É comum ver as pessoas que não entendem de educação cometerem erros primários. No Brasil então, é o que há! Quando começamos uma ação, seja a de confeccionar uma simples blusa de crochê ou até mesmo ao fazer um churrasco, é necessário (porque senão, não vai dar certo) COMEÇAR PELO COMEÇO... ponto por ponto, pacientemente, no caso do crochê, ou comprando os ingredientes antes, no caso do churrasco. E por isso não entendo como é difícil explicar para os SABIDOS DE OUTRAS ÁREAS, que EDUCAÇÃO se começa também pelo começo. Isto quer dizer o seguinte: a criança não nasce aos 4, 5 ou 6 anos quando entram no Ensino Fundamental para aprender OS TRÊS ERRES – LER, ESCREVER E CONTAR! A educação começa no ventre da mãe e na família (primeira instituição de educação) e depois nas creches. Comprovadamente, são nos primeiros três anos de vida, que o capital afetivo do ser humano é formado! Isto é muito sério. A qualidade de afeto que damos aos outros quando adulto, depende dessa fase - apego, amizade, apreço, cuidado, toque, calor, atenção... quantos não conseguem dar um abraço, ficar de mãos dadas?! Diante disso é preciso afirmar, quem sabe, escrever em cartazes e colocar em toda parte, que cuidar e educar uma criança exige muito estudo.
Não basta ser mãe, saber trocar fralda ou dar um banho para educar uma criança para a vida! A cada nova eleição, o poder público, seja o executivo ou legislativo, enfiam nas creches as comadres do bairro que ajudaram a elegê-lo... a mãe ou a tia do vereador, sem a mínima formação. Um absurdo, porque quanto menor é a criança, maior tem que ser a formação desse profissional. Quando digo que sou professora do curso de Pedagogia que forma professores para atuarem na educação infantil, muitos ficam admirados... mas precisa formação superior para atender bebês?!!! lavar bumbum de bebê?!!! Essas perguntas revelam o grau da ignorância na área da educação. É preciso sim, nível superior, mestrado, doutorado, meus senhores, porque ao trabalhar com bebês é indispensável todo cuidado. É esse profissional preparado que saberá o que pode ou não ser feito com esse ser em formação. O professor de crianças pequenas precisa agir como algodão entre cristais, com suavidade, evitando solavancos, choques, ranhuras. Exige olhos, ouvidos e coração atentos, sem cochilar, pestanejar porque qualquer vacilada pode trincar e marcá-lo para sempre. Imagine uma caixa repleta de cálices de puro cristal envoltos em chumaços de branco algodão. Muitas vezes até mesmo tentando amortecer a queda o inevitável pode acontecer, mesmo com uma quantidade maciça de “algodão”. CUIDADO, FRÁGIL deveria ser a placa colocada em todos os espaços de uma creche.
BASTA DE AMADORISMO. As crianças atendidas em creches em Campo Grande, como no resto do país, não estão recebendo o tratamento adequado. Muito se ouve falar na qualidade da merenda, mas estou falando em qualidade dos profissionais. Só com estudo se sabe que ao educar se cuida, e ao se cuidar, se educa! Um simples banho é momento de cuidado e educação... afetividade..aconchego... linguagem oral.... Há décadas estamos repetindo ERROS FUNDAMENTAIS. Campo Grande foi a última capital do país a cumprir a legislação nacional (LDB), que deu um prazo de 3 anos (1999) para que isso se realizasse. Até 2014, as creches estavam subordinadas à área da assistência social, porque as primeiras damas as usavam para barganhar votos nas eleições. Vagas em creches eram moedas de troca. Foram quinze anos de atraso!
Desse modo podemos afirmar que não se pode admitir a contratação de qualquer pessoa que não seja o PROFISIONAL PROFESSOR para atuar em creches. A grande questão agora é: qual foi o avanço que aconteceu nas creches, desde 2014, quando passaram a ser subordinadas ao sistema de ensino? Quase nada, porque a primeira mudança, que já deveria ter sido realizada, seria um professor em período integral em todas as salas, desde o berçário e concurso para diretoras. Educação Infantil é a PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Vamos começar pelo começo? A campanha eleitoral se aproxima...olhos e ouvidos atentos


