Artigos e Opinião

OPINIÃO

Paulo Cabral:
"Sem churumelas"

Paulo Cabral:
"Sem churumelas"

Redação

19/01/2015 - 00h00
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Pedro Pedreira, personagem de Francisco Milani na Escolinha do Professor Raimundo, quase sempre encerrava  o seu texto com  o bordão “não me venha com churumelas”, indicando sua contrariedade com o argumento do mestre.  A lembrança do ator veio por conta de uma notícia, aparentemente despretensiosa, informando que a Ouvidoria da Prefeitura fará pesquisa com usuários, nos doze terminais de ônibus da cidade, para saber a opinião dos cidadãos sujeitos ao transporte coletivo da Capital.

Ora, dinheiro público não é capim e devia ser respeitado. Pagamos pesadíssimos impostos, o IPTU de Campo Grande é dos maiores entre as capitais brasileiras, e a receita municipal não deve ser torrada dessa forma. Para que pesquisar o óbvio? Para que gastar tempo e recursos se, ao fim e ao cabo, será constatado que as queixas  centram-se, basicamente, no enorme tempo que se gasta à espera dos coletivos; na insuficiência de ônibus em horários de pico, obrigando as pessoas a viajarem sem conforto, como sardinhas em lata; no elevado preço da tarifa.

Se os responsáveis pela gestão do transporte público de Campo Grande quiserem, de fato, conhecer a qualidade dos serviços oferecidos à população, há um jeito muito simples e infalível: proponham-se a abandonar o automóvel, por somente uma semana, realizando  a sua rotina, com todas as atividades usuais, sem exceção, de ônibus ou a pé. Seguramente, esse exercício de pesquisa “participativa” fornecerá elementos extraordinários para a compreensão do fenômeno, de vez que a apreensão da realidade não se fará pela leitura fria de informações coletadas e tratadas, mas por meio da observação direta, experimentando a sofrência de quem espera, de quem sacoleja em veículo superlotado e barulhento, de quem sente o forte calor do verão, de quem não pode evitar odores desagradáveis e toda sorte de desconforto a que se está exposto.

Aliás, essa deveria ser uma prática obrigatória para todas as autoridades envolvidas, técnicos e empresários que exploram o serviço. Pode parecer radical, porém, é uma possibilidade plausível para se sensibilizarem e deixarem de atuar de forma protocolar, desrespeitando o direito mais elementar de quem precisa fazer uso desse meio de locomoção.

Há um leque de medidas possíveis, sem alteração de custos, que poderiam ser adotadas para melhorar a qualidade do serviço, como por exemplo, racionalizar o horário de circulação dos coletivos; rever linhas sem demanda; respeitar os horários divulgados. Outras há que exigem dinheiro, como a instalação de abrigos cobertos; o fim da superlotação com ampliação do número de coletivos em circulação e soluções de trânsito para privilegiar o transporte coletivo, aumentando a mobilidade urbana. Afinal, trata-se de uma política pública que deve ser encarada com mais responsabilidade porque, quando o transporte coletivo é ruim, as pessoas buscam o individual, mas, ao acontecerem acidentes, o custo das mortes, da assistência médico-hospitalar e das sequelas, é arcado por toda a sociedade.

Os estudos e pesquisas envelhecem, as soluções não chegam e o suplício do usuário permanece, que o poder público cumpra o seu papel, sem churumelas.

EDITORIAL

O paralelo entre o consórcio e a Enel

A greve dos motoristas de ônibus, motivada pela incapacidade financeira do concessionário de honrar os salários de seus empregados, é o fundo do poço de um contrato problemático

18/12/2025 07h15

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A população de Campo Grande caminha para viver uma semana lamentável na prestação de serviços essenciais, em especial no transporte público.

A iminência de paralisações, a insegurança sobre a continuidade das linhas e o desgaste cotidiano enfrentado pelos usuários expõem, de forma escancarada, um sistema que já vinha dando sinais claros de esgotamento. O que se vê agora não é um episódio isolado, mas o ápice de uma crise que se arrasta há anos.

A greve dos motoristas de ônibus, motivada pela incapacidade financeira do concessionário de honrar o pagamento dos salários de seus empregados, representa o fundo do poço de um contrato problemático.

Um contrato que resulta em um serviço aquém do esperado, marcado por frota envelhecida, atrasos constantes, superlotação e uma satisfação baixíssima da população. Quando trabalhadores deixam de receber e usuários ficam sem transporte, fica evidente que o modelo fracassou.

A situação revelada durante a greve escancara uma verdadeira falência contratual. Não se trata apenas de um colapso financeiro, mas também de uma falência de credibilidade junto aos usuários, às instituições e ao próprio poder concedente.

