Cidades

Luto

Rival de Puccinelli e símbolo do PT, Militino morre aos 81 anos

Militante que ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores morreu na manhã desta quarta-feira (15), em Campo Grande

Laura Brasil

16/10/2025 - 13h30

O petista Militino Domingos de Arruda, de 81 anos, morreu na noite desta quarta-feira (15). O homem, que trazia a militância até no nome, ficou marcado por um episódio emblemático em que terminou brigando com o então prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (MDB).

O episódio ocorreu há mais de vinte anos, quando Puccinelli estava em seu primeiro mandato como prefeito da Capital. Militino, trajado com roupas do Partido dos Trabalhadores, tentou entrar em um ônibus durante um evento sobre o passe livre, em 1999.

Ao ser impedido por seguranças, iniciou-se uma confusão, e ele acabou brigando com André. A situação esquentou, e os dois foram parar na delegacia. Esse foi apenas um dos episódios marcantes na trajetória de Militino, considerado um dos principais nomes da fundação do partido em Mato Grosso do Sul.

Ele esteve presente, inclusive, na cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro de 2023, realizada no Congresso Nacional, em Brasília.

Em dezembro de 2024, Militino foi diagnosticado com câncer. Mesmo lutando contra a doença, não deixou de lado o engajamento político nem se distanciou da base.

Por meio das redes sociais, a deputada federal Camila Jara (PT-MS) ressaltou a importância de Militino na formação do partido:

“Um dia você deu seu último abraço num amigo e não sabia. Militino foi uma inspiração para todos que ousaram sonhar com um país mais justo. Militante até no nome, sempre teve coragem de defender nosso projeto de país. Ele me levou pela mão desde muito pequena. Me enche os olhos saber que ele não estará mais aqui. Seu espírito de coragem e de carinho, por outro lado, vai estar sempre no meu coração, e no de todos que tiveram a alegria de estar ao lado dele na luta por justiça social. Vá em paz, meu amigo. Que Deus te receba com alegria. Quando nos encontrarmos de novo, vou te contar como a sua história ajudou a transformar o nosso estado e o nosso país. Militino, presente!”, escreveu Camila.

O deputado estadual Zeca do PT destacou o compromisso do militante, que não deixou que a condição de saúde o impedisse de participar das pautas em que acreditava.

“Nosso último encontro ocorreu no domingo de votação do PED, em 6 de julho. Mesmo com a saúde debilitada, foi votar, demonstrando todo o seu compromisso com o Partido dos Trabalhadores, com a luta de classes e com os mais pobres”, escreveu Zeca no Facebook.

Pelo Instagram, o deputado estadual Pedro Kemp publicou um story agradecendo e afirmando que “a luta continuará”. O parlamentar também solicitou uma moção de pesar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em solidariedade aos amigos e familiares.

“Sr. Militino Domingos de Arruda, militante histórico e aguerrido do Partido dos Trabalhadores, cuja trajetória foi marcada pela dedicação, compromisso e coragem na defesa das causas sociais e da coletividade”, escreveu Kemp.

Foto do livro: 1998 O Ano da Vitória da Cidadania / Foto:  Ernesto Franco

Assine o Correio do Estado

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).