Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, preside nesta quinta-feira (8), uma Missa solene em ação de graças a Leão XIV, novo Papa da igreja católica. A celebração acontece na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua, no centro de Campo Grande.
Recentemente, Dom Dimas disse ao Correio do Estado que, apesar do momento de perda, a morte do Papa Francisco na última segunda-feira (21) foi também um momento marcante para a história da igreja católica, uma vez para ele, Francisco foi uma peça marcante e de muita inspiração dentro do Vaticano.
Questionado sobre a possibilidade do próximo Papa ser semelhante a Francisco, Dom Dimas disse que apesar de ser muito difícil de afirmar, o próximo escolhido daria continuidade ao trabalho já desenvolvido por Francisco ao longo dos últimos anos.
"Apesar dos últimos três (João Paulo II, Bento XVI e Francisco) serem muito diferentes, percebemos uma continuidade no trabalho de todos", disse.
Outro ponto determinante na escolha do próximo líder da igreja católica , segundo Dimas, seriam os ideais políticos e sociais do novo líder.
"Sem dúvida que o próprio próximo Papa vai ter que partir da realidade que a gente está hoje. Os cardeais vão ter a oportunidade de se reunir e de fazer uma análise da conjuntura social, política, econômica, não só da igreja, mas do planeta, e com isso, vão ter ideia dos desafios. Eles precisam de um tempo para se conhecer, para conversar, estabelecer prioridades", frisou o arcebispo.
Cabe destacar que o Papa Francisco se posicionou firmemente contra o aborto e a eutanásia, reafirmando a doutrina da Igreja que defende a inviolabilidade da vida humana desde a concepção até a morte natural.
Por sua vez, Leão XIV era tido como um líder diplomático e que poderia unir as correntes liberais e conservadoras da Igreja.
O novo Papa já falou abertamente a favor dos direitos de imigrantes venezuelanos e dos mais pobres.
Quem é o novo Papa?

O cardeal americano Robert Prevost, de 69 anos, foi escolhido como novo Papa nesta quinta-feira (8). Ele usará o nome Leão XIV e será o 267º papa da história, sucessor de Francisco à frente do Vaticano. Para que fosse escolhido, era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes. Em até cinco dias a primeira missa será feita.
O Conclave
O conclave é o processo de eleição do novo Papa da Igreja Católica, realizado entre 15 e 20 dias após a morte ou renúncia do pontífice anterior.
O evento ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, e segue um protocolo rigoroso e secreto. Durante esse período, conhecido como novemdiales, os cardeais se reúnem para discutir o estado da Igreja e se preparar para a eleição.
O conclave é composto por 120 cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos de idade. Esses cardeais são completamente isolados do mundo exterior durante o processo.
*Saiba
Papa Leão XIII foi o 256º papa da Igreja Católica, seu papado durou 25 anos e é o quarto mais longo da história do VaticanoConhecido como Leão XIII, O italiano Gioacchino Pecci foi escolhido como o líder maior da igreja católica em 20 de fevereiro de 1878. Na visão dos arquivos do Vaticano e historiadores, Leão XIII foi um papa inovador para sua época, buscando conciliar a tradição da Igreja com os desafios do mundo moderno, especialmente nas áreas social, filosófica e diplomática.


