Com o calor deste sábado (11), moradores relatam que estão sem água há pelo menos cinco dias
Sem água há cinco dias, moradores enfrentam grandes transtornos, principalmente aqueles com filhos pequenos, que precisam ser deixados na casa de parentes, recorrer ao "banho de caneca" e improvisar na cozinha, no Jardim Columbia, em Campo Grande.
A reportagem do Correio do Estado foi procurada por duas moradoras que relataram o desconforto causado pela falta de água, que retorna apenas de madrugada. Nesse horário, Leila Aparecida Dias da Cruz Rolon, de 47 anos, que trabalha como cozinheira, levanta "correndo" para tomar banho.
Segundo a moradora, que se levanta todos os dias para trabalhar antes do primeiro horário da manhã, o problema já dura cinco dias e, neste sábado (11), com a temperatura atingindo 32º, a situação ficou ainda mais difícil.
"O Columbia precisa de ajuda. Estamos há cinco dias sem água. Eu levanto às 4h30 para ir trabalhar e, agora, acabei de chegar do serviço e não tem uma gota d'água", reclamou Leila.
Além dela, na residência moram o esposo e mais dois filhos, de 8 e 20 anos. Sem água para atividades básicas, como cozinhar, lavar a louça ou limpar a casa, a moradora precisa levar o filho pequeno até a casa da avó.
"A água chega às vezes às duas horas da manhã, então, como não tenho vasilha para guardar água, levanto nesse horário para tomar banho e pego um pouco em uma bacia. Mas, é pouca coisa, não dá para cozinhar, lavar a louça e fazer outras coisas. E meu filho, estou levando para a casa da minha mãe sujo, para tomar banho no outro dia cedo", contou Leila.
A mesma situação foi relatada por outra moradora, Rose, que tem duas filhas e não entende o que pode estar acontecendo.
"Tem uns 5 dias que a água vai e volta, hoje mesmo estamos sem água desde cedo. Aí eles ligam mais tarde e já desligam de novo, não sabemos o motivo", disse Rose.
Sem resposta, os moradores estão tentando se virar, conforme relatou Leila, que registrou um vídeo mostrando a pia cheia de louça, o fogão que não pode ser higienizado e a comida que precisa ser comprada, já que não há água para cozinhar.
O que diz a concessionária
Por meio de nota, a Águas Guariroba informou que ocorreu uma manutenção emergencial na região do Columbia, o que acarretou baixa pressão na rede, afetando a distribuição.
Leia a nota na íntegra:
"A Águas Guariroba informa que uma manutenção emergencial na região do Columbia ocasionou baixa pressão na rede. Os trabalhos das equipes foram concluídos nesta tarde, e a pressão da rede ocorre de forma gradativa. Caminhões-pipa foram encaminhados para auxiliar o abastecimento da região.
A concessionária agradece a compreensão da população e reforça que qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa deve ser registrada nos canais oficiais: 0800 642 0115 (SAC e WhatsApp) e site www.aguasguariroba.com.br."
Mais problemas
Em outra região, no bairro Monte Castelo, moradores de um condomínio receberam um aviso para economizar água devido à falta de fornecimento por parte da concessionária.
“Aqui no condomínio Reserva do Bosque, no Monte Castelo, recebemos um aviso do síndico informando que precisamos economizar água porque estamos sem o fornecimento da rua. Em alguns blocos já acabou. No meu ainda tem, mas não sabemos até quando”, relatou um morador que preferiu não se identificar.
Procurada a concessionária relatou que um vazamento de água causou o transtorno e uma equipe está mobilizada trabalhando no local.
Leia a nota na íntegra:
"A Águas Guariroba informa que uma equipe já está no local para realizar o reparo da situação na rua Uiratata.
A concessionária reforça que qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa, deve ser registrada nos canais oficiais: 0800 642 0115 (SAC e WhatsApp) e site www.aguasguariroba.com.br."
Assine o Correio do Estado