Cidades

118 anos

Avenida Bom Pastor está
longe do sabor amargo da crise

Local ganhou mais estabelecimentos e tornou-se corredor gastronômico

Izabela Jornada

26/08/2017 - 09h30
Continue lendo...

Uma pequena churrasqueira no quintal de casa e algumas cadeiras espalhadas na calçada. O Point do Espeto, do comerciante Josimar Dias de Oliveira, foi o ponto de partida para que a Avenida Bom Pastor, no Bairro Vilas Boas, em Campo Grande, se transformasse no primeiro corredor gastronômico de Campo Grande. Hoje, são 110 estabelecimentos instalados na via, gerando ao menos 600 empregos diretos. O progresso dos últimos cinco anos destoa do momento de crise econômica. 

“O ‘boom’ gastronômico começou com o Point do Espeto do Josimar. Depois, outros comércios foram chegando e conquistando espaço”, diz o presidente da Associação dos Empresários da Avenida Bom Pastor (Assempave), Luis Augusto Lima Scarpanti, conhecido como Guto. 

O espetinho de Josimar Dias de Oliveira começou como um negócio da família. “Apenas eu, minha filha e minha mulher. Graças a Deus, conseguimos vencer”, comenta o comerciante, que hoje conta com 36 funcionários. 

A avenida “anda” na contramão da recessão, com 50 estabelecimentos apenas no ramo da alimentação. “O potencial da avenida é visível. Nós não presenciamos a crise como muitos falam”, comemora Guto. Por lá, Campo Grande é representada em sua multifacetada manifestação cultural que compõe a gastronomia diversificada. Encontra-se de tudo um pouco: pizza, espetinho, risoto, macarronada, lanches, sorvete, culinária japonesa, árabe, chinesa etc.

NOVIDADES 
Só nos últimos dois meses, mais dois comércios foram inaugurados na avenida, entre eles, a filial da pizzaria Pedaço de Pizza, sendo a matriz  especializada em à la carte, e a nova sede, em rodízio de pizza. Outro estabelecimento foi o restaurante Las 4 Vacas. “Eles tinham a empresa na Rua Euclides da Cunha e mudaram para a Bom Pastor no mês passado. Dizem ter mais lucro aqui do que lá. Estão muito satisfeitos com a avenida. Vendem mais aqui”, relata Guto.

Antigamente, a maioria dos clientes frequentadores do centro comercial morava no bairro; mas, nos últimos anos, a avenida chamou atenção de consumidores de todos os endereços da cidade. “Vem gente de todo lugar. Tem pessoas que saem do outro lado da cidade. A avenida se tornou um ponto turístico”, declara Guto. A estimativa é de que, em média, três mil pessoas por dia consomem produtos em comércios da avenida. “Todos os comércios vivem lotados. Há alguns que fazem filas para atender”, diz o presidente da associação.

Neste mês, mais dois estabelecimentos serão inaugurados na avenida. A lanchonete Thomaz Lanches, que já tem sua matriz na Rua Sete de Setembro, desde 1978, e a Ritorna Pizzaria.  

Além dos comércios tradicionais, como restaurantes e lanchonetes, no decorrer de dois quilômetros de extensão, os consumidores podem usufruir um “quintal gastronômico” bem no início da Bom Pastor. No Manga Park, são 3 mil metros quadrados de terreno que reúne 8 contêineres, 3 food trucks e 4 bikes (tipo barracas), que comercializam desde picolés, churros, pastéis e crepes, até batatas recheadas.

TEMPO

Capital tem o dezembro mais chuvoso dos últimos seis anos

Acumulado até ontem era de 212,4 milímetros, o que já é superior à média climatológica do mês no Município; volume fica abaixo apenas do registrado em 2019

23/12/2025 09h00

Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Após anos de seca, Campo Grande viu a chuva voltar com força este ano. Só nos primeiros 22 dias de dezembro, o acumulado já chegou a 212,4 milímetros, o maior volume dos últimos seis anos na cidade.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado até ontem na Capital já é superior à normal climatológica, ou seja, a média para o mês no Município (considerando o período de 1981 a 2010), que é de 206,0 mm.

