Cidades

TRANSTORNO

Com 2,2 mil raios, chuva em Campo Grande causa transtornos em várias regiões

Com acúmulo de 53 milímetros, chuva causa alagamentos, abertura de crateras e carros ilhados

Continue lendo...

A forte chuva que atingiu Campo Grande na noite de ontem (14), causou inúmeros transtornos para moradores de algumas regiões da Capital. Na lista de estragos há casas alagadas, muros quebrados, buracos, muita sujeira e carros que acabam ilhados devido ao temporal. 

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, choveu 52,8 mm em Campo Grande e a previsão indica pancadas de chuvas até a próxima quinta-feira na Capital. 

Ao todo, foram registradas cerca de 2250 descargas elétricas, o que era esperado para o mês todo. A chuva também foi acompanhada por ventos que chegaram a 64km/h.

Na região Sul, uma das mais afetadas pelo temporal, houve registro de casas alagadas, veículos arrastados e até muro quebrado para dar vazão à água, principalmente nos residenciais Guaicurus 1, 2 e 3. 

Últimas notícias

https://player.vimeo.com/external/512512296.sd.mp4?s=b5c91b5fa9a066ec4c9b049e0b094ff3ac984ad6&profile_id=164&oauth2_token_id=1289434942

Julio Campelo, morador da região, relatou ao Correio do Estado que foi surpreendido pela força da chuva, que em poucos minutos alagou sua residência.  

“A chuva chegou com toda força e entrou nas casas, começou a invadir mesmo, a situação ficou muito crítica. Quando a água entrou nas casas não tinha mais o que fazer, molhou fogão, sanduicheira, nas ruas mais baixas, tivemos que romper o muro e quebrar as paredes das casas para a água ter como sair”, explicou. 

Campelo destaca que o problema é antigo e já aconteceu outras vezes. Alguns moradores perderam todos os móveis e eletrodomésticos, e hoje amanheceram com as casas destruídas.               

“Já aconteceu diversas vezes essa situação, meu vizinho já havia perdido todos os móveis em um dos temporais, agora novamente. O nível de ontem foi assustador, não tinha como conter ou parar, muitos carros ficaram nas vias por não conseguir passar”, afirma o morador. 

Segundo o meteorologista, na região do Bairro Aero Rancho, uma das que mais registrou estragos, choveu acumulado de 52 milímetros, um trecho da via ficou totalmente alagado e alguns carros ilhados, devido a intensidade do chuva. 

Apesar da intensa chuva em Campo Grande, alguns municípios do Estado choveram ainda mais. Em Rio Verde o total do acumulado de chuvas foi de 88,4 milímetros. Depois aparecem as cidades de Coxim, com 82,4 milímetros, Aquidauana com 68,8 milímetros e Dois irmãos do Buriti com 39,2 milímetros de chuva, em quase todas as cidade, o temporal foi acompanhado de raios e trovões.

Assine o Correio do Estado

Saúde

Em nova remessa, MS recebe mais de 40 mil doses da vacina contra a Covid-19

A ação do Ministério da Saúde busca manter o estoque cheio e em 2026 já foram mais de 6 milhões doses distribuídas em todo o país

25/04/2026 11h30

Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Nesta semana o Governo do Brasil realizou mais uma distribuição de doses da vacina contra a covid-19. Ao todo foram entregues 2,2 milhões de doses em todos os estados, incluindo o Distrito Federal, a ação visa garantir estoque suficiente para atender cada demanda regional. 

Nessa nova remessa o Mato Grosso do Sul foi contemplado com 41.310 doses do imunizante e com essa entrega o estado ultrapassa a marca de 80 mil doses recebidas desde o início no ano, enquanto em âmbito nacional chega a 6,3 milhões de vacinas entregues. 

Até o dia 11 de abril de 2026, o Brasil registrou cerca de 62.596 casos de síndrome gripal (SG) por covid-19 e apesar do número de contaminação ser consideravelmente menor em comparação aos tempos de pandemia, o alerta fica para pessoas consideradas do grupo de risco, pois seu agravamento pode evoluir para óbito. 

Além dos casos de síndrome gripal ocasionados pela covid, também foram registrados cerca 30.871 casos de síndrome respiratória aguda grave (SPAG) sendo 1.456 casos por covid-19, que acabou resultando em 188 óbitos de SRAG por covid-19. 

E diante deste cenário para evitar que a situação se agrave o Ministério da Saúde mantém um estoque quantitativo suficiente para atender todo o país e faz as distribuições das vacinas conforme a demanda dos estados e regiões. Os estados ficam responsáveis por gerenciar os estoques, controle de validade e aplicação das doses. 

O envio é feito por meio de pauta automática, baseada em critérios como estimativa da população-alvo e o número de doses aplicadas. E em casos de urgências os estados podem solicitar mais doses que o Ministério realiza o envio. 

Para se vacinar é muito simples e o sistema segue a diretriz de priorizar grupos como crianças e idosos. Veja quem entra no chamado grupo prioritário: 

  • Idosos (a partir de 60 anos ou mais): duas doses, com intervalo de 6 meses entre elas;
  • Gestantes: uma dose a cada gestação, em qualquer idade e fase gestacional, respeitando intervalo mínimo de 6 meses desde a última dose;
  • Crianças (6 meses a menores de 5 anos): esquema básico de duas ou três doses, conforme o imunizante;
  • Pessoas imunocomprometidas (a partir de 6 meses de idade): esquema básico com três doses e recomendação de doses periódicas (uma dose semestral, com intervalo mínimo de seis meses);
  • População geral (5 a 59 anos): uma dose para pessoas não vacinadas anteriormente.

Outros públicos também fazem parte do grupo especial como trabalhadores da áreas da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua e trabalhadores dos Correios.

Para receber a dose do imunizante a recomendação é de que a população procure a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal e manter a proteção em dia. 

Assine o Correio do Estado

ATENÇÃO, CONDUTORES!

Corrida de rua interdita trânsito em Campo Grande neste fim de semana

A Live Run XP ocorre das 5h às 12h no domingo e fechará vias importantes da Capital

25/04/2026 11h00

Corrida

Corrida Reprodução / Pixabay

Continue Lendo...

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) informa que haverá interdições temporárias em diversas ruas de Campo Grande neste domingo (26), devido à realização da Corrida de Rua – Live Run XP.

As vias ficarão interditadas durante toda manhã de domingo, das 5h às 12h. A abertura da Arena Live, onde  os atletas poderão se concentrar está prevista para às 4h30, com bloqueios parciais ao longo do percurso durante toda a manhã. Equipes de trânsito estarão posicionadas para orientar motoristas e pedestres.

O evento terá os percursos de 5, 10 e 21 quilômetros. O trajeto inclui a saída nas proximidades do Shopping Campo Grande, seguindo pelas avenidas Paulo Coelho Machado, Professor Luiz Alexandre de Oliveira, Nelly Martins, Mato Grosso e Afonso Pena, além de ruas como Antônio Rahe, Rio Negro e Jamil Basmage, entre outras.

Corrida
Percurso dos 21km da prova

As medidas visam garantir a segurança dos participantes e o bom andamento da prova. Agentes da Agetran estarão em pontos estratégicos para organizar o fluxo. A liberação das vias será feita de forma gradual, conforme a passagem dos corredores.

A orientação é que motoristas busquem rotas alternativas e que pedestres redobrem a atenção, respeitando a sinalização e as instruções dos agentes durante o período do evento.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).