Tenho visto os acontecimentos dos tempos atuais, e a cada dia estou bem mais convencido de que a parousia está mais próxima do que nunca. Em linguagem teológica, o termo grego parousia sig. (presença), existem outros termos gregos que também definem muito bem a palavra presença, que são: ercomai e optomai, entretanto o mais conhecido termo para definir efetivamente este retorno universal de Jesus, é a palavra apokalipsis = revelação.
Em breve Jesus Cristo, será revelado, e todas as mazelas dos homens corruptos serão descobertas. Aqueles que viveram suas vidas de maneira dissoluta, sem pensar no seu próximo, esbanjando dinheiro, comendo nos melhores restaurantes, gastando com devaneios, mulheres etc, terão que prestar contas com o justo juiz. Que no seu esplendor glorioso, em sua parousia, julgará todos os segredos dos homens, como também suas maldades e impiedades.
Veja o que diz a carta do apostolo São Pedro. 1- Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; 2- Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador; 3- Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências; 4- E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação; 5- Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; 6- Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio; 7- Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios; 8- Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia; 9- O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos se arrependam.
Os membros do grupo chamado de “Testemunhas de Jeová” afirmam que a ideia de uma vinda de Jesus em segredo em 1914 é apoiada pelo fato de que, em alguns casos, a palavra” vinda “que aparece na Bíblia referente ao retorno do Senhor Jesus Cristo à terra, é a tradução da palavra grega “parousia” no texto original do Novo Testamento. Argumenta-se que o verdadeiro significado de parousia é “presença” e implica uma presença “invisível”, e nessa interpretação reside, em parte, o ensino errado de que Jesus já veio uma segunda vez ao mundo, mas invisível.
Bem, a palavra grega parousia aparece 24 vezes no texto original do Novo Testamento. Na versão Ferreira de Almeida Revista e Atualizada é traduzida de 18 vezes “vinda”, 3 vezes “presença” 2 vezes “chegada” e uma vez “aparecimento”. Na maioria destes casos refere-se à vinda do Senhor Jesus Cristo. O fato de que o significado original da palavra parousia era “presença” é avançado para apoiar a ideia de que Jesus virá de forma invisível. Mas essa conclusão não é apoiada nem pela lógica, nem pela análise das passagens em que a palavra aparece em referência. Será que devemos acreditar que Tito consolou Paulo visitando-o de forma invisível? Não há nenhuma evidência para apoiar essa afirmação. No entanto, este é o que devemos pensar se a palavra realmente significa uma vinda parousia invisível. A conclusão traz outros contextos nos quais pode se encaixar efetivamente a palavra parousia.


