Mesmo com o feriado prolongado do Dia do Trabalhador (1º de maio), a Prefeitura segue atuando com equipes em campo para realizar serviços emergenciais, acelerando os reparos de danos provocados pelas chuvas e executando a limpeza de praças e demais espaços públicos.
Na manhã desta quinta-feira (1º), equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) iniciaram os trabalhos na SE-1, na região da Chácara dos Poderes. O objetivo é fechar uma cratera que se formou durante o temporal da semana passada, o que levou à interdição da via.
Já na sexta-feira (2), o funcionamento das repartições municipais será facultativo.
“O foco neste momento é garantir o direito de ir e vir da população, mantendo nossas vias trafegáveis”, destaca o secretário Marcelo Miglioli.
Enquanto a SE-1 permanece interditada, a Sisep também realiza manutenções emergenciais nas estradas utilizadas como rotas alternativas.
Com a chegada da estiagem, os trabalhos de patrolamento e aplicação de cascalho nessas vias serão intensificados.
A força-tarefa criada em 7 de abril para o serviço de tapa-buracos continua em ritmo acelerado, com atuação diária até sábado. Os trabalhos têm início ao amanhecer, com a marcação dos pontos a serem reparados.
Em seguida, ocorre o corte geométrico do pavimento, a limpeza dos buracos e, por fim, a aplicação da capa asfáltica com o auxílio de caminhões e rolos compressores.
A meta é tapar entre 1.500 e 2.000 buracos por dia ao longo do período seco.
As equipes terceirizadas responsáveis pela roçada e limpeza de áreas públicas não atuarão no feriado, mas retomarão os serviços na sexta e no sábado (2 e 3 de maio).
Esse tipo de manutenção tem sido impactado pelas chuvas constantes. Como o solo permanece encharcado, o uso de máquinas pesadas é inviável, sendo necessário recorrer a roçadeiras manuais.
O crescimento acelerado da vegetação também torna o serviço mais complexo e demorado.


