Cidades

regime aberto

Em meio à onda calor, incêndio destrói penitenciária e presos são liberados

Os presos da Penitenciária de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande vão receber tornozeleira eletrônica a partir de segunda-feira (20)

Continue lendo...

Na manhã deste sábado (18), a Penitenciária de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande, localizada na Rua Américo Marques, Bairro Lar do Trabalho, foi tomada por chamas em decorrência de um curto circuito causado por fios de um ventilador, estima Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de MS (Agepen).

Após o ocorrido, foi decidido que os homens do local serão liberados para ficarem em suas respectivas casas, com tornozeleira eletrônica, até solucionar os problemas decorrentes do fogo e tomarem novas decisões. 

A Casa de Albergado é uma estabelecimento prisional para abrigar presos com baixo ou nenhum grau de periculosidade, que cumprem pena por crimes de baixo potencial ofensivo, cometidos sem violência.

O local foi evacuado logo após o início do incêndio, que tomou grandes proporções, destruindo pelo menos dois blocos e derrubando parte do telhado. 

Segundo o presidente Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, não houve óbitos. “Graças a Deus não houve óbito, nem um machucado, foi tudo rápido, a equipe foi bem ágil”, disse. 

Imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado e duas equipes atuaram no controle do fogo. 

Além disso, Militares também estão no local para ajudar que o fogo não se espalhe e atinja a Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), onde ficam os mantimentos das escolas. 

Foto: Marcelo Victor 

Saiba mais 

Apesar da suspeita de que o incêndio pode ter ocorrido por um curto-circuito, somente a perícia poderá confirmar. 

As ruas das redondezas do local foram interditadas para o movimento não atrapalhar os Bombeiros. 

“O fogo ficou só na área dos pavilhões e foi onde iniciou. A gente fez o isolamento e evitou que fosse propagado”, informou o Corpo de Bombeiros. 

Previsão

Fim de semana marca o início do verão e deve ser chuvoso em MS

Todo o estado está sob alerta de tempestade; confira a previsão para o fim de semana

20/12/2024 12h20

Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Neste sábado, dia 21 de dezembro, ocorre o solstício de verão, fenômeno que marca a mudança de estações. Nesta data, o hemisfério sul do planeta Terra está mais inclinado ao sol, e por isso ela é conhecida como "o dia mais longo do ano", com maior tempo de exposição ao sol.

O verão já chega com chuvas em Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo de tempestade para todo o estado nesta sexta-feira (20) que precede o início da nova estação. A chuva deve se manter durante o fim de semana, sendo mais pontual em algumas regiões. (confira abaixo)

Fonte: Inmet.

Há probabilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos podem atingir 100 quilômetros por hora. Tais fatores aumentam o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), o intenso transporte de calor e umidade, aliado a atuação do sistema de baixa pressão atmosférica e a aproximação e avanço de uma frente fria, favorecem a instabilidade no tempo durante o fim de semana.

Entre sexta e sábado (20 e 21 de dezembro), há possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, e, pontualmente, podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 27-32°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas entre 29-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 30-33°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 22-24°C e máximas entre 28-31°C.

Domingo

No domingo (22) a previsão indica sol, seguido por aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas. Com o avanço da frente fria, ainda podem ocorrer chuvas de intensidade fraca a moderada.

Devido ao aquecimento diurno, pontualmente, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Os maiores acumulados de chuva no domingo devem ocorrer nas regiões centro-oeste, sudoeste, norte e noroeste do estado devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 29-32°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas entre 29-33°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 29-31°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 21-23°C e máximas entre 27-29°C.

Confira:


Recomendações

Em caso de tempestades:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Assine o Correio do Estado.

MEIO AMBIENTE

Coleta de lixo está suspensa no Natal e Ano Novo em Campo Grande

É aconselhado que a população não deixe lixo na rua nos dias em que o serviço parar

20/12/2024 12h00

Coleta de lixo vai parar no Natal e Ano Novo

Coleta de lixo vai parar no Natal e Ano Novo DIVULGAÇÃO/Solurb

Continue Lendo...

Devido as festividades de fim de ano, a coleta de lixo estará suspensa nos dias 25 (quarta) de dezembro (Natal) e 1º (quarta) de janeiro (Ano Novo), em Campo Grande.

De acordo com comunicado da Solurb, a coleta e funcionamento dos Ecopontos voltam ao normal em 26 de dezembro (quinta) e 2 de janeiro de 2024 (quinta). Os serviços funcionarão normalmente nos demais dias.

É aconselhado que a população campo-grandense não deixe lixo na rua nos dias em que o serviço parar.

COLETA DE LIXO

A coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares tem como objetivo recolher resíduos sólidos gerados nas residências e comércios em geral.

Após a coleta, o lixo é levado para o aterro Sanitário Dom Antonio Barbosa II.

Cada cidadão deve descartar o seu lixo adequadamente, em sacos resistentes e bem vedados, deixando-os em suas lixeiras nos dias e horários de coleta correspondentes.

O serviço atende cinco regiões da área urbana e distritos de Campo Grande. Confira aqui os dias e os horários em que o serviço passa no seu bairro.

ECOPONTOS

Ecopontos são locais de entrega voluntária regular e gratuita que recebem resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções (mobílias, sucatas e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores (galhos).

Os locais funcionam de segunda-feira à sábado das 8h às 18h.

Existem cinco Ecopontos em Campo Grande, espalhados pelos bairros:

  • Ecoponto União
  • Ecoponto Moreninha
  • Ecoponto Noroeste
  • Ecoponto Nova Lima
  • Ecoponto Panamá

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).