Cidades

TEMPO SECO E QUENTE

Candidatos voltam a passar mal em testes físicos do concurso da PM

Na sexta-feira, um jovem de 25 anos morreu depois de desmaiar durante a corrida de 2,4 quilômetros e várias outras pessoas chegaram a desmaiar

Continue lendo...

O pico do calor e baixa umidade do ar ainda estavam longe e já teve candidato a uma vaga na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul que teve de receber atendimento médico ao final da bateria de testes físicos por volta das 9 da manhã deste sábado no centro olímpico da Vila Nasser, em Campo Grande. Nas oito baterias, ao menos cinco candidatos tiveram de receber atendimento médico. O caso mais grave ocorreu por volta das 11:35, na oitava e última bateria, conforme mostram vídeos abaixo.

Mesmo com a morte de Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, que passou mal durante a corrida de 2,4 quilômetros na quarta-feira e faleceu na madrugada do dia seguinte, as provas do concurso da PM e dos Bombeiros foram mantidas na sexta-feira e hoje (5).

Arthur Matheus veio de Goiânia para fazer o concurso e a previsão é de que seu sepultamento aconteça neste sábadom em Goiás. Além dele, vários outros candidatos sofreram desmaios durante o Teste de Aptidão Física (TAF) e tiveram de receber atendimento médico. 

A umidade do ar em Campo Grande ao longo da semana chegou a apenas 20% e no dia em que o jovem morreu, a temperatura atingiu 33 graus. Ele participava da corrida por volta das 13 horas, depois de aguardar por cerca de sete horas em um local praticamente sem sombra e sem alimentação. 

Neste sábado, os “concurseiros” que tiveram de receber atendimento médico acabaram sendo liberados pelos socorristas e não precisaram ser levados ao posto de saúde. “Foi apenas uma questão de exaustão física”, informaram os socorristas. 

Imagens que viralizaram nas redes sociais na quinta e sexta-feira mostram pelo menos três candidatos caindo ou desmaiando próximo da linha de chega na pista de chão batido o local onde ocorrem os testes. 

Neste sábado, quando pelo menos 300 candidatos começaram a se aglomerar ainda durante a madrugada, o calor e a baixa umidade deixaram claro que influenciam diretamente no desempenho dos concorrentes. 

O vencedor da terceira bateria, por volta das 09:30 horas, conseguiu concluir os 2,4 quilômetros em 9,33 minutos. O primeiro colocado na quinta bateria, que terminou por volta das 10:10, foi de 10 minutos e 46 segundos. Ou seja, mais de um minuto de diferença. 

E, por conta das condições climáticas desfavoráveis, cerca de dez dos 45 concorrentes foram eliminados porque não conseguiram fazer as seis voltas na pista nos em 12 minutos exigidos. Nas baterias logo no começo da manhã, o número de eliminados era bem inferior. 

A principal reclamação dos concorrentes é a escolha do período do ano para fazer o TAF, já que agosto é historicamente um dos meses com mais ventania, baixa umidade e quentes do ano em Campo Grande e todos os institutos de meteorologia recomendam que se tenha cuidado com os horários de atividades físicas nesta época do ano. 

No vídeo abaixo, feito pelo repórter Alison Silva, o candidato insistiu em continuar por mais de um minuto, mas não resistiu e caiu por volta das 11:35, na última bateria de testes do dia. 

No concurso estão sendo oferecidas 520 vagas para os cargos de soldado e oficial da PM e dos Bombeiros, para pessoas com nível superior de escolaridade. Os testes começaram no início da semana e os portões do centro olímpico foram abertos às 6 horas todos os dias, mas dezenas de candidatos madrugaram no local para conseguir fazer os testes nos primeiros horários. 

Duas ambulâncias com socorristas ficam de prontidão no local e depois os testes barra e corrida, no período da tarde os concurseiros terão novo teste, desta vez terão de fazer abdominal, mas no Ginásio Dom Bosco, um local com sombra e acomodações mais adequadas. 

Vencedor da terceira bateria, Wesley Alves, de 31 anos, estudante que veio a Campo Grande no começo da noite de sexta-feira procedente Ivinhema para fazer os testes, chegou ao centro olímpico por volta das 02:30 da madrugada e diz que já tinha muita gente na frente, tanto que só conseguiu competir na terceira bateria. 

Acostumado a correr faz cerca de quatro anos, os 9,33 minutos que levou para concluir o percurso foram seu recorde, mas admite que aqueles que vão correr mais tarde serão prejudicados. Conforme a temperatura aumenta, o ritmo tende a cair, explicou, 

Para ele, a morte de um dos concorrentes foi uma triste fatalidade, mas mesmo assim diz que a estrutura do espaço escolhido para os testes teria de ser muito melhor. 

Neste sábado, pela primeira vez, vendedores de salgados tiveram acesso ao local dos testes e assim os competidores, que chegaram de madrugada, conseguem se alimentar e fazer os testes em condições físicas melhores. 

