Cidades
QUEIMADAS NO PANTANAL

Pantanal de MS corresponde a 79% da área total atingida pelo fogo nos últimos dias

Dados registrados até sábado (03), mostram que, só este ano, 3,977 milhões de hectares do bioma já foram atingidos pelo fogo

Brenda Machado

06/10/2020 17:00

Em uma semana, o fogo consumiu mais 409 mil hectares do Pantanal em Mato Grosso do Sul, a atualização foi dada pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ.

Dados registrados até o último sábado (03), mostram que, este ano, 26% do bioma já foi atingido pelo fogo, o que corresponde a 3,977 milhões hectares queimados.

Ainda segundo o levantamento, deste total, 2,160 milhões de área ficam no estado de Mato Grosso, enquanto 1,817 milhões são de Mato Grosso do Sul, região mais afetada na última semana.

De acordo com o analista ambiental do Ibama Prevfogo, Alexandre Pereira, a Serra do Amolar, Porto Esperança e Passo do Lontra ainda têm sido os pontos de maior preocupação.

Outra região que entrou em alerta foi a do Rabicho, uma área próxima à proteção ambiental Baía Negra, em Ladário. Por causa dos incêndios, as estruturas físicas da Marinha, que ficam no local, corriam perigo.

"Além disto, todo o percurso da BR-262 tem sido monitorado pra evitar que a fumaça produzida e até as chamas cheguem na rodovia e dificultem o tráfego de veículos, até porque já houve acidente com vítimas fatais.", completou o analista.

Conforme a explicação, mesmo que os incêndios não cessem, as queimadas não oferecem mais risco iminente para os grupos da região.

No Passo do Lontra e na Barra de São Lourenço, por exemplo, o fogo já está longe das comunidades.