Cidades

Cidades

Militares do Exército auxiliam vítimas das enchentes em Coxim

Conhecidos como "O Guerreiro Pantaneiro", os militares estão auxiliando na remoção de famílias que tiveram casas alagadas e na retirada de pertences

Laura Brasil

06/02/2026 - 17h00

O 47º Batalhão de Infantaria Motorizado (47º BI Mtz), conhecido como “O Guerreiro Pantaneiro”, está atuando em conjunto com equipes da Prefeitura de Coxim no resgate de ribeirinhos que tiveram as casas alagadas com a subida do Rio Taquari.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Comando Militar do Oeste (CMO), que informou que 27 militares estão prestando apoio na remoção de pessoas, retirada de móveis e atuação em outras frentes, conforme a demanda.

Durante a semana, o município registrou mais de 200 milímetros de chuva em quatro dias (do fim de semana até o dia 4), segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o que causou estragos nas áreas urbana e rural.

Na quarta-feira (4), os munícipes foram surpreendidos com a água invadindo residências, o que levou a prefeitura a decretar situação de emergência por 180 dias.

O prefeito Edilson Magro explicou, em conversa com o Correio do Estado, que o Rio Taquari chegou a registrar cinco metros. Imediatamente, todas as pastas se mobilizaram para resgatar ribeirinhos e outros moradores afetados.

“Coxim passou por três ou quatro dias de muita chuva, enchente, com muitos desabrigados e desalojados. Porém, a força-tarefa da prefeitura municipal, Corpo de Bombeiros, Exército, Defesa Civil, secretarias municipais e voluntários conseguiu retirar as pessoas da situação de risco”, disse Edilson.

Segundo o prefeito, cerca de 50 famílias precisaram deixar suas residências. Algumas estão abrigadas com familiares, enquanto outras foram acolhidas em espaços preparados pelo Executivo Municipal.

“Estamos monitorando se chove muito, se vai chover, se o rio vai encher, se a água vai subir ou não. Estamos acompanhando tudo com a nossa equipe”, afirmou.

O prefeito Edilson Magro também relatou que houve uma reunião com o governador Eduardo Riedel (PP), na qual foram apresentadas as demandas do município.

Regiões afetadas

Os ribeirinhos foram os mais afetados pela proximidade das residências com os rios. Já na região central, a chuva causou verdadeiras crateras e deixou vias intransitáveis.

“A cidade foi muito afetada por conta das fortes chuvas. O asfalto abriu, houve rompimento de canalizações e surgiram buracos em vários pontos. Há muitas intervenções que estamos tendo que fazer com recursos próprios, especialmente na questão da canalização”, pontuou Edilson.

Na zona rural, cinco pontes foram danificadas, além de estradas em geral. No momento, com a estiagem, não há mais áreas isoladas.

Militares do Exército auxiliam vítimas das enchentes em CoximMilitares do Exército auxiliam vítimas das enchentes em CoximMilitares do Exército auxiliam vítimas das enchentes em CoximMilitares do Exército auxiliam vítimas das enchentes em CoximMilitares do Exército auxiliam vítimas das enchentes em CoximMilitares do Exército auxiliam vítimas das enchentes em CoximMilitares do Exército auxiliam vítimas das enchentes em Coxim

Assine o Correio do Estado

 

 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).