Feriado de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (19) em todo o Brasil.
Expressão latina que significa "Corpo de Cristo", a data é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Apostólica Romana e Anglicana que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
É marcada por celebrações religiosas, confecção do famoso tapete, missas, procissão, visitas a hospitais e presídios, shows e bênçãos.

A confecção dos tapetes é uma tradição católica popular que simboliza a preparação e o caminho que os fiéis devem percorrer para receber o Corpo de Cristo durante a Eucaristia, que é o cerne das celebrações de Corpus Christi.
Os tapetes reúnem cores, desenhos, ilustrações e imagens. São postos no asfalto, geralmente em avenidas importantes da cidade, e feitos de pedrinhas, sal, sal grosso, serragem, areia, café e pó coloridos. Cada paróquia apresenta seu tema, desenho e material.
Mais de 4 mil fiéis, de 54 paróquias e 356 comunidades, se reuniram para confeccionar 2.083 metros do famoso tapete de Corpus Christi, na manhã desta quinta-feira (19), nas avenidas Afonso Pena, 13 de maio e Fernando Corrêa da Costa, com encerramento em frente ao Memorial da Cultura, em Campo Grande.
Os fiéis levantaram cedo da cama, levaram café da manhã e caixas de som para animar e 'encher a barriga' durante a confecção dos tapetes nas avenidas centrais de Campo Grande.
O tema deste ano é "Eucaristia, fonte de vida e esperança ". A montagem dos tapetes começou às 6h e permanecerá a manhã toda.
Às 9h, o Santíssimo Sacramento será conduzido por capelães em visita a hospitais, unidades socioeducativas e penitenciárias da Capital.
Já a missa será celebrada às 15h, na Praça do Rádio Clube, presidida pelo arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. Em seguida, os fiéis seguem em procissão pelo trajeto dos tapetes.
Padre diocesano da Paróquia São José de Anchieta, Luiz Gustavo Winkler, levou 40 fiéis de suas 6 comunidades, do bairro Piratininga, para confeccionar tapetes e celebrar a data religiosa, no centro de Campo Grande.

"São entre 35 e 40 pessoas da minha Paróquia só fazendo a nossa parte do tapete. Chegamos aqui 6 horas da manhã. Nós optamos esse ano em escrever o nome da paróquia no início do tapete e fazer estilo de um tapete mesmo. Um tapete como um tapete de sala, como um carpete", detalhou.
Para o Padre, a data de Corpus Christi significa fé.
"O que é bonito desse dia de hoje é ver todos os católicos saindo às ruas logo na madrugada para demonstrar a sua fé e dizer eu creio na Eucaristia, a Eucaristia é um sacramento para nós, sacramento é sinal visível da graça de Deus. Eu creio que Jesus está presente na Eucaristia. Jesus é o pão eucarístico".
A advogada, Valdete Nascimento Vieira, participa da confecção dos tapetes desde seus 17 anos e afirmou que todo ano celebra a data.

"Sempre participo das confecções dos tapetes, desde quando eu era jovenzinha, nos meus 17, 18 anos. Acordei 5 horas da manhã para estar aqui hoje. Cheguei 6h30min. A confecção está fácil, o tapete já está quase pronto e está ficando bem bonito. O significado da data de hoje é o coração de Cristo e a Eucaristia", expressou.
Estudante, Murilo Oliveira Diogo, 10 anos, também acordou cedo para confeccionar o tapete de Corpus Christi.
"A confecção não está difícil e nem tão fácil, está indo. É só fazer com carinho e amor que vai", disse o garoto.
PROGRAMAÇÃO
Confira a programação do feriado de Corpus Christi em Campo Grande:
- Confecção dos tapetes: a partir das 6h, ao longo da Avenida Afonso Pena (a partir da Praça do Rádio), Rua 13 de Maio e Avenida Fernando Corrêa da Costa, encerrando em frente ao Memorial da Cultura (antigo Fórum).
- Visita do Santíssimo Sacramento: às 9h, com passagem por hospitais, UNEIs e penitenciárias, levando a presença de Cristo aos lugares de dor, esperança e transformação.
- Santa Missa e Procissão: às 15h, na Praça do Rádio Clube, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, seguida da procissão pelo trajeto dos tapetes.
- Guarda Histórica: o Comando Militar do Oeste marcará presença com sua Guarda Imperial, composta por militares trajando os uniformes históricos usados em celebrações solenes, reforçando o caráter cívico e religioso do evento.
- Bênção Apostólica: ao final da missa, todos os fiéis presentes receberão a indulgência plenária, conforme as diretrizes do Jubileu 2025.
- Show oracional: encerramento com Patricio Rocha, artista católico, em um momento de louvor, oração e alegria.
CORPUS CHRISTI
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Ano Jubilar - O Ano Santo é celebrado a cada 25 anos e marca um tempo especial de perdão, reconciliação e renovação espiritual na Igreja. Em 29 de dezembro de 2024, a abertura da Porta Santa deu início ao Jubileu, que tem como lema "Peregrinos da Esperança".
Em Campo Grande, Corpus Christi é feriado desde 1967.