Cidades

mato grosso do sul

Apreensões de cocaína em 2022 superam as dos últimos 8 anos

Em relação a 2021, as interceptações deste tipo de droga em Mato Grosso do Sul tiveram um salto de 101%, passando de 8,1 toneladas para 16,4 toneladas neste ano

Continue lendo...

Conforme levantamento realizado pelo Correio do Estado, com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de janeiro a 30 de dezembro deste ano, foram apreendidas 16,4 toneladas de cocaína em Mato Grosso do Sul. O volume interceptado é o maior em oito anos.

Em um recorte mais preciso, a apreensão de cocaína pelas forças de segurança estaduais em todo o ano de 2021 foi de 8,1 toneladas. No primeiro ano da pandemia de coronavírus, em 2020, a apreensão desse tipo de droga em MS foi a segunda menor, levando em conta dados compilados desde 2015, 4,3 toneladas.

Dados da Sejusp apontam que 5,6 toneladas foram apreendidas em 2019, valor superior às 2,5 toneladas interceptadas em 2018. 

Em 2017, as forças de segurança retiraram do mercado ilegal 3,8 toneladas de cocaína. Outras 3,3 toneladas do entorpecente foram interceptadas em 2016. No ano de 2015, as apreensões da droga somaram 6,3 toneladas.

Ainda conforme os dados da secretaria, neste ano, o mês com o maior número de apreensões de droga foi setembro, com 2,8 toneladas de entorpecentes interceptadas em Mato Grosso do Sul.

A taxa registrada foi parecida com a do mês de março, quando 2,5 toneladas de cocaína foram apreendidas. De março a setembro, houve uma pequena queda nas apreensões, estabilizando na casa de 1,6 tonelada. 

INTELIGÊNCIA

De acordo com o coronel e diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Wagner Ferreira da Silva, o aumento da apreensão de cocaína na Capital e no interior de Mato Grosso do Sul se deve ao investimento no núcleo de inteligência das forças de segurança.

“O que temos notado em relação à cocaína é que houve uma mudança: a abertura de novas rotas e caminhos terrestres para o tráfico. E isso ampliou nossa capacidade de repressão, pois nos últimos quatro anos tivemos um investimento muito forte no núcleo de inteligência”, salientou o coronel.

Comparando o registro das apreensões de 2021 com o de 2022, há um aumento de 87,5% da interceptação de cocaína pela polícia sul-mato-grossense.

Sobre o aumento de apreensões, a delegada titular do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), Ana Cláudia Medina, explica que o motivo é a especialidade do trabalho de repressão.

“As forças de segurança pública vêm avançando no combate ao crime organizado, um dos pontos é a junção de diversas forças policiais, unindo esforços cada um na sua especialidade, com o objetivo de repressão qualificada”, disse.

Segundo a delegada, o trabalho das forças de segurança foi ampliado.

“Estamos fazendo um acompanhamento permanente. Nós conseguimos identificar, responsabilizar e descapitalizar [o tráfico de drogas] trabalhando em todas as vertentes, buscando o sufocamento do crime organizado em nossa região”, declarou Ana Cláudia Medina.

INVESTIMENTO

Três radares aéreos instalados em Mato Grosso do Sul, que contemplam as cidades de Ponta Porã (fronteira com Paraguai), Corumbá (fronteira com a Bolívia) e Porto Murtinho (fronteira com Paraguai), podem ser o principal fator para aumento na apreensão de drogas.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 127 milhões nos três sistemas, que compõem a vigilância do espaço aéreo no Estado. Segundo a Sejusp, o radar de Ponta Porã foi o terceiro a ser implantado pelo governo federal para fiscalizar o tráfego de aeronaves voando em baixas altitudes na fronteira. 

A primeira estação foi inaugurada em Corumbá, em agosto de 2020, e a segunda em Porto Murtinho, em março deste ano. O uso dos equipamentos, de acordo com a Sejusp, diminuiu o fluxo do tráfico de drogas transportadas por aviões.

Com isso, a alternativa encontrada pelos traficantes foi aumentar o transporte dos entorpecentes pela via rodoviária, motivo de tantos registros no Estado.

APREENSÃO RECORDE

Em junho deste ano, o Dracco apreendeu 508 kg de cocaína escondidos em um caminhão clonado, na BR-060, em Campo Grande. 

Ao Correio do Estado, a titular do Dracco, Ana Cláudia Medina, confirmou que esta é a maior apreensão de cocaína feita pela Polícia Civil em Mato Grosso do Sul. 

