Cidades

IMUNIZAÇÃO

Estado planeja distribuir novas doses da vacina até amanhã

Quarta remessa conta com 32 mil doses e será destinada aos profissionais de saúde e idosos acima de 80 anos

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Mato Grosso do Sul recebeu mais 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste domingo (7), este é o 4º lote recebido pelo Estado. Ao todo, o Estado recebeu 220 mil de imunizantes. 

O novo lote chegou em um voo comercial e já foi encaminhada para Secretaria Estadual de Saúde (SES), sob escolta da Polícia Federal, onde vai ficar armazenada, para ser distribuída aos municípios, a partir das 5h da manhã da segunda-feira (08).

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O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou ao Correio do Estado que pretende distribuir este novo lote de imunizantes em 12 horas nos 79 municípios. 

“Desta vez não será diferente e a distribuição já deve começar nesta madrugada de domingo para segunda, vamos continuar com a mesma logística para o Estado continuar com primeiro na distribuição das doses e assim estar ainda amanhã nas cidades”, informou o secretário.

Este novo lote será destinado para idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde.

“É mais um reforço para imunização para cuidarmos da nossa população. Estamos preparados para fazer a distribuição das doses na mesma velocidade das outras remessas e assim contribuir para imunização, que nesta fase estão os idosos e profissionais de saúde”, descreveu.

Do total, 10.200 serão enviadas aos municípios para segunda aplicação nas pessoas com mais de 80 anos e que receberam a vacina chinesa, Coronavac.  

De acordo com o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado no “Vacinômetro”, já foram aplicadas 71.688 doses de vacinas em Mato Grosso do Sul, o que representa o índice de 2,55% da população do Estado. 

Histórico

Com a chegada da quarta remessa com 32 mil doses, Mato Grosso do Sul já recebeu 222 mil vacinas, em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde.

O Estado recebeu a primeira remessa no dia 18 de janeiro, com o lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac. 

O segundo lote chegou em 24 de janeiro, desta vez com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. 

Já o terceiro lote foi desembarcar no Estado em 25 de janeiro, com mais 10,2 mil (doses) da Coronavac. 

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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