De acordo com a médica dermatologista Thamires Gorga, é natural que o ser humano perca, em média, de 50 a 100 fios de cabelo por dia, sem risco de desenvolver calvície.
O cabelo cai e renasce naturalmente ao longo da vida.
A médica explica que, no couro cabeludo, células se multiplicam constantemente e empurram o fio para fora da pele.
Com isso, alguns fios de cabelo caem, dando espaço para outros crescerem.
“O cabelo é produzido dentro de uma estrutura em forma de tubo chamada de folículo piloso que tem por trás a raíz. Nela, concentram-se as células que se multiplicam constantemente e empurram o fio para fora da pele, fazendo o cabelo crescer”, explicou.
A queda acima de 100 fios/dia é algo preocupante, por isso, a pessoa deve ficar atenta caso a perda de cabelo seja frequente e em grande quantidade, a ponto de aparecer espaços no couro cabeludo.
Alguns dos fatores que contribuem para diminuição dos fios são estresse, química, álcool, alimentação irregular, cigarro, fatores hormonais e carência de vitaminas e nutrientes.
Gestação, infecção, pós-cirúrgico, neoplasia e menopausa também contribuem para queda de cabelo.
A queda de cabelo também está associada a sequela do vírus da Covid-19. A aposentada Arlete Catoci foi diagnosticada com a doença em 2020 e intubada por duas semanas. Uma das sequelas deixada pela doença foi a perda de cabelo.
“A primeira vez que eu peguei Covid, eu fiquei quase careca. Caiu bastante cabelo. Encontrava no mercado e me perguntavam se era químioterapia que estava me deixando careca”, relatou.
A natureza dos fios passa por três processos: anágena (fase de crescimento); catágena (fase de transição) e telógena (fase de queda).
É necessário procurar um dermatologista caso:
- Os cabelos estejam caindo muito e frequentemente
- A oleosidade esteja acima do normal
- Haja sinais de caspa nos fios ou em roupas
- O couro cabelo esteja coçando, ardendo ou da cor vermelha
A profissional Thamires Gorga ressaltou que é imprescindível que haja acompanhamento de um médico especializado. “Para tratar cada caso, é necessário saber a causa e o histórico do paciente”.
A alopecia, mais conhecida como calvice, é a ausência ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total. A enfermidade atinge homens com maior frequência.
Hereditariedade e hormônios masculinos são as principais causas de queda permanente de cabelo, pois ambos enfraquecem os folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva. A calvice pode ser tratada ou revertida, exceto de causa hereditária.
O tratamento deve ser receitado pelo médico dermatologista. Há casos de calvice que só podem ser resolvidos mediante implante de cabelos.
A avaliação médica é essencial para tratar individualmente cada caso, pois busca-se o resultado mais eficaz.
Prevenção
A dermatologista dá algumas dicas para evitar a perda dos fios:
- Lavar os cabelos, em dias alternados
- Beber muita água, ou seja, manter-se hidratado
- Praticar atividades físicas
- Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes
- Não fumar e nem beber exageradamente
- Massagear o couro cabeludo suavemente e deixar o shampoo agir durante a lavagem
- Dormir bem
- Shampoos, remédios e loções específicas para queda de cabelo
* os alimentos que ajudam a fortalecer os fios são ovos, cenoura, feijão, espinafre, laranja, morango, tangerina, kiwi, limão, abacaxi, chia, linhaça, girassol, nozes e óleo de linhaça ou de canola.




