A Rua Rui Barbosa, dos cruzamentos da avenida Fernando Corrêa da Costa até a Mato Grosso e da Rua Calógeras até a José Antônio, será revitalizada e modernizada, com objetivo de garantir mais segunraça aos visitantes.
Cerca de 130 câmeras de videomonitoramento serão instaladas para dar mais segurança à quem trafega nessa região.
O objetivo é reduzir a criminalidade, proporcionar mais segurança à população, eliminar furtos e roubos e ajudar no trabalho da polícia.
Últimas notícias
“As imagens captadas podem servir como provas de crime, ajudam na investigação e também auxiliam na elucidação de acidentes e identificação dos culpados”, afirma o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.
Ainda de acordo com o secretário, agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) estão ativamente preparados para intervir caso seja registrado algum flagrante por meio das câmeras.
A presidente do Conselho de Segurança da Região Central, Heloisa Cury, acredita que haverá mais tranquilidade na região.
“Isso vai diminuir o índice de violência e atenuar o tráfico de formiguinha. Por exemplo, na região da antiga rodoviária, depois que colocaram as câmeras, a evasão de pessoas usuárias de substâncias químicas como álcool e droga, o que melhorou para o Bairro Amambaí e para os comerciantes”, pontua.
Revitalização
A Rui Barbosa tem um plano arquitetônico semelhante ao da 14 de Julho, coração do comércio de Campo Grande.
A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), por meio do programa Reviva Campo Grande, fará investimentos em revitalização, recapeamento, acessibilidade em ruas e calçadas, iluminação LED, arborização e até ciclovia nesta via.
Além disso, terá 7,1km de recapeamento desde as proximidades do viaduto da Universidade Federal (onde o nome da rua ainda é Trindade) até a Riachid Neder; padronização da calçada e Wi-fi gratuito.
Também haverá corredor de transporte coletivo com cinco estações de embarque e desembarque entre as rua Chile e Avenida Mato Grosso. As obras serão financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU-MS), Neila Janes Viana, declara que revitalizar o principal corredor de ônibus da capital é de fundamental importância, além de atrair mais cidadãos para o centro de Campo Grande.
“A requalificação vai promover melhor mobilidade, qualidade do espaço público, acessibilidade, padronização das calçadas para facilitar para os pedestres”, salienta.

Ontem Campo Grande teve períodos de nebulosidade e de sol forte durante toda a manhã e à tarde - Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado


