Cidades

Capital do carnaval de MS

Carnaval das antigas encerra folia deste ano em Corumbá

A cidade mais carnavalesca do interior do País, no coração do Pantanal, teve 12 dias de muita folia, com 42 eventos, entre os quais shows nacionais no circuito do samba

Continue lendo...

Atraindo mais de 15 mil turistas do Estado e de outras regiões, como da Bolívia, Corumbá encerra hoje seu Carnaval de rua voltando ao passado das marchinhas, dos pierrôs, das serpentinas, do corso (desfile de carros antigos enfeitados), das pastorinhas e dos cordões fundados em meados do século 20.

A cidade mais carnavalesca do interior do País teve 12 dias de muita folia, com 42 eventos, entre os quais shows nacionais do circuito do samba.

O tão esperado desfile das 10 escolas de samba foi o momento mágico de um Carnaval que ressurgiu das suas raízes, influenciado pelos carnavalescos do Rio de Janeiro, depois da invasão de ritmos como axé e funk na década de 1990.

A evolução das escolas, com o financiamento do Estado e do município, sustentou a virada marcada pela visita do carnavalesco Joãosinho Trinta à cidade. “Não deixem o axé acabar com o Carnaval de vocês”, alertou.

O samba venceu

Cinco agremiações disputam o título deste ano: Mocidade da Nova Corumbá, Império do Morro, Vila Mamona, Major Gama e A Pesada.

Em busca do tricampeonato consecutivo, a Mocidade levou para a Av. General Rondon, na noite de domingo, 750 componentes em 20 alas. Seu desfile transformou a passarela do samba em um palco dedicado às histórias, às letras e às canções de Almir Sater, o homenageado deste ano pela escola. 

O artista não desfilou em virtude de sua agenda. No domingo, desfilaram ainda as escolas A Pesada, Marquês de Sapucaí, Caprichosos de Corumbá e Acadêmicos do Pantanal. Ontem, foi a vez da Imperatriz, da Vila Mamona, da Major Gama, da Estação Primeira e do Império do Morro.

Segundo os organizadores da festa, a presença do público no circuito do samba foi recorde, com baixo índice de ocorrências policiais. O circuito integra Av. General Rondon, Praça Generoso Ponce (shows) e praça de alimentação.

Carnaval fronteiriço

Agora, na Capital do Pantanal, as manifestações culturais que vêm a ocorrer na última noite de Carnaval já são declaradas como “Carnaval Pluricultural Fronteiriço”, em decreto assinado pelo prefeito da cidade, Marcelo Iunes.

Além de resgatar os antigos carnavais, o evento reúne atrações da Bolívia, que faz fronteira com Corumbá, com apresentações de danças folclóricas. “Estamos reconhecendo as expressões genuínas da fronteira, seja na música, na dança, seja na gastronomia”, afirmou Iunes.

Cidades

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa; Veja programação

Até o domingo de Páscoa, haverá procissões, vigília, missas e Via Sacra na Igreja Católica

13/04/2025 17h00

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica Foto: Reprodução / Instagram

Continue Lendo...

O Domingo de Ramos, celebrado neste domingo (13), marca o início da Semana Santa na Igreja Católica, que celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Até o próximo domingo (20) de Páscoa, várias celebrações serão feitas em diversas comunidades.

As celebrações começaram pela manhã e seguem até a noite em algumas comunidades, com procissões e missa com benção dos ramos.

Na Igreja Católica, a comemoração litúrgica do Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

O domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento e, com as folhas nas mãos, aclamavam Jesus.

Durante toda essa semana, os católicos recordam o itinerário de Jesus até a ressurreição, no Domingo de Páscoa.

No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as missas foram realizadas de manhã e, no período da noite, haverá às 18h e às 20h, todas com benção dos ramos.

Na programação da Semana Santa, estão previstas várias celebrações e atividades como Vigília e Adoração, celebração da Paixão do Senhor, celebração Penitencial, Via Sacra com Canto do Perdão, Santa Missa da Ceia do Senhor (popularmente conhecida como Lava Pés) e Missa e Cantata de Páscoa.

O Santuário também manterá as transmissões ao vivo para que os fiéis possam acompanhar alguns dias de celebração da Semana Santa.

Programação

Confira a programação de celebrações no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Domingo de Ramos (13)

18h: Santa Missa e procissão com ramos

20h: Santa Missa e procissão com ramos

Segunda-feira (14)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Meditação das Sete Dores da Virgem Maria e Missa

Terça-feira (15)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Celebração Penitencial e Missa

Quarta-feira (16)

5h15: Laudes

6h, 12h e 21h: Santa Missa

6h às 23h: Confissão e novena

Quinta-feira Santa (17)

9h: Missa do Crisma na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor

18h15: Vésperas

19h: Missa da Ceia do Senhor

20h30 às 23h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

Sexta-feira Santa (18)

5h30: Laudes

5h30 às 15h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

15h: Celebração da Paixão do Senhor

16h30: Veneração do Cristo Morto

19h: Via Sacra Processional e Canto do Perdão

Sábado Santo (19)

9hRito de Preparação Imediata dos Eleitos aos Sacramentos da Iniciação Cristã

19h: Missa na Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (20)

6h15: Laudes

7h, 10h, 16h e 18h e 20h: Missa

17h: Cantata de Páscoa

Semana Santa

A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo e se inicia no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa.  

Na Igreja Católica, o Tríduo Pascal terá início na Quinta-feira Santa (17), lembrando a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto.  

