Cidades

PREVENÇÃO

Após ano de tragédias ambientais, União e Estado se preparam para 2025

Em reunião, governadores e ministro da Casa Civil discutiram sobre ações e recursos para secas e cheias no próximo ano

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Por considerar que intensificar qualquer ação de combate às queimadas este ano é perder tempo, governo do Estado e a União, em parceria com os municípios, vão focar em aumentar as ações preventivas para as calamidades climáticas de 2025, tanto as cheias quanto a seca. A proposta foi debatida na tarde da última quinta-feira (19), em Brasília, em reunião de nove governadores com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Nesse encontro, parte dos governadores criticou o pouco recurso disponibilizado pelo governo federal para ações de combate as calamidades climáticas especialmente a seca, que atinge a maior parte do país. Mesmo com a liberação de R$ 514 milhões anunciada pela União na quarta-feira (18), na avaliação dos gestores estaduais o recurso é considerado pequeno em virtude da gravidade da situação.

Além deste recurso, o ministro Rui Costa afirmou após a reunião de quinta-feira que a proposta do governo é liberar mais recursos, citando um crédito de cerca de R$ 400 milhões via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Embora o governo federal fale em mais dinheiro, para os gestores, entre eles o de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o recurso dificilmente será utilizado ainda este ano no combate às queimadas, uma vez que o período de estiagem está chegando ao fim e para usar os recursos serão necessários seguir requisitos legais, que demoram um certo tempo. 

Na avaliação do governador Mauro Mendes, de Mato Grosso, "não  posso dizer que o governo federal não esta agindo tardiamente. Essa reunião é bem-vinda. Mas todo mundo que conhece a administração pública sabe que, se liberar hoje um recurso na conta de qualquer estado, dificilmente você consegue comprar veículos, comprar equipamento, alugar aeronaves para que em 15 dias tudo isso esteja funcionando", alega.

"Embora tenhamos um regime de urgência e de emergência que acelera os processo de contratação, eles precisam ser feitos com algum nível de critério e de transparência, seguindo o mínimo  do burocracia pública", disse o governador de MT, enfatizando que para 2025, tem certeza que essa reunião poderá produzir bons resultados.

Já Riedel destacou que a reunião foi importante por mostrar um panorama geral, com cada governador presente apresentando suas demandas,  sobre a infraestrutura global que é preciso para combater as queimadas, destacando que "nós já estamos pensando no ano que vem. Nessa reunião também houve essa discussão para que estado, União e municípios possam estar atuando em um programa de prevenção que nós já estamos trabalhando para o ano que vem, independente do que ocorra."

Ele explicou que, agora, estão chegando praticamente ao fim das queimadas com as chuvas que ocorreram. "Claro que a presença total das nossas forças de segurança, principalmente o Corpo de Bombeiro Militar; a União continua lá presente com os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), nós vamos continuar dando essa atenção, mas nós já tá estamos pensando no ano que vem", alega Riedel.

PANTANAL

Riedel enfatizou que atualmente há um trabalho conjunto com objetivo de combater as queimadas no Pantanal. "Desde abril nós estamos investindo e o governo federal também tem investindo lá no estado de Mato Grosso do Sul. Nós trabalhamos juntos sobre uma única coordenação", alega o governador de MS

Ele ainda pontuou que diversos setores, como Corpo de Bombeiros, Exército, brigadistas, Marinha, Secretaria de Segurança Pública, o Ministério do Meio Ambiente, estão focados em minimizar os efeitos do incêndio no Pantanal.

"Então, nesse sentido, a União fez a parte dela, nós estamos fazendo a nossa parte e os resultados têm aparecido", destacou Riedel, que acrescentou ainda que vão continuar trabalhando e não querem politizar a situação em nenhum momento para nenhum tema que está posto.

Para o governador de MS "esses R$514 milhões dão sequência de maneira imediata a uma série de despesas. É claro que uma estruturação, o avanço a longo prazo vai demandar um novo aporte para o ano que vem, que é dos estados também. Ai pediram (Governo federal) que a gente enviasse projetos via estados ou via consórcios (entidades que representam os estados) para esta estruturação  e a gente possa elevar o combate", finalizou.

FARDAMENTO

Farda do Corpo de Bombeiros de MS vai mudar de cor

Nova vestimenta vai abranger toda a corporação até meados de 2025

23/09/2024 10h20

O fardamento tem a cor universal do salvamento e é mais visível e chamativa

O fardamento tem a cor universal do salvamento e é mais visível e chamativa DIVULGAÇÃO/CBMMS

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Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está de farda nova. A cor do fardamento vai mudar de cáqui (marrom claro) para laranja fluorescente.

A nova vestimenta começou a ser usada em junho de 2024 e deve abranger toda a corporação até meados de 2025.

O fardamento tem a cor universal do salvamento e é mais visível e chamativaCor cáqui (marrom claro) utilizada na farda atual

A cor laranja foi inserida no regulamento de uniformes da Corporação pela Portaria CBMMS/BM-1 Nº 399, de abril de 2024.

