Caroline Vytoria dos Santos Gonzaga, atleta de Kickboxing é beneficiada pelo Auxílio-Atleta da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp). Em junho, ela participou do Campeonato Brasileiro de Kickboxing, em Brasília, onde foi vice-campeã, conquistando a medalha de prata na competição.
Caroline conta que treinou muito para chegar à competição e que o incentivo da prefeitura foi primordial. “Foi maravilhoso. Muito bom não precisar se preocupar tanto com a parte financeira e poder focar 100% em se preparar”, explicou.
Ela frisou que o incentivo é fundamental para aumentar a presença de atletas campo-grandenses em grandes competições, já que “temos muitos atletas bons em Campo Grande, mas nem todos têm condições de ir aos campeonatos para carregar a nossa bandeira”, disse.
Caroline começou ainda criança no Kickboxing influenciada pelo irmão e se apaixonou pelo esporte. Ela agora se prepara para um desafio ainda maior: uma seletiva para o WGP, um dos maiores eventos de luta em pé da América Latina. “Espero chegar lá preparada e conquistar essa vaga”, disse e complementou que seu maior sonho é ser campeã mundial e representar Campo Grande no WGP.
Auxílio-atleta
O auxílio-atleta tem como base a Lei nº 6.754, de 20 de dezembro de 2021, e tem como objetivo custear despesas de transporte, estadia, alimentação e/ou taxas de inscrição em competições. O benefício é voltado a atletas e equipes que representam Campo Grande em competições esportivas e paradesportivas oficiais, tanto no Brasil quanto no exterior.
Em junho, a Prefeitura de Campo Grande realizou a entrega do auxílio a 19 esportistas que irão representar a capital em competições nacionais.
O investimento total é de R$45.638,89 e contempla seis modalidades: natação (quatro bolsas), kickboxing (quatro bolsas), atletismo (três bolsas), hipismo (três bolsas), jiu-jitsu (três bolsas) e judô (duas bolsas).
Para o presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Sandro Benites, destacou que o auxílio é mais que um incentivo financeiro, “é o reconhecimento do esforço, dedicação e talento dos esportistas”, afirma.
Em fevereiro, outros 22 atletas já haviam sido contemplados com o benefício, representando as modalidades de kart, natação, jiu-jitsu, ginástica rítmica e ciclismo.
Em 2024, 125 esportistas foram beneficiados. A meta para 2025 é ampliar o número de contemplados, com valores que podem chegar a R$5 mil por atleta.
Para fazer a solicitação do benefício, os interessados devem preencher um formulário disponível no site da Funesp e anexar toda a documentação exigida no portal. O requerimento do auxílio deve ser feito com, no mínimo, 60 dias de antecedência da competição.