O recorde anterior era de 483,6 quilos da droga, interceptados na MS-040, em Campo Grande, no dia 8 de março deste ano. A droga, que foi avaliada em R$ 60 milhões, era transportada em uma carreta, escondida em meio a engradados de cerveja.

“Durante a abordagem ao caminhão, os dois autores estavam uniformizados, sendo um deles efetivamente funcionário da empresa há oito anos. Depois de algumas entrevistas, acabamos localizando em uma extensão do veículo mais de meia tonelada de cocaína na carroceria do caminhão”, afirmou a delegada.

“Em apuração interna, já foi verificado que o caminhão apreendido em atuação de sucesso da polícia não pertence à frota da companhia, uma vez que todos os veículos são monitorados por sistema de telemetria e não houve reporte de roubo em nenhuma unidade da empresa”, disse a nota.

CERCO FECHADO

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Dracco, localizou nesta quinta-feira, em Campo Grande, o foragido Carlinhos de Oliveira Gemaque Júnior, conhecido como Maconha.

Ele é apontado como uma importante liderança da facção Família Terror do Amapá (FTA), responsável por deliberar sobre mortes, roubos e outros crimes graves. 

Desde o ano passado, as polícias civis de Mato Grosso do Sul e do Amapá trabalham em conjunto contra a facção criminosa, que é considerada uma das mais violentas da Região Norte do País e que há meses tenta se estabelecer na região fronteiriça de MS. 

Assine o Correio do Estado

 

solidariedade

Campanha Natal Solidário é lançada com foco em arrecadar brinquedos em Campo Grande

Itens arrecadados serão distribuídos para crianças em situação de vulnerabilidade social em dezembro

23/08/2026 17h00

Prefeitura pede que brinquedos doados sejam novos

Prefeitura pede que brinquedos doados sejam novos Foto: Pixabay

Continue Lendo...

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), lançou oficialmente a Campanha Natal Solidário, que tem como principal objetivo arrecadar brinquedos novos para crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social.

As doações serão destinadas a ações especiais de Natal, que serão realizadas nas sete regiões urbanas e nos dois distritos de Campo Grande, Anhanduí e Rochedinho.

Conforme a prefeitura, a proposta é mobilizar a população para transformar solidariedade em presentes e levar alegria às crianças durante o período natalino.

Podem ser doados brinquedos novos para meninas e meninos nos pontos de coleta espalhados pela cidade.

Entre os pontos de arrecadação estão o Shopping Norte Sul Plaza, na Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2.300, e a sede do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), na Avenida Fábio Zahran, 6.000, na Vila Carvalho.

“Doar um brinquedo novo de menina ou menino é levar amor e alegria a quem mais precisa, que é a criança”, destaca a presidente do FAC, Adir Diniz.

O FAC destaca ainda a importância de que as doações sejam de brinquedos novos. A iniciativa busca garantir que cada criança receba um presente em boas condições e tenha a experiência de abrir um brinquedo novo no Natal.

Além de estimular a solidariedade, a campanha busca reforçar a importância do consumo consciente e do cuidado com o meio ambiente. A proposta, conforme o Executivo Municipal, une sustentabilidade e solidariedade ao incentivar atitudes que contribuam para o bem-estar das pessoas e do planeta.

A Campanha Natal Solidário conta com o apoio das secretarias municipais e de parceiros da iniciativa privada, além de estar aberta à participação de toda a população.

Para informações sobre a campanha e orientações para doações, o FAC disponibiliza o telefone (67) 2020-1361.

Prefeitura pede que brinquedos doados sejam novosEscreva a legenda aqui

24° FEMINICÍDIO

Mulher é morta a facada dentro de casa e MS registra o 24° feminicídio

Crime ocorreu na manhã deste domingo (23), na Vila Trindade; vítima tinha 38 anos e polícia realiza buscas pelo suspeito e a filha do casal

23/08/2026 15h15

Polícia Civil foi acionada para apurar a morte de Marta Florentino Godoi, de 38 anos, ocorrida dentro da residência onde vivia, em Aquidauana

Polícia Civil foi acionada para apurar a morte de Marta Florentino Godoi, de 38 anos, ocorrida dentro da residência onde vivia, em Aquidauana Divulgação

Continue Lendo...

Uma mulher de 38 anos foi morta a facada dentro de casa na manhã deste domingo (23), na Vila Trindade, em Aquidauana. Identificada como Marta Florentino Godoi, ela teria sido atacada pelo próprio marido, que fugiu após o crime levando a filha menor de idade do casal. 