A última vez que choveu maior volume em Campo Grande foi em dezembro de 2019, quando foram registrados 249 mm, porém, o valor considera o mês inteiro, o que significa que ainda há possibilidade de este volume ser superado neste ano.

Além de ser o dezembro mais chuvoso dos últimos seis anos, este é o mês mais chuvoso deste ano, superando abril, quando foram registrados 204,8 mm.

Este ano também registrou alguns recordes, por exemplo, abril foi o mais chuvoso da história de Campo Grande, enquanto novembro teve o maior acumulado de chuva em 10 anos, conforme matérias do Correio do Estado.

Ao todo, o acumulado deste ano estava em 1.170,8 mm até ontem, conforme dados do Inmet. O volume é quase o dobro do registrado em todo o ano passado, quando foram apenas 780,6 mm, que foi o período com o menor acúmulo de chuvas da história em Campo Grande, de acordo com dados anuais da estação meteorológica do Inmet desde 1981.

ESTRAGOS

A chuva deste ano veio acompanhada de estragos nas ruas da cidade. Em abril, a situação mais crítica foi registrada na região da Chácara dos Poderes, onde a Estrada SE-1 precisou ser interditada em função da abertura de uma cratera na via de terra.

Já em novembro o acumulado de vários dias de chuva forte resultou em carros arrastados pela enxurrada na Praça Itanhangá e asfalto arrancado na rotatória das Avenidas Rachid Neder e Ernesto Geisel, além de dezenas de árvores que caíram sobre fiação de energia elétrica.

PREVISÃO

Para esta semana, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), há possibilidade de chuva no Estado.

Hoje o sol deve ficar entre nuvens em todo MS. Em Campo Grande, há possibilidade de pancadas de chuva, principalmente durante a tarde e à noite. Também pode chover nas regiões, sul, norte e oeste do Estado. Já no leste o sol brilha entre nuvens.

Ontem Campo Grande teve períodos de nebulosidade e de sol forte durante toda a manhã e à tarde - Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

A temperatura deve variar de 23°C a 31°C na Capital e chega à máxima de 36°C em Três Lagoas e Paranaíba.

Na quarta-feira, o dia na Capital deve ser ensolarado, com máxima de 32°C. Há possibilidade de chuva no sul, norte e oeste do Estado.

O dia de Natal deve ser quente em Campo Grande, com máxima de 33°C e sol entre nuvens.

ACIDENTE

Carro bate de frente com caminhonete e casal morre na BR-262

Outras três pessoas foram resgatadas e levadas ao hospital

23/12/2025 08h45

Os ocupantes do Gol morreram ainda no local do acidente, antes da chegada do socorro.

Os ocupantes do Gol morreram ainda no local do acidente, antes da chegada do socorro. Divulgação Notícias do Cerrado

Continue Lendo...

Duas pessoas morreram após um acidente grave registrado na noite de segunda-feira (22) na BR-262, em Ribas do Rio Pardo. A colisão ocorreu por volta das 19h, no km 284 da rodovia, e foi atendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com informações iniciais, a batida foi frontal e envolveu um Volkswagen Gol e uma caminhonete Ford Ranger. O automóvel seguia no sentido Ribas do Rio Pardo–Campo Grande, enquanto a caminhonete trafegava na direção contrária.

Os ocupantes do Gol morreram ainda no local do acidente, antes da chegada do socorro.

Já na Ford Ranger estavam três pessoas. O motorista e um adolescente foram levados até o Hospital de Ribas do Rio Pardo. A passageira foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento médico em Campo Grande.

Até o momento, não há informações confirmadas sobre o estado de saúde das vítimas que estavam na caminhonete.

As causas do acidente serão investigadas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).