Cidades

Finados

Cemitérios da Capital passam por manutenção para receber visitantes no Dia de Finados

Expectativa é de que 30 mil pessoas visitem os três cemitérios públicos de Campo Grande neste 2 de novembro; veja programação

Continue lendo...

Equipes da Prefeitura de Campo Grande estão empenhadas na manutenção, limpeza e organização dos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro), que devem receber cerca de 30 mil pessoas neste sábado, 2 de novembro, data em que é celebrado o Dia de Finados.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura, mais de 98,9 mil pessoas estão sepultadas nestes locais, sendo 16 mil delas no Cemitério Santo Antônio; 49 mil no Cemitério Santo Amaro; e mais de 33,8 mil no Cemitério São Sebastião, conhecido como Cruzeiro.

Funcionamento e missas

Os locais estarão abertos para os visitantes das 7h às 17h, com duas missas programadas para a data: uma pela manhã, às 8h, e uma durante a tarde, com início às 15h.

Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sisep) estarão à disposição e identificados nos três cemitérios púbicos de Campo Grande, para auxiliar os visitantes com a localização dos túmulos e jazigos.

Segurança

Segundo a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), a Guarda Civil Metropolitana atenderá os cemitérios com mais de 20 viaturas, entre motocicletas e quatro rodas, e um reforço no efetivo de servidores atuando na prevenção de vandalismo, furto e na segurança da população, tanto no entorno quanto dentro dos cemitérios, além de colaborar no controle de trânsito nessas regiões, em conjunto com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito.

Devido ao elevado número de visitantes, será proibido o acesso de veículos aos cemitérios. Além disso, será mantida. durante toda a semana, uma estrutura de atendimento disponível para melhor receber a todos nos dias posteriores ao feriado.

A Sisep orienta os visitantes levarem sua própria água para consumo.

Ambulantes

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) intensificou desde o dia 28 de outubro, as fiscalizações por parte dos auditores fiscais da pasta nos cemitérios públicos, e adotou medidas para garantir espaços devidamente demarcados para a permanência dos ambulantes, sem que obstruam a passagem de pedestres e veículos, a partir de 60 metros das entradas dos cemitérios públicos.

O trabalho de demarcação será antecipado para garantir o bom andamento das ações no entorno dos cemitérios púbicos, e a Semadur solicita a colaboração dos vendedores para a circulação e livre trânsito dos pedestres.

Ônibus

Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), juntamente com o Consórcio Guaicurus, planejou uma operação especial do transporte público coletivo para o feriado de Finados, oferecendo tarifa promocional de R$ 1,90 para o dia 2 de novembro. A promoção será valida para pagamentos realizados com o cartão eletrônico (smart card).

As linhas de ônibus seguirão o seguinte planos:

  • Linhas 051, 061, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 313, 316, 403, 515, 517, 520 e 522 – com plano de sábados;
  • Linhas 222, 229, 503 e 507 – com plano de segunda a sexta-feira.

Para atender aos cemitérios, haverá duas linhas especiais disponíveis: a linha 300/Cemitério Jardim da Paz e a linha 400/Cemitério Santo Amaro.

Assine o Correio do Estado.

PIRATARIA

Operação contra pirataria apreende itens falsos em pontos comerciais de Campo Grande

Operação ocorreu na manhã desta quarta feira (30) em diversos pontos de Campo Grande

30/10/2024 10h45

Equipe Policial apreendeu diversos produtos em vários pontos da capital

Equipe Policial apreendeu diversos produtos em vários pontos da capital Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Em operação contra a pirataria, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON)e o Procon MS, apreenderam diversos celulares e acessórios em pontos comerciais de Campo Grande na manhã desta quarta-feira (30)

Deflagrada como operação DAMAGE, a ação tinha como objetivo agir contra a pirataria na capital por meio da proteção da propriedade intelectual e do consumidor. Durante a operação, foram apreendidos itens desde AirPods e Macbooks falsos, até capinhas de capinhas de celulares da Apple falsificados. 

Segundo o delegado Reginaldo Salomão, a apreensão dos equipamentos é uma forma de proteger a população dos riscos que esses aparelhos falsificados trazem à saúde, como carregadores que explodem e danificam os celulares.

“A conduta popularmente tratada como pirataria traz grandes prejuízos aos consumidores além de risco a saúde, já que tem sido comum o registro de reclamações de consumidores de carregadores que explodem, danificam os celulares e, até mesmo, funcionam por alguns dias ou horas trazendo também prejuízo material”, afirmou

Em razão do tamanho da operação, foram mobilizados outras 4 instituições, sendo elas o Grupo de Operações e Investigações (GOI), a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS), a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) e mais seis viaturas com 22 policiais

Já pelo PROCON, participam oito fiscais, que irão atestar a originalidade dos objetos expostos para a venda, nas lojas investigadas.

Confira: 

Equipe Policial apreendeu diversos produtos em vários pontos da capital

Sites e Apps fora do ar

Ao final do mês passado, em operação contra o roubo de propriedade intelectual, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cumpriu 30 mandados de busca e apreensão além da derrubada de 675 sites e 14 aplicativos de streaming.

Conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas, foram removidos, e também houve a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais. Diversos materiais relacionados aos crimes foram apreendidos em decorrência das ordens judiciais.

