Cidades

três dias

Policiais civis entram novamente em greve e só atenderão casos urgentes

Apenas 30% do total de policiais irão trabalhar pelos próximos três dias; categoria reivindica reajuste salarial e novo concurso público, entre outros

Continue lendo...

Em apenas 12 dias, policiais civis realizam pela segunda vez, a paralisação de 70% dos serviços em Mato Grosso do Sul. Na contraproposta foi pedido o sexto salário parcelado até 2026, auxílio saúde e efetivos por meio de concurso público. 

Segundo o Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol), serão três dias com atendimentos entre 8h e 20h, atendendo apenas os serviços essenciais como prisões em flagrante, violência contra menores de idade e concessão de medidas protetivas - violência doméstica.

O presidente do Sinpol, Alexandre Barbosa da Silva disse que após o período de paralisação, será realizada uma assembleia para analisar como está o movimento. 

"Caso o Governo não tenha respondido às nossas contrapropostas, provavelmente vamos continuar o movimento".

Nesta manhã, um grupo de policiais iniciou o ato em frente à Delegacia de Pronto Atendimento (Depac), que é responsável pelo registro de boletins de ocorrência. Os agentes tiveram que manter a entrada principal da delegacia fechada. 

Além disso, outras unidades, como a Cepol e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), também terão seus serviços afetados, especialmente aqueles relacionados a flagrantes.

Durante a manifestação, os policiais exibiram faixas com reivindicações e direcionaram suas cobranças ao governador Eduardo Riedel. 

Paralisação anterior

No dia 19 de setembro, a classe paralisou atividades por 24 horas - como bem acompanhou o Correio do Estado -, com as delegacias de Mato Grosso do Sul operando apenas com 30% do efetivo e atendendo apenas com serviços essenciais. 

Agindo apenas em casos de prisão em flagrante; medidas protetivas e ocorrências em caso de menor vítima, a categoria buscou chamar atenção do Poder Executivo do Estado, que colocou na mesa duas propostas. 

Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul, Alexandre Barbosa, falou sobre o resultado da assembleia híbrida do dia 21 de setembro, ambas foram recusadas pela classe, que comporta 1,6 mil investigadores e escrivães ativos atualmente em MS. 

Uma das propostas incorporava o auxílio-alimentação, com mais um abono de R$ 130 para as classes iniciais, que antes mesmo da assembleia já era tida como "aquém" do esperado. 

Já a segunda consistia em reestruturar a tabela e modificar os valores de referência, que contemplaria apenas 275 agentes de Polícia Judiciária. 

Sendo que a categoria já se via na posição de "não poder ficar doente", com o auxílio saúde concedido apenas para delegados e fiscais de renda em maio, a sensação interna agora é que o governo está "engessado". 

Os policiais que trabalham na ponta, com atendimento ao público; lidando com presos, estariam consequentemente mais expostos a doenças (como tuberculose e covid), sem receber o auxílio de saúde que foi só para os delegados. 

Em maio desse ano, tanto delegados quanto os fiscais de renda receberam o chamado "auxílio saúde", que em valores absolutos acrescenta dois mil reais para esses oficiais, o que não se estendeu para as classes mais baixas. 

Hoje, caso o policial dessa "linha de frente" precise de um atendimento psicossocial, é um custeio que precisa tirar do próprio bolso, categoria essa que no nível I é remunerada atualmente com R$ 5.767,12, distante dos valores entre 10 e 13 mil para a chamada classe especial. 

"E com déficit de 900 policiais em todo o Mato Grosso do Sul; com concurso público prometido desde o começo do ano, que não saiu até agora; muitos estão adoecendo, a saúde mental deles está abalada e tem que tirar do próprio bolso para se tratar", conclui Alexandre.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Servidores terão quatro dias de molho com feriadão em novembro

A folga prolongada será dada graças ao Dia do Servidor, que foi transferido para o dia 14 de novembro

10/10/2024 18h00

Servidores terão quatro dias de molho com feriadão em novembro

Servidores terão quatro dias de molho com feriadão em novembro Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Os servidores estaduais já podem comemorar, com a mudança do ponto facultativo em alusão ao Dia do Servidor Público Estadual para o mês de novembro, agora serão 4 dias de feriado. 

A transferência do feriado foi publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado. É importante frisar que a decisão é válida para a administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo estadual.

Devido a mudança, agora o Estado deverá trabalhar normalmente no dia 28 de outubro - data em que é comemorado o Dia do Servidor Estadual. Em novembro, a folga ocorrerá nos dias 14, 15, 16 e 17, neste período todos os órgãos deverão ser fechados.

Por fim, enfatiza que pontos facultativos não são válidos para serviços essenciais, que por natureza não podem ser interrompidos. O decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Assine o Correio do Estado

Feriadão

Veja dicas de passeios gratuitos para curtir com a criançada em Campo Grande

Com eventos lúdicos, apresentações artísticas e até distribuição de pipoca, confira as dicas de passeios para levar a garotada sem pesar no bolso

10/10/2024 17h45

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Com o feriadão estendido do Dia da Divisão do Estado (11) e do Dia das Crianças (12), aponte na agenda atividades para levar os pequenos e toda a família em passeios com entrada franca.

O Quintal Sesc está celebrando aniversário, e quem ganha presente são as crianças. Serão promovidas atividades lúdicas com brincadeiras, artes e muita diversão!

Imagem Divulgação

Apagando velinhas

O evento voltado para a criançada está completando dois anos desde o início no estacionamento do Shopping Campo Grande.

Na sexta-feira (11), será celebrado o aniversário do Quintal Sesc com atividades totalmente gratuitas voltadas aos pequenos, que irão se envolver com arte, cultura e interação, garantindo o divertimento.

 

 

 

 

A gurizada vai se esbaldar com:

  • Gastronomia variada com food trucks e bebidas;
  • Jogos;
  • Apresentação teatral do grupo ‘New York Circus’, às 18h30.

O encerramento ficará por conta da boa música do MPB com Sal dos Santos e o show ‘Psicodélia Brasileira’. Além disso, o espaço é aberto para levar os pets.

Local: Estacionamento do Shopping Campo Grande (em frente à Riachuelo)
Horário: Sexta, às 17h

Dia das Crianças / Sábado (12)

No sábado (12) e no domingo (13), o Shopping Campo Grande vai encantar os pequenos com oficinas de pintura de bonequinhos e pintura facial.

Os pequenos serão recebidos pelo mascote da Criamigos, Pedro Pudim.

Local: Praça de Eventos – 2° piso
Horário: 16h às 20h
Gratuito

Ajudar ao próximo

O Shopping está arrecadando doações de brinquedos novos ou usados (que estejam em bom estado de conservação), que serão doados para entidades assistenciais.

Diversão continua

Do outro lado da cidade, o Shopping Bosque dos Ipês, em conjunto com o Senar, também preparou uma programação para receber os pequenos com atividades lúdicas, como:

  • Amarelinha;
  • Corrida do saco;
  • Dominó.

Local: Shopping Bosque dos Ipês
Data: 12 de outubro

Se jogue na brincadeira

Enquanto isso, no Norte Sul Plaza, o Dia das Crianças será celebrado com muitas cores, brincadeiras e aventuras para os pequenos!

E para já receber a garotada do jeito que elas gostam, uma ação do próprio Norte Sul Plaza irá distribuir pipoca das 15h às 18h para que todos aproveitem o passeio pelo shopping no sábado (12) – ponto de retirada no corredor próximo a Slimeria.

Além disso, o shopping promoverá pintura facial (entre 14h e 18h) na praça de alimentação.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).