Ana Karla Flores
06/10/2020 15:30
Aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino (Reme) retornam apenas no próximo ano. A secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que a decisão de suspensão é decorrente do cenário atual da pandemia da Covid-19.
Outras justificativas para a suspensão das atividades presenciais da Semed é o curto período de dias letivos, faltam apenas 45 dias para o encerramento do ano letivo. Foi considerado também a ocupação de mais de 50% dos leitos hospitalares em Campo Grande.
A secretaria considera favorável a continuidade do ensino online, pois para retorno viável das aulas, seria necessário implementar uma série de normas. O ensino híbrido seria mantido até o final do ano, em que parte dos alunos tem atividades presenciais e outra parte continua no ensino remoto.
A Reme mantém atendimento remoto à 109,154 mil alunos, que mantiveram as aulas através de aplicativos e do canal e rádio Reme, além do material impresso disponibilizado pelas escolas. No entanto, de acordo com pesquisa da Semed, 10% desses estudantes não participaram efetivamente das aulas online.
A Secretaria criou uma Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia para preparação do retorno das aulas presenciais. A Comissão discute medidas de segurança e define estratégias de biossegurança, cognitivos e socioemocionais para o próximo ano.
Será organizado pelo grupo um modo de recuperação paralela para alunos em 2021, já que neste ano as escolas municipais não oferecerão reforço escolar e vão manter fechadas.