Cidades

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Carreta Digital prepara mais de 2 mil alunos na área de tecnologia em Campo Grande

O programa, voltado para alunos em situação de vulnerabilidade, proporciona inclusão digital e oferece diversos cursos

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A Carreta Digital, que possui em seu interior um laboratório tecnológico e inovador, já entregou mais de 2 mil certificados a alunos de regiões vulneráveis em Campo Grande.

Ao final do curso, os estudantes recebem um certificado que pode representar muito mais do que uma conclusão: pode ser o ponto de partida para uma carreira promissora na área de tecnologia.

A meta do projeto nacional é certificar 15 mil alunos nos estados de Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Imagem Divulgação

Programa


O projeto foi idealizado e executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), em parceria com o Ministério das Comunicações e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O objetivo principal do programa é promover a inclusão digital, por meio da capacitação profissional itinerante de estudantes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo aprendizado e habilidades que podem proporcionar um futuro melhor.

Em seis meses, o projeto certificou 2.078 alunos em Campo Grande e ofereceu cursos no SESC Lageado, Instituto Mirim de Campo Grande, Escola Municipal Professora Arlene Marques e, atualmente, na Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado.

Agenda


A partir de julho, a carreta estará estacionada na EM Tomaz Ghirardelli. A expectativa é de que mais de 3 mil alunos sejam certificados em Campo Grande até o final do projeto, previsto para dezembro deste ano.

Por meio da iniciativa, os estudantes aprendem técnicas de programação, como:

  • construção de robôs;
  • criação de jogos;
  • montagem de computadores de alto desempenho (PC Gamer).
Imagem Divulgação

O idealizador do projeto Carreta Digital e conselheiro da RBCIP, Marcelo Fiche, explica que os alunos participam de cursos de robótica, montagem e configuração de computadores, além de manutenção de celulares.

“O projeto possibilita a prática de atividades que demonstram a importância das tecnologias no cotidiano. Os jovens aprendem a consertar celulares, computadores e a montar equipamentos. É uma grande oportunidade de iniciarem uma profissão, que pode facilitar o ingresso no mercado de trabalho, apoiar suas famílias com o uso de novas tecnologias e ainda reforçar conteúdos de matemática, física e outras áreas”, afirma Fiche.

Ele ressalta que, atualmente, os estudantes já têm familiaridade com a tecnologia, e que a integração entre educação e mundo do trabalho traz benefícios sociais e educacionais.

“A robótica, por exemplo, desperta a criatividade dos jovens e o interesse por disciplinas como matemática e física, pois eles têm a chance de criar seus próprios robôs sem precisar ser experts em matérias tradicionalmente vistas como difíceis. Por isso, a participação das escolas públicas é fundamental para o sucesso desta iniciativa”, complementa.

O professor Marcelo Turine, da Faculdade de Computação da UFMS e coordenador regional da Carreta Digital em Mato Grosso do Sul, destaca que o projeto é uma excelente oportunidade de capacitação profissional em áreas tecnológicas emergentes.

“A tecnologia de desenvolvimento de jogos, impressoras 3D e robótica está presente no dia a dia das pessoas. Cada vez mais, o mercado de trabalho exige novas profissões ligadas à tecnologia e inovação. Existe um amplo leque de oportunidades para os jovens. Por isso, eles devem aproveitar o projeto e mergulhar nos cursos da Carreta Digital. Cada curso tem duração de 10 horas e é oferecido ao longo de uma semana, com duas horas por dia”, ressalta.

Turine defende que o projeto tem potencial para se transformar em política pública, após a realização de avaliações de impacto feitas por pesquisadores e especialistas em educação. O objetivo é mensurar resultados em áreas como desempenho escolar, inserção no mercado de trabalho e inclusão digital.

Atendimento por estado


Até o momento, mais de 7 mil alunos já foram certificados nos estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e no Distrito Federal. Segundo Gustavo Lima, coordenador de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, o projeto busca preparar crianças e adolescentes para o mercado de trabalho, enquanto percorre as cinco regiões do país promovendo inclusão digital nas escolas.

“O programa aproxima os jovens dos meios digitais e os capacita profissionalmente, fomentando a inserção no mercado de trabalho e a transformação social por meio da tecnologia”, conclui Lima.

** Com assessoria

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TEMPO

Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão

Inmet divulgou previsão para a estação, que começa hoje (21)

21/12/2025 20h00

Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão

Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão Paulo Pinto/Agência Brasil

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O verão do Hemisfério Sul começa neste domingo (21), e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê condições que podem causar chuvas acima da média em grande parte da regiões Norte e Sul do Brasil, além de poucas áreas do Nordeste e do Centro-Oeste.

No Norte, a maior parte dos estados deve ter mais precipitações e temperaturas mais elevadas. As exceções são o sudeste do Pará e o estado do Tocantins, que podem ter volumes de chuva abaixo da média histórica.

“A temperatura média do ar prevista indica valores acima da média climatológica no Amazonas, no centro-sul do Pará, no Acre e em Rondônia, com valores podendo chegar a 0,5 grau Celsius (°C) ou mais acima da média histórica do período (Tocantins). Nos estados mais ao norte da região, Amapá, Roraima e norte do Pará, são previstas temperaturas próximas à média histórica”, estima o Inmet.

Sul

Na Região Sul, a previsão indica condições favoráveis a chuvas acima da média histórica em todos os estados, com os maiores volumes previstos para as mesorregiões do sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, com acumulados até 50 mm acima da média histórica do trimestre.

