Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

IMPASSE

Aquário do Pantanal completa três meses de obra paralisada

Governador disse que obra será retomada depois de resolução de impasse jurídico
28/10/2015 18:00 - Glaucea Vaccari


 

A paralisação das obras do Aquário do Pantanal completou três meses e não há previsão para retomada. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse, durante agenda nesta quarta-feira (28), que a obra deve ser concluída em 2016.

“O aquário está em impasse jurídico e vamos aguardar o desenrolar desse impasse para retomar as obras, mas ela está dentro da nossa programação entre aquelas que ficarão para serem terminadas em 2016”, disse.

A obra de construção do empreendimento foi oficialmente parada no dia 24 de julho, depois que o Governo do Estado acatou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e suspendeu os pagamentos à Proteco Construções, empresa sublocada pela empreiteira Egelte Engenharia. A empreiteira se recusou a retomar as obras depois do afastamento da Proteco.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo, a Procuradoria Geral do Estado estuda o melhor procedimento com relação a decisão liminar que deu respaldo jurídico para a Egelte não retomar as obras. Não há prazo para a retomada da obra.

Porém, segundo a Agência Estadual de Gestão e Empreendimento (Agesul), outras cinco empresas contratadas para prestação de serviços no Aquário do Pantanal mantém as atividades normalmente.

A Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo Ltda entregou o projeto arquitetônico do local; Alena Engenharia, Gerenciamento e Tecnologia da Informação Ltda, responsável pela elaboração dos projetos complementares e executivos do aquário também já entregou os projetos. 

Ooutro serviço entregue foi o da Stemac S.A. - Grupos Geradores, responsável pelo fornecimento e instalação de geradores de energia.

Continuam trabalhando na obra funcionários da empresas Fluida Brasil Indústria e Comércio, contratada para serviços de confecção do sistema de suporte à vida (filtragem, automação e iluminação) e construção cenográfica e a empresa Clima Teck Climatização Ltda, responsável pela execução do sistema de ar condicionado, ventilação e exaustão mecânica do prédio do Aquário do Pantanal.

Histórico

A obra emblemática da gestão do ex-governador André Puccinelli (PMDB) deveria ser inaugurada em dezembro de 2014, depois de ter sofrido outros atrasos. O custo do aquário pronto pode ultrapassar os R$ 300 milhões, estima o atual governo. Sem aditivos, o projeto era para custar R$ 87 milhões.

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!