O fardamento tem a cor universal do salvamento e é mais visível, chamativa, melhora a comunicação visual e facilita a visualização dos militares a longas distâncias e em ocorrências noturnas, locais de difícil acesso ou em meio à vegetação, por dificultar a camuflagem.

Além disso, a utilização do uniforme laranja é uma tendência nacional, defendida pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e já aderida por mais de 20 estados da federação.

Isto porque a padronização da cor cria uma identidade visual que possibilita ao cidadão identificar um bombeiro em qualquer lugar do País.

Em Mato Grosso do Sul, a farda laranja já é utilizada pela corporação desde 2023 como cor padrão de parte da vestimenta de combate a incêndios florestais, justamente por garantir uma melhor identificação das equipes em campo.

O fardamento tem a cor universal do salvamento e é mais visível e chamativaCor laranja fluorescente que será padronizada

Neste caso, a roupa é considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI) essencial nas operações contra o fogo.

COR LARANJA

A explicação para a adoção da cor laranja em fardamentos é científica e sua funcionalidade é comprovada por diversos estudos.

De acordo com a psicologia das cores, que estuda o impacto das cores no comportamento das pessoas, o laranja estimula a energia, a ação e a confiança.

Além disso, estudos científicos apontam que o laranja é considerado uma das cores mais visíveis para atrair a atenção do indivíduo, sendo eficiente ainda em operações de resgate, identificação a longa distância e em outras situações de emergência.

A utilização de cores mais atrativas como laranja o é sugerida também pela Norma Brasileira (NBR) 15292, que especifica os requisitos para vestimenta de segurança de alta visibilidade, capaz de sinalizar visualmente a presença do usuário em qualquer condição de luminosidade.

Por esses motivos, historicamente, a cor é adotada em diferentes situações para atrair a visão humana, como na fabricação de cones, placas de sinalização de trânsito, boias de salvamento aquático, rótulos de venenos, coletes refletivos, capacetes e em outros equipamentos e ocasiões.

* Com assessoria 

ACIDENTES

Fim de semana teve pelo menos 5 mortes em estradas de MS

Em dois dos cinco acidentes, motoristas apresentavam sinal de embriaguez e não possuíam CNH

23/09/2024 10h15

Rodovia de Mato Grosso do Sul

Rodovia de Mato Grosso do Sul Gerson Oliveira/Arquivo Correio do Estado

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O fim de semana foi marcado por uma série de tragédias nas rodovias de Mato Grosso do Sul. Conforme noticiado pelo Correio do Estado, entre sábado (21) e domingo (22), pelo menos cinco pessoas perderam a vida em acidentes ocorridos em diferentes pontos do estado. 

BR-158

Na BR-158, durante a madrugada, duas meninas morreram em uma colisão de um carro de passeio com o o guard rail, a estrutura metálica utilizada como barreira de proteção em estradas e rodovias.

Segundo a apuração da mídia local, veículo Volkswagen Gol seguia na rodovia, quando perdeu o controle da direção em uma curva e colidiu frontalmente contra a barreira de proteção. As meninas tinham 14 e 16 anos, e estavam acompanhadas de dois homens, ambos fugiram do local sem prestar socorro e foram encontrados posteriormente pela polícia. 

Conforme apurado pela mídia local, o motorista não tinha CNH e estava alcoolizado no momento do acidente

BR-267

Na BR-267, o paulistano Cassiano Albertino, 42 anos, conduzia uma carreta cegonha quando se envolveu em uma violenta colisão com outro caminhão, entre Nova Casa Verde e Nova Alvorada do Sul. Cassiano chegou a ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas ão resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Regional de Nova Andradina.

Rodovia de Mato Grosso do Sul

O motorista do outro caminhão, também envolvido no acidente, foi socorrido e segue internado sob supervisão médica. O estado de saúde dele não foi divulgado.

Na mesma rodovia, no km-56 da BR-267, uma colisão frontal entre um Fiat Mobi e um Chevrolet Corsa causou a morte de Manoel Pereira Alemira, de 74 anos, e feriu outras cinco pessoas na tarde do último domingo (22). O acidente, ocorrido próximo a Bataguassu e Nova Casa Verde, foi provocado por uma ultrapassagem irregular do Fiat Mobi.

Aquidauana

Em outro acidente, em Aquidauana, uma colisão envolvendo um carro de passeio e uma moto resultou na morte do advogado Elcilande Serafin de Souza, de 58 anos. De acordo com testemunhas Elcilande dirigia uma  Chevrolet Blazer quando se envolveu em um acidente Yamaha Fazer 150 e perdeu o controle do veículo.

Rodovia de Mato Grosso do Sul

 

O motorista do carro de passeio rompeu a barreira de proteção da ponte e caiu no rio, a uma altura de cerca de 15 metros.  O motociclista, um homem de 25 anos, foi socorrido consciente, com uma fratura no fêmur, e encaminhado a um pronto-socorro.

De acordo com a mídia local, o motociclista não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e apresentava sinais de embriaguez quando recebeu atendimento médico.

(Colaborou Alanis Netto)

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