Na Sexta-feira Santa (18) Jesus é crucificado. Motivo de luto, esse é o único dia do ano que não se celebra missa, apenas se faz a celebração da morte com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h.

No Sábado (19), é celebrada a Missa Solene Vigília da Páscoa na Ressureição.

A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa (20), dia em que Jesus ressuscitou, segundo a crença cristã. Páscoa significa “passagem” da morte para a vida.

HOMICÍDIO SIMPLES

Filho mata pai enforcado em Anhanduí

Este é o segundo homicídio registrado no distrito neste fim de semana

13/04/2025 15h45

Viaturas da GCM e PMMS e ambulâncias prestaram socorro no local

Viaturas da GCM e PMMS e ambulâncias prestaram socorro no local DIVULGAÇÃO/Germano Rocha

Continue Lendo...

Pai, de 82 anos, morreu enforcado pelo filho, de 48 anos, na manhã deste domingo (13), no centro de Anhanduí, distrito localizado a 58 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, Polícia Militar (PMMS) e Guarda Civil Metropolitana (GCM) receberam uma denúncia de uma possível parada cardiorrespiratória em uma residência.

Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foram acionados.

Viaturas e ambulâncias se deslocaram até o endereço, mas, ao chegarem no local, se depararam com a vítima caída no chão já sem vida. Ao redor do corpo, havia cacos de vidro, colheres, uma bomba de tereré e um coador de café.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vizinha informou que reside ao lado da casa da vítima, quando escutou barulhos fortes vindo da casa e foi verificar o que estava acontecendo.

Quando chegou, viu o filho sobre o corpo do pai, como se estivesse o enforcando. Ela tentou intervir, mas, foi empurrada pelo rapaz e caiu no chão. Em seguida, ele também tentou enforcá-la.

A GCM chegou no local e deteu o indivíduo, enquanto aguardava a chegada da PM, CBMMS e SAMU.

O filho mora em Campo Grande e estava visitando o pai deste sábado (12). Interrogado, disse aos policiais que o pai passou mal e que fez massagem cardíaca para reanimá-lo, versão que foi contrariada pela vizinha em todos os momentos.

Ele apresentava lesões nos lábios e arranhões no braço esquerdo, alegando que os machucados teriam sido causadas pela vítima, seu pai.

O local foi preservado pelas equipes da PM para trabalho da perícia. Polícia Civil, Polícia Científica e funerária também compareceram ao local para efetuar os procedimentos de praxe.

O caso foi registrado como Homicídio Simples na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (DEPAC-CEPOL).

Este é o segundo homicídio do fim de semana registrado no distrito.

Denis Lincoln, de 48 anos, foi morto com pancadas na cabeça, na manhã deste sábado (12), em um córrego de Anhanduí. Ele estava desparecido há dois dias e foi encontrado às margens do rio com a cabeça coberta por barro.

O gerente distrital de Anhanduí, Elenilton Dutra, emitiu nota à população que mora na região, alegando sensação de insegurança e pedindo mais atenção das autoridades no distrito.

"Com muita tristeza estamos acompanhando os últimos acontecimentos, ocorrido nas últimas 48h, no distrito de Anhanduí, que culminou com duas fatalidades. Devido aos fatos ocorridos que vem causando medo pânico e insegurança nos moradores local, comunicamos o Secretário Municipal de Articulação Regional, Darci Caldo, para juntos tomarmos medidas urgentes de segurança no distrito, trazendo paz e tranquilidade ao moradores. Já acionamos as forças de segurança para uma força tarefa conjunta. Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, trazendo a ordem. Não iremos permitir que pessoas mal intencionadas venham tocar o terror nas pessoas de bem do nosso distrito. Solicitamos aos proprietários de terrenos, lotes, que seja realizado a limpeza, para segurança pública e saúde pública, caso não atenda nosso pedido, iremos tomar providências. Estamos providenciando o mais rápido possível a iluminação pública. Tenho a mais absoluta certeza que a maioria dos moradores do distrito de Anhanduí concorda com nossas ações".

Anhanduí é um distrito pertencente a Campo Grande, localizado a 58 quilômetros da Capital, considerado como área rural de Campo Grande. 

Dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) apontam que 139 pessoas foram vítimas de homicídio doloso, entre 1º de janeiro e 13 de abril de 2025, em Mato Grosso do Sul.

Dos assassinatos, 44 ocorreram em janeiro, 38 em fevereiro, 44 em março e 13 em abril. Homicídio é quando uma pessoa mata a outra. 

Homicídio doloso é a forma mais grave de tirar a vida de alguém, pois envolve a premeditação e a intenção de causar a morte. Isso significa que o autor do crime tinha a intenção clara de matar a vítima, agindo de forma deliberada e consciente.

Veja os tipos de homicídio doloso:

  • Homicídio Simples: O homicídio simples ocorre quando alguém tira a vida de outra pessoa de forma intencional, mas sem agravantes. Por exemplo, um indivíduo que, durante uma briga, mata outra pessoa sem qualquer motivo específico pode ser acusado de homicídio simples.
  • Homicídio Qualificado: O homicídio qualificado é uma forma mais grave de homicídio doloso, envolvendo circunstâncias agravantes. Por exemplo, se o homicídio for cometido com crueldade, mediante paga ou promessa de recompensa, ou para ocultar outro crime, ele será considerado qualificado e terá penas mais severas.
  • Homicídio Privilegiado: O homicídio privilegiado ocorre quando o autor do crime age sob forte emoção, como violenta emoção, medo, ou impulso irresistível. Nesses casos, a pena pode ser reduzida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).