De acordo com o MJSP, os investigados eram suspeitos de distribuir conteúdo pirata em sites e plataformas digitais, prática "que causa prejuízos significativos à economia e à indústria criativa, além de ferir os direitos de autores e artistas

A Lei sobre Propriedade Intelectual e Pirataria no Brasil

De acordo com a legislação brasileira sobre o tema, a propriedade intelectual um direito fundamental que protege a criação intelectual de indivíduos e empresas.

Isso pode incluir invenções, obras literárias, artísticas, científicas, marcas, desenhos industriais, entre outros. A pirataria, por sua vez, é a violação desses direitos, como a reprodução não autorizada, a distribuição ou a venda de obras protegidas.

A pirataria é tipificada como crime em diversas leis brasileiras, cada uma abrangendo diferentes tipos de propriedade intelectual. As principais leis que tratam da pirataria são:

  • Lei nº 9.610/98 (Lei de Direito Autoral): Essa lei protege obras como livros, músicas, filmes, softwares e outras criações intelectuais. A reprodução não autorizada, distribuição ou venda dessas obras constitui crime de violação de direitos autorais.
  • Lei nº 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial): Essa lei protege marcas, patentes, desenhos industriais e outros sinais distintivos. A utilização não autorizada de marcas registradas em produtos falsificados, por exemplo, é considerada crime contra a propriedade industrial.
  • Lei nº 9.609/98: Essa lei específica trata da proteção de programas de computador, estabelecendo as penas para quem violar os direitos autorais de softwares.

Assine o Correio do Estado 

CIDADE MORENA

Campo Grande abre Refis com um mês para quitação de débitos; veja condições

Campo-grandenses que optares pelo pagamento à vista terão acesso ao desconto de 80% para dívidas de natureza econômica e imobiliária, que podem ser pagos com PIX ou cartões

30/10/2024 09h34

Refis municipal ficará aberto entre 04 de novembro até 6 de dezembro deste ano.

Refis municipal ficará aberto entre 04 de novembro até 6 de dezembro deste ano. Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Oportunidade para quem têm dívidas com Campo Grande, o Refis Municipal abre na próxima segunda-feira (04), dando prazo de cerca de um mês para quitação, com descontos que podem chegar até 80% em débitos tanto de natureza imobiliária quanto econômica. 

Importante frisar que, apesar de estar desativado atualmente, com a abertura do Programa de Regularização Fiscal, na segunda-feira (04) também será liberado o acesso ao site para aderir ao Refis, que se estende até 6 de dezembro deste ano.

Conforme o Executivo Municipal, as multas de trânsito; ambientais e outras específicas (débitos de natureza ambiental, por exemplo), não entram nessa lista de "contas a pagar". 

Como bem aponta o município, através do Refis de Campo Grande, pessoas físicas e jurídicas podem parcelar e quitar uma série (IPTU; ISS e ITBI) de débitos: 

  • Tributários e não tributários;
  • Inscritos ou não em dívida ativa;
  • Ajuizados ou não e
  • Com exigibilidade suspensa ou não. 

Condições de pagamento

Além disso, também cabe apontar que a maior porcentagem de desconto no pagamento de qualquer débito, que chega no teto 80%, só é válida para aqueles que optarem por pagamentos à vista. 

Pelo site disponível na segunda-feira (04), será possível a execução de cadastro, por onde o contribuinte pode simular valores e também emitir o chamado Documento de Arrecadação Municipal (o DAM). 

Abaixo você confere, separadamente, o número de parcelas disponíveis e respectivas condições de pagamento, tanto para os débitos de natureza econômica quanto os imobiliários: 

Imobiliária:

  • À vista: 80% de desconto nos acréscimos;
  • Até 6 parcelas: 60% de desconto, com entrada mínima de 5% do valor total;
  • De 7 a 12 parcelas: 60% de desconto, com entrada mínima de 10%;
  • De 13 a 18 parcelas: 60% de desconto, com entrada mínima de 15%.

Econômica:

  • À vista: 80% de desconto nos acréscimos;
  • Até 6 parcelas: valor mínimo de R$ 100 por parcela;
  • De 7 a 12 parcelas: valor mínimo de R$ 500 por parcela;
  • De 13 a 18 parcelas: valor mínimo de R$ 1.000 por parcela;
  • De 19 a 24 parcelas: valor mínimo de R$ 1.250 por parcela;
  • De 25 a 36 parcelas: valor mínimo de R$ 1.500 por parcela;
  • De 37 a 48 parcelas: valor mínimo de R$ 2.000 por parcela;
  • De 49 a 60 parcelas: valor mínimo de R$ 2.500 por parcela.

Vale lembrar que, esse incentivo ao pagamento de dívidas foi aprovado pela Câmara Municipal de Campo Grande, sendo que o Executivo oferecia descontos de até 75% em juros, o que foi posteriormente ampliado pela Casa de Leis. 

É possível obter atendimento sobre o Refis não só pelo endereço eletrônico, já que a Central de Atendimento ao Cidadão, que fica na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, nº 2.655, terá atendimento específico entre 08h e 16h para negociações e pagamentos por PIX, além de cartões de crédito e débito.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).