A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP/MS), através do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-FRON), deflagrou nesta sexta-feira (30), nas áreas urbanas da faixa de fronteira que compreende os municípios de Jardim e Ponta Porã, a “Operação Fonteira Unida”.
Com a intensificação de fiscalização do trânsito, aduaneira, blitz, barreiras, fiscalização ao comércio e cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, a ação que garante a permanência da fiscalização policial na região de fronteira, com o encerramento da “Operação Ágata 8”, tem por objetivo coibir o crime e impedir a entrada de drogas e contrabando no Brasil, por Mato Grosso do Sul, durante a realização da Copa do Mundo.
Já nas primeiras horas da operação foram apreendidos mais de 800 kg de maconha, sendo 600 kg em Jardim e 200 kg em bloqueio policial realizado em Amambai. A ação ainda não tem data para acabar e bloqueios e fiscalizações estão sendo feitas a todo momento na faixa de fronteira.
A “Operação Fronteira Unida” é fruto de planejamentos que ocorrem nos Pólos de Ponta Porã e Jardim e tem como objetivo o enfrentamento aos crimes transfronteiriços, dando continuidade às operações que foram realizadas, desde a implantação do GGI-FRON no Estado, sempre com resultados bastante expressivos, com a redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança na fronteira.
Centenas de policiais e soldados do Exército, Marinha e Aeronáutica estão envolvidos na operação, que conta com grande aparato e emprego de aeronaves do Grupamento Aéreo da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
Participam da operação os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Receita Federal, Receita Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Grupamento de cães farejadores do Batalhão de Choque, DOF e integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, além de contar com o apoio da Justiça e Ministério Público.
Sobre o GGI-FRON
O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira foi instituído pelo Decreto Federal 7496, de 8 de junho de 2011 e faz parte da Estratégia Nacional de Fronteira (ENAFRON), desenvolvida pelo Governo Federal, através da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), cm foco no enfrentamento aos crimes transfronteiriços ou transnacionais e é coordenado pelo vice-presidente da República.


