Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Campo Grande terá toque de recolher a partir de hoje

Medida permanecerá em vigor pelos próximos 15 dias
21/03/2020 17:01 - Naiane Mesquita


 

O prefeito Marcos Trad (PSD) anunciou que Campo Grande terá toque de recolher durante 15 dias, a partir de hoje, das 22h às 5 horas da manhã. O pronunciamento foi realizado durante uma transmissão ao vivo na página oficial do prefeito, no Facebook e decreto foi publicado no Diário Oficial.

“Não há outra alternativa, a partir de hoje estou decretando toque de recolher, para o seu bem, para salvar a tua família. Porque nós não podemos ser infectados por esses irresponsáveis, que ficam em bares e conveniências de 24h a noite toda”, afirmou o prefeito. 

Conforme o decreto, durante o horário determinado, fica terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto a circulação quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência, como pessoas que precisam ir até uma unidade de saúde, farmácias ou supermercados, ou trabalhadores do turno da noite e madrugada.

Nestes casos em que a locomoção é justificada, o indíviduo deverá estar, preferencialmente sozinho, sem acompanhante.

Descumprimento das normas, em casos não justificados, poderá acarretar apreensão de veículos e condução forçada de pessoas pelas autoridades municipais. Guardas municipais e equipes de fiscalizaçao da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana e de Saúde são os competentes para apurar eventuais infrações. 

Conforme o decreto, também está proibida a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros, para evitar contatos e aglomerações . Outro decreto, também publicado neste sábado, determina que restaurantes, conveniências, postos de combustíveis e outros estabelecimentos autorizados a abrir fechem as portas às 22h, com exceção de farmácias e mercados.

A medida, segundo Marcos Trad, tem o propósito de diminuir o índice de contaminação pelo Coronavírus (Covid-19) na cidade. “Eu recebi quase 600 whatsaap no meu celular, desses 600, 80% com denúncia de pessoas frequentando conveniências, na rua brincando e se divertindo como se fossem nas férias”, explicou o prefeito. 

Trad ainda estimou que cerca de 9 mil pessoas devem ser infectadas em Campo Grande pelo novo Coronavírus nas próximas semanas e que as medidas de isolamento social são destinadas a espaçar a contaminação, possibilitando que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja capaz de atender a todos os pacientes com o Covid-19.

A prefeitura destinou ainda 100 guardas municipais para realizar rondas pela cidade durante o fim de semana, para identificar os estabelecimentos que não estão cumprindo as determinações impostas pelo órgão, que poderão ter alvará de funcionamento cassado. 

Os moradores de Campo Grande podem denunciar os estabelecimentos que permanecem abertos e com aglomerações pelo telefone (67) 3314-9955. Após às 22 horas, o número da guarda municipal (153) também receberá denúncias. 

 

Felpuda


Na troca de alfinetadas entre partidos que não se entenderam até agora sobre eventual aliança, uma outra peça está surgindo: trata-se do levantamento completo sobre investimentos feitos, recursos liberados, parcerias em todas as áreas, além do prazo de quando tudo isso começou. Caso os palanques venham a ficar distanciados, a divulgação será feita à exaustão durante a campanha eleitoral, para mostrar quem é quem na história. Os bombeiros continuam atuando.