O caso é investigado como feminicídio. Conforme informações do portal O Pantaneiro, o crime ocorreu por volta das 6h, em uma residência localizada na Travessa Margarita Meza. Marta foi atingida por um golpe de faca e não resistiu aos ferimentos. 

Depois do ataque, o suspeito deixou o imóvel e teria levado a filha do casal. Equipes das forças de segurança foram mobilizadas para tentar localizá-lo e encontrar a criança. Até o momento, as circunstâncias que levaram ao crime não foram esclarecidas.

A Polícia Civil realizou os primeiros levantamentos no local. A ocorrência é acompanhada pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Aquidauana, sob responsabilidade da delegada Isabelle Sentinelo. A investigação deverá reconstruir os momentos anteriores ao ataque e apurar a motivação. 

Moradores da região relataram que não tinham conhecimento de episódios anteriores de violência doméstica envolvendo o casal. As informações preliminares também indicam que não havia registros policiais nteriores relacionados a agressões ou desentendimentos entre os dois. 

A ausência de ocorrências anteriores, no entanto, será considerada apenas como um dos elementos da investigação. A Polícia Civil devera ouvir pessoas próximas à vítima, ao suspeito e reunir outros elementos para esclarecer a dinâmica do crime. 

Feminicídio

Feminicídio é o assassinato de uma mulher pelo fato de ser mulher, ou seja, questões de gênero que envolvem violência doméstica, física, verbal, sexual ou patrimonial. 

Geralmente, o feminicídio é praticado por (ex) companheiros, (ex) namorados, (ex) noivos ou (ex) esposos da vítima. 

É um crime hediondo cuja pena pode variar de 20 a 40 anos de reclusão, não sendo possível pagar fiança. A pena é cumprida em regime fechado.

O feminicídio passou a ser um crime autônomo, com seu próprio artigo no Código Penal, diferente do homicídio qualificado. O condenado por feminicídio perde o poder familiar e é impedido de exercer cargos/funções públicas.

Violência contra mulher deve ser denunciada em qualquer circunstância, seja agressão física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.

Os números para denúncia são 180 (Atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Civil Metropolitana).

O sinal "X" da cor vermelha, escrita na mão, significa que a vítima quer alertar que sofre violência doméstica. Portanto, o cidadão deve ficar atento, acolhê-la e acionar as autoridades. 

2026

A morte de Marta ocorre dois dias depois de Mato Grosso do Sul atingir a marca de 23 feminicídios registrados em 2026. O número foi alcançado após um caso ocorrido em Costa Rica, na sexta-feira (21).

Conforme dados do Monitor da Violência contra a Mulher, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS), o Estado contabilizava 23 vítimas de feminicídio neste ano até agosto.

Caso a investigação confirme o enquadramento da morte de Marta como feminicídio e o caso seja incluído nas estatísticas oficiais, Mato Grosso do Sul passará a contabilizar 24 feminicídios em 2026.

As buscas pelo suspeito continuam, enquanto a Polícia Civil trabalha para esclarecer a motivação e as circunstâncias do crime, além de localizar a filha do casal.

Lista trágica

Confira a lista de mulheres vítimas de feminicídio em 2026:

  1. Josefa dos Santos - 16 de janeiro
  2. Rosana Candia Ohara - 24 de janeiro
  3. Nilza de Almeida Lima - 22 de fevereiro
  4. Beatriz Benevides da Silva - 25 de fevereiro
  5. Liliane de Souza Bonfim Duarte - 6 de março
  6. Leise Aparecida Cruz - 7 de março
  7. Ereni Benites - 8 de março
  8. Fátima Aparecida da Silva - 23 de março
  9. Marlene de Brito Rodrigues - 6 de abril
  10. Vera Lúcia da Silva - 13 de abril
  11. Zelita Rodrigues de Souza - 30 de abril
  12. Kelly Laura - 15 de maio
  13. Fabíola Marcotti - 18 de maio
  14. Maria do Carmo - 28 de junho
  15. Paula de Souza Conceição - 11 de julho
  16. Rosenilda de Oliveira Candelário - 17 de julho
  17. Terezinha Nantes - 27 de julho
  18. Ana Carolina Goés - 31 de julho
  19. Adrielle Encarnação - 31 de julho
  20. Rose Batista Cabreira - 2 de agosto
  21. Adriana Barrios - 5 de agosto
  22. Nathalia Rodrigues Nogueira - 06 de agosto
  23. Fátima Alves de Matos - 21 de agosto

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).