Cidades

Atenção

Alerta de tempestades atinge quase 40 municípios de Mato Grosso do Sul

De acordo com o alerta do Inmet, são esperadas chuvas de até 50 milímetros e ventos com velocidades de até 60 km/h em diversas regiões do Estado

Continue lendo...

Cidades de Mato Grosso do Sul amanheceram ensolaradas nesta segunda-feira (18), mas a chuva, que apareceu por volta do almoço, pegou uma população de surpresa, que precisou recorrer aos guarda-chuvas para se proteger.

Devido a essa preocupação, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta amarelo para chuvas torrenciais em 39 municípios de Mato Grosso do Sul, com validade para os próximos dias. 

Conforme o alerta, são esperadas chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento que podem atingir até 60 km/h nos seguintes municípios: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Batayporã , Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul e Corguinho.

Outros municípios na rota das tempestades incluem: Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo , São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Ainda conforme o alerta, são esperadas chuvas de até 50 milímetros em diversas regiões do estado. O risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo, mas o Inmet orienta à população que tome todos os cuidados necessários.

Quanto às rajadas de vento, o Inmet alerta que não é recomendado buscar abrigo sob as árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade. Também é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


Chuva em Campo Grande 

Em Campo Grande, a segunda-feira amanheceu ensolarada, mas o ritmo mudou por volta do almoço, pegando os campos-grandenses de surpresa.

Nas próximas 24 horas, a possibilidade é de tempo instável com chuvas torrenciais a qualquer momento 

Interior  

De acordo com Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) em grande parte do Mato Grosso do Sul, há possibilidade de chuvas de intensidade fracas a moderadas, e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento no período da tarde.

Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, aliada ao aquecimento diurno. Por outro lado, nas regiões nordeste e leste/sudeste, o tempo se mantém mais firme, com sol e variação de nebulosidade. Esperam-se altas temperaturas, variando entre 34°C e 38°C, e baixos índices de umidade relativa do ar, entre 20% e 40%.

 

Assine o Correio do Estado. 

 

Comerciários

Fecomércio "muda de ares" após 3 décadas da mesma gestão

Juliano Wertheimer toma posse hoje para cargo de 4 anos à frente da Federação; chapa dele venceu a do antigo presidente, que estava na diretoria há 30 anos

16/06/2026 08h00

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Após três décadas de uma mesma gestão, a Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) tem hoje uma mudança na presidência. Juliano Wertheimer toma possa para quatro anos de administração (2026-2030). 

Wertheimer entra no lugar de Edison Ferreira de Araújo, que está na diretoria da federação desde a década de 1980, período em que foi presidente e vice-presidente.

A eleição da Fecomércio-MS foi decidida por apenas um voto – 8 a 7 votos – e marcou a vitória da chapa nomeada Renovação. A posse está marcada para hoje pela manhã e à tarde o novo presidente deverá falar com a imprensa em sua primeira coletiva como gestor empossado.

Antes, porém, Wertheimer conversou com o Correio do Estado e falou sobre os projetos para sua gestão.

“Nosso compromisso é com a interiorização da federação. Já existe essa meta internamente, de atingir os 79 municípios, mas nós vamos dar tração e tentar atingir com mais velocidade essa meta de estar presente de alguma maneira com o Sesc [Serviço Social do Comércio], o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], a federação e o instituto de pesquisa em todos os nossos municípios, trabalhando ativamente pelo desenvolvimento econômico, pelos nossos empresários, mas também pela saúde, o bem-estar e a educação da nossa população”, afirmou em entrevista.

O novo presidente também afirmou que para os primeiros 100 dias já tem “algumas frentes que vão ser desenvolvidas simultaneamente dentro de saúde e bem-estar”.

“Nós temos alguns projetos que nos primeiros 100 dias já vão ser colocados em andamento no nosso estado, de maneira itinerante, a fim de atender a população de baixa renda. Nós temos outra frente, que é econômica, pensando na competitividade dos comerciantes de todo o Estado. E aí estamos falando de taxas, de linhas de crédito, de ensiná-los a acessar as linhas disponíveis, da bancarização dos pequenos e do acesso a novos mercados para as médias e as grandes empresas”, declarou Wertheimer.

BRIGA JUDICIAL

Após a vitória da chapa da oposição, algumas entidades tentaram suspender o resultado da eleição, alegando irregularidades. Porém, na quinta-feira o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24ª), em Campo Grande, indeferiu mais uma tentativa de anular o resultado. 

A decisão foi assinada pelo desembargador César Palumbo Fernandes  em mandado de segurança movido por três sindicatos do comércio varejista – de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas.

Os derrotados questionavam votos concedidos por liminares e tentavam suspender o resultado alegando irregularidades em sindicatos votantes.  

A decisão do TRT-24ª, porém, reforça a dificuldade dos opositores em reverter judicialmente o pleito. Em sua decisão, o desembargador afirmou que uma das partes não havia entregue documento que mostrasse “regular representação processual de um dos próprios impetrantes”. Com isso a ação acabou extinta “sem resolução do mérito”.

