Cidades

Cidades

Ministra Margareth Menezes inaugura Centro de Cultura em Campo Grande

Obra estava paralisada há 12 anos, mas foi retomada com recursos do PAC e entregue nesta terça-feira, em Campo Grande

Continue lendo...

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento (Avante), inauguraram, nesta terça-feira (19), o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Bairro Lageado. A obra foi iniciada há 12 anos, ficou paralisada durante um período e agora foi entregue à população.

O complexo cultural e esportivo é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, e contrapartida da prefeitura.

"Essa entrega é importante, esse equipamento já estava parado há 12 anos e nós, nessa gestão do Ministério da Cultura, retomamos, primeiro entregando essas obras que estavam paradas, mas também trazendo o equipamento CEU da Cultura, que é um equipamento que pertence à nossa gestão, os Move Céus também, que são aqueles carros que levam para aquelas cidades mais distantes", disse a ministra.

"A gente entende que quando o equipamento cultural chega na cidade, em uma comunidade, ele transforma a vida das pessoas, principalmente pela oportunidade de estar perto da leitura, da música, do teatro, do esporte. Então eu como pessoa também, como cidadã, como artista e como ministra, estou muito feliz de estar aqui em Canpo Grande com essa entrega e  desejo a comunidade que ela aproveite bem", acrescentou Margareth Menezes.

A vice--prefeita, Camilla Nascimento também ressaltou a importância do novo equipamento de cultura para a população.

"A parceria, quando acontece, efetivamente as políticas públicas funcionam e a população ganha com isso. Campo Grande está muito feliz, é uma obra que estava paralisada há muito tempo, e a prefeita retomou no ano de 2024", ressaltou.

"Só na assistência social aqui desse equipamento, dessa região, a gente atende mais de 5 mil famílias, então a gente vai ter um braço para muita gente e o governo federal veio a somar com tudo isso. São muitas crianças, além das famílias, então a gente ver o brilho no olhar de cada uma destas crianças quando estão fazendo atividade assistencial, para nós é de grande valia", concluiu a vice-prefeita.

 A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), não participou da inauguração, pois estava em Brasília cumprindo agenda partidária.

CEU das Artes foi inaugurado no LageadoCEU das Artes foi inaugurado no Lageado (Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado)

CEU das Artes

O complexo cultural e esportivo CEU das Artes foi inaugurado nesta terça-feira (19), no Bairro Lageado, com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, representando o Governo Federal, e da vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento (Avante).

O espaço vai atender moradores do Lageado, Parque do Sol, Dom Antônio e regiões próximas, oferecendo atividades culturais, esportivas e sociais.

A obra é fruto de parceria entre Prefeitura e Governo Federal, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções e contrapartida municipal.

Com 7 mil m², o CEU das Artes conta com salas multiuso, biblioteca com telecentro, cineteatro com 125 lugares, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, jogos de mesa e pista de caminhada e espaço para funcionamento de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O uso será compartilhado entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), a Secretaria Executiva de Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Esporte (Funesp).

 “Os CEUs da Cultura são de grande importância na transformação de territórios onde há pouco ou nenhum acesso à cultura. São polos de múltiplas funções, o que reforça sua relevância para o desenvolvimento humano. Por isso, é uma grande alegria ver que moradores de Campo Grande também passam a contar com um desses espaços”, diz a ministra Margareth Menezes.

A inauguração integra o calendário de atividades comemorativas aos 126 anos da capital de Mato Grosso do Sul.

 

Duas décadas

Sergipano foragido por homícidio cometido há 20 anos é preso em MS

Após negar identificação, foi localizado após receber atendimento médico na Santa Casa

13/02/2026 15h30

Foto: Divulgação / Policia Civil

Continue Lendo...

Um homem de 59 anos, foragido da Justiça de Sergipe por um homicídio cometido há cerca de 20 anos, foi preso em Mato Grosso do Sul após ser identificado pela Polícia Civil enquanto recebia atendimento médico na Santa Casa. Ele estava com mandado de prisão em aberto e foi capturado logo após receber alta hospitalar.

A prisão foi realizada por investigadores do Setor de Investigação da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (DERF), durante diligências para localizar pessoas com ordens de captura por crimes graves. A equipe foi acionada depois que um homem, vítima de espancamento ocorrido no dia 29 de janeiro, no Bairro Paulo Coelho Machado, deu entrada no hospital sem informar seus dados de identificação.

Após checagens e troca de informações com autoridades de Sergipe, os policiais conseguiram identificar o paciente como N.J., natural de Itabaiana, cidade sergipana. Segundo a polícia do estado vizinho, ele fugiu do Sergipe após cometer um homicídio. Ele também já havia cumprido pena por estupro no Complexo Penitenciário Doutor Manoel Carvalho Neto, em Aracaju, também 2006. 

Em Mato Grosso do Sul, o homem ainda possui registros por violência doméstica. À polícia, ele contou que foi espancado após um desentendimento com pessoas que perceberam que ele estava armado com um revólver e o agrediram para tomar a arma. O caso foi registrado em boletim de ocorrência.

Ele afirmou ainda que vive em situação de rua, apesar de ter familiares na Capital, com quem não mantém contato.

Após receber alta médica, o mandado de prisão foi cumprido. As autoridades de Sergipe foram comunicadas e o preso foi preso. 

Assine o Correio do Estado 

Cidades

Polícia Civil encontra cachorro no Parque dos Poderes e tenta localizar tutor

Animal foi localizado pela corporação nas imediações da Avenida Hiroshima e levado à sede do Dracco

13/02/2026 14h15

Foto: Divulgação / Dracco

Continue Lendo...

Por meio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), a Polícia Civil quer encontrar o tutor de um cachorro macho, localizado pela corporação na manhã desta sexta-feira (13) no Parque dos Poderes. 

Conforme divulgado pela Polícia Civil, o animal, aparenta ser da raça golden retriver é dócil e foi encontrado nas imediações da Avenida Hiroshima. 

O cachorro foi levado à sede do Dracco, localizada na Rua Antônio Francisco Nantes, no Jardim Seminário. De acordo com o Dracco, o animal será entregue aos tutores somente medidante comprovação. 

Foto: Divulgação / Dracco 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).