O paralelo com a crise vivida pela concessionária de energia elétrica Enel, em São Paulo, é inevitável. Assim como ocorreu no setor elétrico paulista, o problema deixou de ser apenas técnico ou pontual e passou a comprometer a confiança no serviço prestado e na capacidade de resposta da concessionária.

A demonstração mais clara desse cenário lamentável foi a intervenção da Justiça no Consórcio Guaicurus, decidida nesta semana. Ainda que se discuta se a intervenção será, de fato, efetivada ou em que moldes ocorrerá, o simples fato de o Judiciário ser chamado a intervir já evidencia a gravidade da situação.

Quando contratos de concessão chegam a esse ponto, é sinal de que todos os mecanismos de fiscalização e correção falharam ao longo do caminho.

Independentemente do desfecho jurídico, o que se impõe é a necessidade urgente de mudar a forma de prestar o serviço de transporte público em Campo Grande. Não se resolve um problema estrutural com medidas improvisadas, paliativos ou decisões baseadas em achismos.

É indispensável uma ampla revisão do modelo, com estudos técnicos consistentes, um desenho financeiro sustentável e metas claras de qualidade e eficiência.

Há cerca de dois anos, o governo do Estado, que tem acumulado experiência em parcerias público-privadas, dispôs-se a auxiliar o Município na busca por soluções. Não está claro, até agora, se essa ajuda foi efetivamente buscada ou aproveitada pela administração municipal.

O fato é que oportunidades de cooperação técnica e institucional não podem ser desperdiçadas quando está em jogo um serviço essencial para a vida urbana.

O que está absolutamente claro é que algo precisa ser feito – e com urgência. Mais do que uma greve de motoristas, a situação vivida nesta semana é um grito coletivo por melhoria do transporte público.

É o clamor de trabalhadores que querem receber em dia, de usuários que exigem dignidade e de uma cidade que não pode continuar refém de um sistema falido. Ignorar esse alerta é condenar Campo Grande a repetir, indefinidamente, os mesmos erros e as mesmas crises.

ARTIGOS

Greve de ônibus em Campo Grande expõe falhas de gestão e fragilidade institucional

Quando um serviço essencial entra em colapso, evidencia-se a ausência de planejamento, de fiscalização eficiente e de mecanismos de mediação capazes de prevenir crises que afetam diretamente a vida da população

17/12/2025 07h45

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A greve de ônibus em Campo Grande vai além de um impasse pontual entre trabalhadores, empresas e poder público, ela escancara a precariedade da gestão atual e a fragilidade das instituições responsáveis por garantir a prestação adequada dos serviços públicos.

Quando o transporte coletivo – um serviço essencial – entra em colapso, evidencia-se a ausência de planejamento, de fiscalização eficiente e de mecanismos de mediação capazes de prevenir crises que afetam diretamente a vida da população.

As instituições que deveriam zelar pela entrega de valor à sociedade falham ao permitir que conflitos previsíveis cheguem a esse nível. A gestão pública, ao não exercer seu papel regulador com firmeza e transparência, transfere para o cidadão o custo da ineficiência administrativa.

A falta de diálogo estruturado, de contratos bem fiscalizados e de políticas de mobilidade consistentes cria um ambiente de instabilidade permanente, no qual greves se tornam recorrentes e quase naturalizadas.

O impacto econômico é imediato e amplo. Trabalhadores enfrentam dificuldades para chegar aos seus empregos, empresas perdem produtividade, o comércio registra queda no movimento e serviços essenciais operam de forma precária.

A economia como um todo sai perdendo, pois a interrupção do transporte coletivo afeta cadeias produtivas inteiras e aprofunda desigualdades, penalizando principalmente quem depende exclusivamente do ônibus para se deslocar.

Além disso, a paralisação traz consequências diretas para a saúde e o bem-estar de todos. Com a dificuldade de deslocamento, equipes responsáveis pelos serviços de asseio e conservação também são prejudicadas, resultando em deterioração das condições sanitárias em diversos ambientes, como escolas, supermercados, condomínios, etc.

Esse cenário favorece a proliferação de doenças, aumenta riscos ambientais e compromete a qualidade de vida.

Mais grave ainda é o prejuízo à cidadania. O direito de ir e vir é comprometido, assim como o acesso a serviços básicos, e a população passa a perceber o Estado como incapaz de cumprir sua função básica de garantir serviços públicos de qualidade.

Isso corrói a confiança nas instituições e reforça a sensação de abandono e descrédito na gestão pública.

A greve de ônibus, portanto, não deve ser vista apenas como um problema trabalhista ou operacional, mas como um sintoma de falhas estruturais.

Superar esse cenário exige uma gestão mais profissional, instituições fortalecidas, transparência nos contratos e um compromisso real com a entrega de valor ao cidadão. Sem isso, crises semelhantes continuarão a se repetir, com custos sociais, econômicos e sanitários cada vez mais elevados.

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