“Para a temperatura, as previsões indicam valores predominantemente acima da média durante os meses do verão, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul, chegando até 1°C acima da climatologia”. 

Nordeste

Para a Região Nordeste, há indicação de chuva abaixo da média climatológica em praticamente toda a região, principalmente na Bahia, centro-sul do Piauí, e maior parte dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Os volumes previstos são de até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre.

Por outro lado, são previstos volumes de chuva próximos ou acima da média no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará.

Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, os volumes de chuva devem ficar acima da média histórica somente no setor oeste do Mato Grosso. Já no estado de Goiás, predominam volumes abaixo da média climatológica do período.

Para o restante da região, são previstos volumes próximos à média histórica. “As temperaturas previstas devem ter predomínio de valores acima da média climatológica nos próximos meses, com desvios de até 1°C acima da climatologia na faixa central da região”, diz o InMet.

Sudeste

Com predomínio de chuvas abaixo da média climatológica, a Região Sudeste deve registar volumes até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre.

Deve chover menos nas mesorregiões de Minas Gerais (centro do estado, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte). A temperatura deve ter valores acima da média em até 1°C, segundo os especialistas do InMet.

Verão

A estação prossegue até o dia 20 de março de 2026. Além do aumento da temperatura, o período favorece mudanças rápidas nas condições do tempo, com a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

Caracterizado pela elevação da temperatura em todo país com a maior exposição do Hemisfério Sul ao Sol, o verão tem dias mais longos que as noites.

Segundo o InMet, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação devem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1100 milimetros. As duas são as regiões mais extensas do país e abrigam os biomas Amazônia e Pantanal, que vivenciam épocas de chuva no período.

TEMPO

Solstício faz deste domingo o dia mais longo do ano

O solstício de verão acontece quando um dos hemisférios está inclinado de forma a receber a maior incidência possível de luz solar direta

21/12/2025 19h00

Solstício faz deste domingo o dia mais longo do ano

Solstício faz deste domingo o dia mais longo do ano Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

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O verão começou oficialmente às 12h03 (horário de Brasília) deste domingo, 21. A data marca o solstício de verão no Hemisfério Sul, fenômeno astronômico que faz deste o dia com o maior número de horas de luz ao longo de todo o ano.

As diferentes estações ocorrem devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano de órbita e ao movimento de translação do planeta em torno do Sol. O solstício de verão acontece quando um dos hemisférios está inclinado de forma a receber a maior incidência possível de luz solar direta

No mesmo momento, ocorre o solstício de inverno no Hemisfério Norte, quando se registra a noite mais longa do ano. Em junho, a situação se inverte: o Hemisfério Sul entra no inverno, enquanto o norte passa a viver o verão.

Além dos solstícios, há os equinócios, que acontecem na primavera e no outono. Eles marcam o instante em que os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar, fazendo com que dia e noite tenham duração semelhante.

O que acontece no verão?

Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional (ON), instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o verão é a estação mais quente do ano justamente por causa da inclinação de cerca de 23 graus do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita. Esse ângulo faz com que os raios solares atinjam mais diretamente um hemisfério de cada vez.

Quando é verão no Hemisfério Sul, os raios solares incidem de forma mais intensa sobre essa região do planeta, o que resulta em dias mais longos e temperaturas mais elevadas.

Os efeitos das estações do ano são maiores nos locais distantes do equador terrestre. "Nas regiões próximas ao equador, a duração dos dias varia pouco ao longo do ano. Essa diferença aumenta progressivamente em direção aos polos, onde os contrastes são máximos", explica Nascimento.

Previsão do tempo para os próximos dias

Com a chegada do verão neste domingo, São Paulo deve ter dias quentes nas próximas semanas e pode bater o recorde de temperatura do ano na véspera do Natal. De acordo com o Climatempo, os próximos dias também devem ser com menos chuvas e tempo seco na capital paulista.

O que esperar do verão de 2025/2026 no Brasil

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que a maior temperatura registrada em São Paulo em 2025 foi de 35,1°C, em 6 de outubro. A expectativa para o dia 24 de dezembro é de que a temperatura se aproxime de 35°C, o que pode igualar ou até superar o recorde do ano.

O calor deve ser uma constante em grande parte do Brasil. Nesta semana, o Rio de Janeiro pode registrar até 38°C e Belo Horizonte e Vitória devem alcançar máximas entre 32°C e 34°C, com pouca chuva. O tempo quente também deve chegar à região Sul e ao interior do Nordeste, com máximas próximas dos 35°C. No Norte, as máximas se aproximam de 32°C.

O verão se estende até às 11h45 do dia 21 de março de 2026 e será marcado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), sistema de alta pressão atmosférica que atua sobre o oceano Atlântico Sul e inibe a formação de nuvens. O fenômeno climático deve atuar como um bloqueio atmosférico, afastando algumas frentes frias que passam pelo Brasil.

A Climatempo prevê que a chuva do verão 2025 e 2026 fique um pouco abaixo da média para estação em quase todo o País. A maior deficiência deve ser na costa norte do Brasil, entre o litoral do Pará e do Ceará, e em áreas do interior do Maranhão e do Piauí.

Já o fenômeno La Niña não deve ser o principal fator climático neste verão, devido à sua fraca intensidade e curta duração. A atuação do fenômeno está prevista para se estender até meados de janeiro de 2026 e sua influência sobre as condições climáticas desta estação tende a ser limitada.

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