, é a Sejusp, que engloba todos os órgãos de segurança do Estado. Eles têm um efetivo muito grande e, por isso, conseguem arrecadar bastante. Fazem um trabalho muito bacana.”

Partindo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) como exemplo, ela também apontou que esse movimento estimula outras secretarias a buscarem ampliar a arrecadação.

Como participar?

Em todos os órgãos estaduais haverá uma “caixa encantada” onde as pessoas que sentirem no coração o desejo de doar poderão deixar brinquedos.

Brinquedos usados também podem ser doados. Entretanto, o secretário Felini ressaltou que é importante verificar o estado de conservação e se colocar no lugar da criança.

“Desde que esteja em bom estado, pode. Dona Mônica sempre cita o exemplo: imagine você levando aquele brinquedo para a criança receber. Eu também penso muito no outro lado: se você receberia o presente que está doando. Então, pode ser um brinquedo usado, mas muitas pessoas acabam comprando novos para doar”, pontuou o secretário.

Assine o Correio do Estado

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).