Secretário Executivo de Cultura de Campo Grande (Secult), Valdir Gomes aproveitou a coletiva de imprensa na manhã de hoje (11) - referente ao lançamento da próxima edição do Campão Cultural - para manifestar a ideia de retornar com um projeto que ficou no imaginário campo-grandense: a "Noite da Seresta".
Ex-vereador, Valdir chegou ao cargo após não conseguir reeleição na Câmara Municipal, como abordado no Correio do Estado à época, sendo chamado por Adriane Lopes para compor o corpo técnico da prefeitura.
Saindo do legislativo para o Executivo, hoje (11) ele estava junto dos representantes do Governo de MS (secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura Marcelo Miranda; diretor-presidente e adjunto da Fundação de Cultural, Edu Mendes e Carlos Heitor) para falar do 3º Festival Campão Cultural, dizendo que seu primeiro teste já passou.
Segundo ele, a "prova de fogo" do Carnaval foi cumprida, sendo entregue à população uma festa segura, com o próximo festival - que traz 'Os Garotin' e Sandra de Sá entre mix regional - encarado como um trabalho "nada difícil", já emparelhando as novas ideias que pretende tirar do papel e que deve contar com apoio.
"Estou com vontade de trabalhar e me inspiro no trabalho desses dois professores (apontando para Edu Mendes e Marcelo Miranda), estivemos juntos no Carnaval e aprendi bastante. E eles vão me ajudar muito com uma coisa que eu quero voltar, assim que cheguei na cultura eu disse, tô afirmando e já me falaram que sim, a gente voltar a fazer as 'Noite das Serestas'", disse.
Noite da Seresta
Projeto que ganhou forças a partir dos anos 2000, a noite da seresta tornou-se evento característico em Campo Grande, com as edições especiais trazendo nomes de sucesso para a Cidade Morena.
Em 15 de agosto de 2008, por exemplo, quando a pasta local ainda era chamada de noite da seresta Fundação Municipal de Cultura (antiga Fundac), a Praça do Rádio Clube recebia o show de Oswaldo Montenegro, em celebração aos 109 anos de Campo Grande.
E não que os grandes nomes eram reservados às datas importantes de celebração, já que cerca de três meses antes, o show da Noite da Seresta de sexta-feira 09 de maio de 2008 era apresentado por Agnaldo Timóteo, eventos que nos anos e edições seguintes ainda trouxe:
- Márcio Greyck
- Ângelo Máximo
- Cantora Perla Paraguaia
- Banda Galvão
- Wanderley Cardoso
- Demônios da Garoa
Além dos nomes vindos de fora, alguns expoentes locais também faziam sucesso na Noite da Seresta, como o show de Tetê Espíndola e parte da família, como os irmãos Alzira E.; Geraldo e Celito, ou mesmo o show do Grupo Acaba, dono de verdadeiros hinos locais como "Pássaro Branco" e Kananciuê".


