Na conhecida Cidade Branca, longe cerca de 427 quilômetros da Capital de Mato Grosso do Sul, um bebê com menos de um mês de nascido teve sua vida salva graças ao trabalho de um soldado do Corpo de Bombeiros local, que atendeu ao chamado durante a madrugada.
Conforme o boletim de ocorrência, o caso aconteceu no município de Corumbá e faltavam cerca de trinta minutos para a meia noite quando a mãe dessa criança (identificada apenas pelas iniciais K.M.O) compareceu ao quartel do Corpo de Bombeiros.
Pelas imagens é possível observar a movimentação dos agentes, além de ser possível notar a criança sendo passada pelas mãos dos bombeiros até chegar ao soldado Corvalan.
Esse soldado bombeiro militar foi o responsável por dar o primeiro atendimento à criança, que conforme relatado pela mãe havia bronco aspirado.
Ela teria acabado de amamentar a criança com leite materno, colocando-a para deitar em seguida, sendo que a chamada "bronco aspiração" acontece quando alimentos, líquidos ou outros objetos são inalados para as vias aéreas superiores (pulmão e traquéia).
No quartel do Corpo de Bombeiros, a primeira manobra de desobstrução de vias aéreas com 3 "tapotagens" foi feita pelo Sd BM Corvalan, o que fez com que o bebê respondesse de imediato de forma chorosa, expelindo a secreção em seguida.
Diante desse fato a criança foi levada, junto da mãe, até o Pronto Socorro de Corumbá, deixada aos cuidados médicos de plantão.
Engasgamentos
Considerado emergência, o engasgamento em casos graves pode levar a pessoa à morte por asfixia, ou mesmo ou deixar alguém inconsciente por um tempo.
Nas crianças esses engasgos costumam ocorrer pela dificuldade em engolir a própria saliva, ingerir líquido na posição deitado ou encostado, ou mesmo deitar o bebê após refeição sem ter arrotado ou engolir pequenos brinquedos ou outros objetos.
Dados compilados pelo Ministério da Saúde mostram que, até o fim de 2022, cerca de 94% dos casos de asfixia por engasgo foram registrados em crianças menores de sete anos.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, em caso de engasgo, a primeira atitude a ser tomada é acionar a Corporação através do número 193.




