Chuva que caiu em algumas regiões de Campo Grande nesta terça-feira (1º) foi suficiente para causar estragos e transtornos. Temporal atingiu áreas isoladas pela manhã e chuva voltou a cair durante a tarde.
No Jardim Montevidéu, árvore caiu sobre um carro e queda de granizo ocorreu na região do Tiradentes.
A chuva forte já era esperada na Capital. Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram alerta de perigo potencial para o risco de tempestades, com vigência para hoje e amanhã.
Na rua Charin, no Jardim Montevidéu, ventos derrubaram um Ipê, que caiu com a raiz sobre um carro que estava estacionado na via.
Proprietária do automóvel não estava dentro do veículo no momento e o dano foi apenas material.
Na região do Tiradentes, moradores relataram queda de granizo.
Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), para este primeiro dia de dezembro, previsão é de aumento de nebulosidade e chuvas.
A partir de quinta-feira (3), as áreas de instabilidade ganham mais força no Estado, com chuva em todas as regiões e previsão de temporais, com chuvas intensas, ventos fortes, raio e granizo.
Alerta vigente do Inmet é para perigo potencial de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 a 100 km/h, e queda de granizo.
Devido a essas condições há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Conforme o meteorologista Natálio Abraão, o mês de dezembro é típico de chuvas e, ao longo do mês, há expectativa de nebulosidade, enxurradas, chuvas intensas, trovoadas, relâmpagos, raios, ventos e inundações em Mato Grosso do Sul.
* Colaborou Valdenir Rezende