Cidades

Protesto

Após a morte de motociclista, manifestantes bloqueiam a BR-163

Amigos e familiares do motociclista que perdeu a vida estiveram presentes no protesto, no início da noite desta terça-feira (21), no trecho do anel viário

Continue lendo...

Moradores fecharam a via para protestar contra as mortes na via, no início da noite desta terça-feira (28), no anel viário na  BR-163, onde um motociclista de 33 anos morreu ao tentar fazer uma conversão em Campo Grande.

Os dois sentidos da via foram interditados com o uso de pneus, e os manifestantes tomaram a via segurando cartazes que pediam por sinalização no local.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e, após negociação, o tráfego voltou a fluir no sistema Pare e Siga. No local estavam amigos e familiares do motociclista Roger de Almeida Barbosa, assim como moradores do bairro Jardim Noroeste.

 

 

Reunião com a CCR

Em torno de 19h30, viaturas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul se deslocaram até o local para prestar suporte. Um representante da CCR MS Via, conversou por telefone com representante da associação dos moradores e alinhou uma reunião e com isso chegaram ao acordo da liberação da via. 

"Amanhã, às 14h, o pessoal vai fazer uma reunião com a CCR Via para resolver esse imbróglio. Embora essa não seja nossa área, viemos auxiliar a outra equipe, e tudo foi resolvido tranquilamente", explicou o tenente Carlos Marcelo Alexandre da Silva.

O trecho em questão, que gerou revolta, segundo moradores, é um local onde ocorrem muitos acidentes, desde atropelamentos até o mais recente, que vitimou o motociclista.

Entrave

Embora tenha gerado revolta o fato de nenhum representante da concessionária ter ido até o local, o responsável pela empresa, ao realizar a negociação, deixou claro que ninguém estava autorizado a ir 'a um evento dessa forma de manifestação e paralisação da rodovia'.

Ao ser questionado se a CCR Via se comprometeria a atender à demanda da população (sinalização semafórica ou redutor de velocidade) dentro do prazo de uma semana, o representante deixou claro que seria impossível.

"Não há compromisso. O compromisso é conversarmos sobre o assunto e buscar uma solução. Não no prazo que estão pedindo, nem da forma que estão querendo. Existem formas de fazer isso, e podemos direcionar para ser feito da forma correta", disse o representante da CCR.

Entenda

Como acompanhou o Correio do Estado, o motociclista Róger de Almeida Barbosa, de 33 anos, morreu no fim da tarde da última segunda-feira (27) em um acidente envolvendo três veículos no anel viário da BR-163, em Campo Grande.

A colisão aconteceu no KM-484, em frente ao Centro de Desenvolvimento Social e Cultural (Cedesc - Funlec), próximo à Uniderp Agrárias.

Conforme consta no boletim de ocorrência, o motociclista tentava fazer uma conversão com sentido à Chácara dos Poderes, quando foi atingido na traseira por um caminhão tipo baú, que seguia no sentido do bairro Maria Aparecida Pedrossian.

Com o impacto, Róger foi arremessado para o meio da pista e atingido por um Volkswagen Virtus, que seguia na via contrária, sentido Uniderp Agrárias.

A vítima ficou presa nas ferragens do carro e morreu no local.

** Colaborou Alanis Netto

Assine o Correio do Estado

Cidades

Resultados do Enem dos Concursos serão divulgados nesta terça-feira

Cargos dos blocos 1 a 7 ainda dependem de curso de formação

03/02/2025 21h00

Foto: Arquivo

Continue Lendo...

O resultado final para os candidatos que concorreram aos cargos de nível intermediário (Bloco 8) do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como Enem dos concursos, estará disponível a partir das 10h desta terça-feira (4).

Também será divulgada a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e a primeira lista de convocação para os cargos que possuem cursos de formação.

No dia 28 de fevereiro, será publicada a lista definitiva de candidatos aprovados nos blocos 1 ao 7 que não precisam de cursos de formação e a lista final de convocados para matrícula nos cursos de formação.

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e à Fundação Cesgranrio a suspensão da divulgação dos resultados finais do Concurso até que as falhas no cumprimento de regras relativas às cotas raciais previstas na legislação brasileira sejam resolvidas.

O MGI informou à Agência Brasil que trabalha com a manutenção do calendário do CNU “ao mesmo tempo em que está conversando com as instituições”.

Como consultar os resultados

Na área do candidato, serão divulgadas 173 listas, com a classificação por cargo, de todos os blocos, bem como  as listas de convocação para cada um dos cargos que terão curso de formação. Os candidatos também poderão consultar os resultados individuais para cada um dos cargos em que se inscreveu. 

Estarão disponíveis informações como as notas das provas objetiva e discursiva, a nota na avaliação de título, o resultado de bancas (PCD, Heteroidentificação, Indígena), a nota final ponderada e a classificação em cada cargo.

Também poderá ser vista a situação no cargo, o seja, se o candidato foi aprovado em vagas imediatas, em lista de espera ou cadastro reserva, se foi convocado para curso de formação ou eliminado.  

Cada candidato só aparecerá como aprovado em um cargo, ficando claro se é em vaga de ampla concorrência ou nas cotas. Porém, este candidato poderá aparecer em diversas listas de espera dos cargos de sua maior preferência.

Para os cargos dos blocos de 1 a 7, os resultados são provisórios, uma vez que o resultado final somente será divulgado no dia 28 de fevereiro, após o período de convocação e confirmação para cursos de formação. 

Os resultados do CPNU também serão publicados em oito editais no Diário Oficial da União, em edição extra, na parte da tarde. 

Curso de formação

No caso dos candidatos para cargos que demandam cursos de formação, nos dias 4 e 5 de fevereiro, após a divulgação das notas finais e da classificação, o candidato deverá acessar a página do CPNU e verificar a convocação na sua área do candidato. É obrigatória a confirmação de presença no curso de formação. 

A participação no curso de formação só estará assegurada após o candidato responder SIM à convocação e, posteriormente, efetivar sua matrícula junto às instituições que promoverão os cursos de formação.

Cidades

Nova diretoria da Amatra-24 toma posse no dia 7 de fevereiro

Membros da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 24ª Região foram eleitos em dezembro, para o biênio 2025-2026

03/02/2025 20h04

Novos eleitos para a diretoria da Amatra-24, o presidente juiz André Luis Nacer de Souza e a vice-presidente, juíza Daniela Rocha Rodrigues Peruca

Novos eleitos para a diretoria da Amatra-24, o presidente juiz André Luis Nacer de Souza e a vice-presidente, juíza Daniela Rocha Rodrigues Peruca Divulgação

Continue Lendo...

A nova diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 24ª Região (Amatra-24) será empossada nesta sexta-feira (7). A eleição ocorreu em dezembro do ano passado e eles assumem para o biênio 2024-2026.

O evento será às 17h, no Plenário Des. Nery Sá e Silva de Azambuja, no  Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24) e contará com a presença de autoridades dos três Poderes e representantes da sociedade civil.

A Amatra-24 é uma associação que congrega os magistrados da Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul.

A função primordial é colaborar com o Estado no estudo e na solução de questões relativas ao exercício das funções atribuídas aos magistrados do trabalho, além de atuar na defesa das prerrogativas, interesses e direitos da magistratura.

A missão da nova diretoria é incrementar a atuação da entidade em todas as pautas de interesse da magistratura do trabalho, além de colaborar com a Administração Pública e com as entidades parceiras para o aprimoramento do serviço judiciário, de modo a oferecer uma prestação jurisdicional célere e justa.

Também, foram traçados planos e metas para solucionar problemas e questões administrativas da associação em distintas áreas.

“Assumimos com um propósito muito claro: atuar de forma firme em todos os assuntos que sejam interesse da classe e colaborar de maneira coesa com a Justiça do Trabalho e com a advocacia para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Afora isso, preparamos uma série de projetos e iniciativas para atender às distintas demandas dos nossos associados e, principalmente, para manter o ambiente acolhedor e saudável que sempre predominou em nossa associação”, reitera o presidente do anuênio 2025-2027, Juiz André Luis Nacer de Souza.

Diretoria Biênio 2024- 2026

  • Presidente: Juiz André Luis Naver de Souza
  • Vice-Presidente: Juíza Daniela Rocha Rodrigues Peruca
  • Diretora Administrativa: Juíza Prisciça Rocha Margarido Mirault
  • Diretor Secretário: Juiz Izidoro Oliveira Paniago
  • Diretor Financeiro: Juiz Marcos Antônio de Freitas 
  • Diretora de Ensino e Cultura: Juíza Laís Pahins Duarte
  • Diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos: Juiz Geraldo Furtado de Araújo Neto
  • Diretora de Atividades Legislativas: Juíza Neiva Márcia Chagas
  • Diretora de Comunicação Social: Juíza Hella de Fátima Maeda
  • Diretora Social: Juíza Fabiane Ferreira
  • Diretora de Direitos Humanos: Juíza Keethlen Fontes Maranhão
  • Diretor de Aposentados: Juiz Aparecido Travain

Conselho Fiscal

  • Juíza Lilian Carla Issa
  • Juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule
  • Juíza Nádia Pelissari

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).