Clique aqui e veja as últimas notícias!

DOAÇÃO DE SANGUE

Hemosul 32 anos: unidade da Capital já foi palco até de noivado entre pacientes

Há mais de três décadas o órgão é responsável pela distribuição de hemocompetentes e hemoderivados para hospitais de todo o Estado
08/12/2020 11:12 - Naiara Camargo


O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) comemora 32 anos nesta terça-feira (8). Há mais de três décadas, a entidade atende necessidades de cidadãos, presta assistência hematológica de qualidade para as redes pública e privada de Mato Grosso do Sul.

Acompanhe as últimas notícias

O objetivo do órgão é fornecer e produzir hemocomponentes, além de gerenciá-los e distribuí-los para todo o Estado. 

A instituição, com cerca de 53 mil transfusões por ano, carrega muita história. Uma delas é a do Edson Rodrigues da Silva, servidor e doador do Hemosul há 31 anos.

“É gratificante servir ao próximo, ajudar no que for preciso. Nessas três décadas já fiz muitas amizades, dessas de frequentar a casa mesmo e virar padrinho de casamento”, disse.

Ele também conta a memória de doadores que passaram mal no ato da transfusão, foram postos juntos para tomar soro e depois de um tempo, acabaram noivos.

A lembrança de Luiz Henrique Maldonado também é emocionante: ele sempre foi doador, mas nunca imaginava um dia ser receptor. 

Há dez meses sofreu um acidente de moto e a transfusão foi importantíssima para sua sobrevivência. "Você só sabe o real poder da doação, quando sua vida depende totalmente daquilo", disse.

Nesse ano o Hemosul precisou enfrentar novos desafios, as consequências da pandemia da Covid-19. Marli Vavas, coordenadora geral da unidade, faz um apelo para que haja doações com mais frequência. 

“A pandemia alterou muito nosso fluxo de trabalho, tivemos que nos adaptar às novas exigências e tivemos um número bem mais baixo de doadores para poder atender os pacientes que precisam”.

O que precisa para doar sangue 

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Ter 55kg ou mais;
  • Não ter tomado vacinas recentemente;
  • Estar bem alimentado e
  • Outra série de critérios pode ser consultada aqui.

A Rede Hemosul no Estado

O Hemosul da capital é localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, número 1.304.O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês, o atendimento é das 7h às 17h.

O Hemosul de Dourados fica na Rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial. O horário de funcionamento na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira é das 7h às 12:30h. Terça-feira e quinta-feira funciona de 7h às 12h e das 13h às 17h.

O Hemosul de Três Lagoas encontra-se na Rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, Colinos. O atendimento é de segunda à sábado, das 7h às 12h.

Assine Já