“A ausência de comprovação da representação processual de um dos próprios impetrantes não constitui vício meramente individual. Ao contrário, compromete a própria configuração subjetiva da demanda tal como proposta e a coerência da narrativa fática que sustenta a pretensão deduzida em juízo. Ausente documento indispensável à constituição válida da ação mandamental, impõe-se o indeferimento da petição inicial”.

A derrota de Edison Araújo encerra um ciclo de quase três décadas de liderança, enquanto Juliano Wertheimer promete descentralizar a atuação da federação e ampliar a participação dos sindicatos do interior.  
As tentativas frustradas de suspensão revelam a tensão política e a divisão interna entre os 15 sindicatos filiados.  

A defesa dos sindicatos afirmou que houve equívoco na decisão, que considerou imprópria. 

"Primeiro, porque havia procurações de dois sindicatos impetrantes regularmente juntadas aos autos. Segundo, porque a procuração do Sindivarejo Três Lagoas constava do processo originário de primeiro grau, cujo inteiro teor foi anexado à inicial do Mandado de Segurança”, afirmou o sindicato, em nota. 

Assine o Correio do Estado

Tempo

Inverno com calor escaldante e longos períodos de seca pode favorecer incêndios

Cemtec-MS prevê que El Niño deve influenciar na temperatura a partir deste mês, com intensas e frequentes ondas de calor

16/06/2026 08h00

Campo Grande teve uma segunda-feira gelada após chuvarada

Campo Grande teve uma segunda-feira gelada após chuvarada Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Mesmo em uma semana com chuvas e temperaturas baixas, Mato Grosso do Sul deve passar por um inverno com ondas de calor, influenciadas pelo super-El Niño, e chuvas um pouco acima da média, mas ainda com longos períodos de seca, o que pode prejudicar setores da agropecuária e favorecer incêndios no Pantanal.

A partir deste domingo, o inverno começa em todo o Brasil, estendendo-se até dia 22 de setembro. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), no Estado, a estação apresenta os menores índices pluviométricos do ano, ou seja, é o período conhecido como estiagem. Ainda por causa disso, também se observam baixos índices de umidade relativa do ar.

“A previsão de precipitação aponta um padrão de chuvas ligeiramente acima da média histórica em Mato Grosso do Sul ao longo do trimestre, porém, a distribuição da chuva ainda deve seguir um padrão irregular. Apesar dessa tendência, os volumes acumulados ainda serão baixos, já que o Estado se encontra na estação seca”, analisa o Cemtec-MS.

Sobre a temperatura esperada até setembro, mesmo que a estação seja conhecida por período mais frios, em Mato Grosso do Sul, a situação é diferente, já que a tendência climática indica temperaturas próximas ou ligeiramente acima da média histórica, que geralmente varia de 24°C a 26°C em grande parte do Estado.

Ainda de acordo com o Cemtec-MS, “esse cenário pode gerar impactos sobre os setores agropecuário, hídrico, energético e de saúde pública, reforçando a necessidade de monitoramento meteorológico contínuo”.

O centro meteorológico reforçou que o El Niño deve se intensificar no segundo semestre deste ano em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a ocorrência de ondas de calor mais frequentes e intensas e para períodos prolongados de temperaturas acima da média.

Há cerca de duas semanas, o Correio do Estado reportou que o super-El Niño deve atingir o Estado a partir deste mês, favorecendo a ocorrência de focos de incêndio. O risco é tão alto que fez o governo do Estado decretar 180 dias de estado de emergência ambiental em todos os 79 municípios sul-mato-grossenses.

PRÓXIMOS DIAS

Especialmente desde a sexta-feira, boa parte de Mato Grosso do Sul tem lidado com grandes volumes de chuva e, consequentemente, temperaturas mais baixas, o contrário do geralmente observado durante o inverno.

Entre a manhã de sexta-feira e a manhã de ontem, seis municípios ultrapassaram a marca dos 100 milímetros acumulados: Três Lagoas, Campo Grande, Paranaíba, Bonito, Inocência e Aquidauana.

Os grandes volumes de chuva também contribuíram para a queda das temperaturas. Ontem, Amambai e Sete Quedas chegaram a registrar 9°C e Campo Grande, 15,7°C.

Conforme o Cemtec-MS, o volume de chuva já teve uma redução ontem, quando o tempo ficou mais firme, com sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado. 

Ao longo desta semana, a passagem de uma massa de ar frio deve provocar queda acentuada das temperaturas. As mínimas deverão variar entre 7°C e 9°C, com possibilidade de registros pontuais abaixo dos 7°C, especialmente na região sul do Estado.

As menores temperaturas devem ser registradas nas regiões sul, cone sul e da grande Dourados. Na Capital, as temperaturas variam entre 16°C e 22°C, aumentando a partir desta quinta-feira, mas ainda abaixo de 30°C.

FOGO

Para o major Eduardo Rachid Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), as condições observadas durante os últimos dias contribuem para a não propagação do fogo, facilitando o trabalho dos militares no controle dos focos de incêndio.

“As condições meteorológicas que a gente observa hoje no Estado são bastante favoráveis à não propagação ou surgimento de focos de calor em centros florestais”, explica.

Porém, mesmo com essas condições, o profissional prega cautela, já que a DPA precisa ficar atenta à concretização da previsão de temperaturas amenas e chuvas, principalmente no Pantanal.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).