Na manhã deste sábado (18), a Penitenciária de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande, localizada na Rua Américo Marques, Bairro Lar do Trabalho, foi tomada por chamas em decorrência de um curto circuito causado por fios de um ventilador, estima Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de MS (Agepen).
Após o ocorrido, foi decidido que os homens do local serão liberados para ficarem em suas respectivas casas, com tornozeleira eletrônica, até solucionar os problemas decorrentes do fogo e tomarem novas decisões.
A Casa de Albergado é uma estabelecimento prisional para abrigar presos com baixo ou nenhum grau de periculosidade, que cumprem pena por crimes de baixo potencial ofensivo, cometidos sem violência.
O local foi evacuado logo após o início do incêndio, que tomou grandes proporções, destruindo pelo menos dois blocos e derrubando parte do telhado.
Segundo o presidente Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, não houve óbitos. “Graças a Deus não houve óbito, nem um machucado, foi tudo rápido, a equipe foi bem ágil”, disse.
Imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado e duas equipes atuaram no controle do fogo.
Além disso, Militares também estão no local para ajudar que o fogo não se espalhe e atinja a Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), onde ficam os mantimentos das escolas.
Saiba mais
Apesar da suspeita de que o incêndio pode ter ocorrido por um curto-circuito, somente a perícia poderá confirmar.
As ruas das redondezas do local foram interditadas para o movimento não atrapalhar os Bombeiros.
“O fogo ficou só na área dos pavilhões e foi onde iniciou. A gente fez o isolamento e evitou que fosse propagado”, informou o Corpo de Bombeiros.