No vídeo é possível ver seis pessoas prestando atendimento ao candidato que caiu próximo à linha de chegada. Seu estado de saúde melhorou em seguida e, a princípio, não precisou ser levado ao hospital. 

 

Previsão do tempo

Semana será de calor e pancadas de chuva em MS

Festividades natalinas serão marcadas por clima típico de verão, com alternância entre períodos de sol, calor intenso e pancadas de chuva

21/12/2025 10h15

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A semana de festividades natalinas será marcada por clima típico de verão, com alternância entre períodos de sol, calor intenso e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, é o que indicam as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

As condições se destacam em virtude da instabilidade climática que atinge o Estado, fatores que causarão oscilações de temperatura, onde a chuva deve ser marcante já no início da semana, enquanto o calor ganha força nos dias seguintes.

A segunda-feira (22) começa com céu carregado e chuva em várias cidades, sobretudo em Campo Grande com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas. Os volumes podem ser significativos em pontos isolados não só da Capital, mas em municípios adjacentes como Bandeirantes e Jaraguari. Nessa região, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas em torno dos 32°C mínimas próximas dos 22°C. 

Na terça-feira (23), o cenário pouco muda, e a instabilidade segue presente, especialmente à tarde e à noite, quando são esperadas novas pancadas de chuva e trovoadas, mantendo o tempo abafado.

A partir da quarta-feira (24), véspera de natal, a tendência é de redução das chuvas e aumento da presença do sol. O tempo fica mais firme, com variação de nebulosidade, e as temperaturas sobem, podendo alcançar a faixa dos 33°C e 34°C em diversos municípios como Sonora e Cassilândia. 

No feriado de quinta-feira (25), o calor se intensifica ainda mais, com predomínio de sol e poucas nuvens, característica comum do verão sul-mato-grossense, e noites quentes em todo o estado.

Já na sexta-feira e no sábado, o sol aparece com mais frequência, mas o calor e a umidade favorecem a formação de pancadas isoladas de chuva, principalmente no período da tarde. As máximas seguem elevadas, variando entre 32°C e 34°C, enquanto as mínimas ficam acima dos 23°C, mantendo a sensação de tempo abafado.

Em Dourados e Ponta Porã, porção sul do estado, os termômetros devem marcar  médias entre 24 °C e 31 °C, calor típico de verão com possibilidade de pancadas de chuva isoladas.

Em Três Lagoas e Corumbá, o clima deve se estabelecer entre 23°C e 32°C com variação de sol e chuva e picos de alta temperatura que podem atingir a casa dos 35°C.

Coxim, Naviraí e Nova Andradina, as estimativas médias ficam entre 23 °C e 31 °C.

Saiba*

Ao longo da semana, a recomendação é de atenção redobrada aos avisos meteorológicos, sobretudo nos dias de maior instabilidade, além de cuidados com o calor intenso, como hidratação constante e proteção contra o sol. 

Assine o Correio do Estado

Veja

Com recesso de fim de ano, Detran-MS adota escala diferente de atendimento

Funcionamento ocorre normalmente nos dias 22 e 23 de dezembro e também em 29 e 30 de dezembro

21/12/2025 09h00

Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) manterá o atendimento presencial nas agências de todo o Estado somente entre as segundas e terças que antecedem o Natal e o Ano-Novo.

Conforme a escala especial de fim de ano, o funcionamento ocorre normalmente nos dias 22 e 23 de dezembro e também em 29 e 30 de dezembro, no horário regular das unidades: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, com exceção das agências instaladas em shoppings, que seguem horários diferenciados.

De acordo com o Decreto “E” nº 2, de 16 de janeiro de 2025, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais nos dias 24 (quarta-feira), 25 (quinta-feira) e 26 de dezembro (sexta-feira), em razão do feriado de Natal e de pontos facultativos. Também não haverá atendimento presencial no dia 31 de dezembro (quarta-feira).

Já o Decreto “E” nº 46, de 24 de novembro de 2025, que estabelece os feriados e pontos facultativos de 2026, define o dia 1º de janeiro (quinta-feira) como feriado nacional e o dia 2 de janeiro de 2026 (sexta-feira) como ponto facultativo.

Durante os dias sem expediente presencial, o Detran-MS seguirá oferecendo serviços digitais à população. Será possível realizar consultas e emitir guias por meio do Portal de Serviços Meu Detran, do aplicativo Meu Detran MS e da atendente virtual Glória, disponível via WhatsApp pelo número (67) 3368-5000.

O órgão alerta ainda para o funcionamento do sistema bancário no período. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no Natal de 2025 os bancos não abrem no dia 25 de dezembro e, no dia 24, funcionam em horário reduzido, até as 11h. No fim de ano, as instituições financeiras não terão expediente no dia 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro, retomando o atendimento normal nos dias úteis entre os feriados.

A orientação do Detran-MS é que os usuários se programem com antecedência para pagamentos e cumprimento de prazos, evitando transtornos durante o período de recesso.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).