Cidades

INTERNACIONAL

EUA retomam pena de morte a condenações em nível federal após 16 anos

EUA retomam pena de morte a condenações em nível federal após 16 anos

Continue lendo...

O governo de Donald Trump anunciou nesta quinta-feira, 25, que retomou a execução de penas de morte em nível federal, após moratória de 16 anos. As datas para execução de cinco condenados já foram agendadas, segundo o procurador-geral dos EUA, Bill Barr.

"O Departamento de Justiça respalda o Estado de direito, e devemos às vítimas e às suas famílias avançar com a sentença imposta pelo nosso sistema de justiça", afirmou o procurador em nota. Um novo protocolo será adotado para o uso da injeção letal em condenações federais.

Em 2018, 25 execuções foram realizadas nos EUA por autoridades estatais, em pessoas condenadas também por autoridades em nível estatal, não federal.

Devido aos debates sobre os métodos de execução e controvérsias sobre as drogas utilizadas, além da relutância em relação ao assunto do ex-presidente democrata Barack Obama, desde 2003 nenhum prisioneiro federal foi execeutado.

Os primeiros a quem a nova regra será aplicada serão cinco assassinos já condenados, que serão executados na penitenciária Terre Haute, em Indiana.

O Departamento de Justiça afirma que todos os condenados tiveram os recursos de apelação esgotados e atualmente não há nenhum impedimento para suas execuções. Barr ressaltou que "sob Governos de ambos os partidos, o Departamento de Justiça buscou a pena de morte para os piores criminosos, incluindo estes cinco assassinos, cada um dos quais foi condenado por um júri após um processo completo e justo".

Barr ordenou que a Oficina de Prisões dos EUA execute o procedimento mediante uma injeção legal de fenobarbital, um medicamento barbitúrico que substitui um método que utilizava três drogas distintas.

Cerca de 62 pessoas estão no corredor da morte das prisões federais, segundo o Centro de Informação sobre a Pena de Morte.

Entre os 50 estados americanos, 25 utilizam o método, enquanto 21 não permitem a pena de morte. Outros quatro têm uma moratória

O primeiro condenado pela nova medida será executado em 9 de dezembro. Daniel Lewis Lee era membro de um grupo racista que assassinou três pessoas da mesma família, incluindo uma menina de oito anos.

O segundo a ser executado é Lezmond Mitchell, em 11 de dezembro. Ele assassinou uma idosa e sua neta. No dia 13 de dezembro, Wesley Ira Purkey será o terceiro condenado a ser executado, acusado de vários assassinatos cruéis.

Os outros dois criminosos serão condenados em janeiro de 2020. Alfred Bourgeois é acusado de abusar e assassinar sua filha de dois anos e meio. Dustin Lee Honken é acusado de vários homicídios.

"Outras execuções adicionais serão programadas em datas posteriores", afirmou o Departamento de Justiça.

Histórico nos EUA

O Supremo Tribunal restituiu a pena de morte em 1976, o que permitiu aos Estados mais conservadores do sul dos EUA, como Alabama e Mississipi, implementar este castigo.

Em 1988, o Congresso dos EUA aprovou uma lei que permitia executar algumas pessoas condenadas por crimes relacionados às drogas.

Em 20 de junho, foi aplicada a pena de morte no estado da Geórgia ao réu Marion Wilson, pelo assassinato de um guarda de prisões em 1996, o que o transformou no executado de número 1 500 nos EUA desde que a pena de morte foi restituída há quatro décadas.

(Com agências internacionais)

INTERIOR

Dourados faz 90 anos hoje (20) e 'sopra velinhas' com dois outros municípios

Tanto o "Portal do Mercosul", como a "Princesinha dos Ervais" e a "Capital do Boi" também conhecida como "Cidade do Sorriso" fazem aniversário faltando cinco dias para o Natal

20/12/2025 11h01

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como Reprodução/PrefeituraMunicipal/Dourados

Continue Lendo...

Em Mato Grosso do Sul, este sábado (20 de dezembro) marca mais de um aniversário, com a "Capital do Agronegócio", Dourados, celebrando 90 anos de história e soprando velinhas hoje junto com dois outros municípios: Caarapó e Nova Andradina. 

Com uma população de 243.368 habitantes, distante aproximadamente 231 quilômetros da Capital do Estado, o município também conhecido como "Portal do Mercosul" ainda está uma década de distância de alcançar seu centenário, porém, as mais de 20,4 mil empresas ativas em seu território, com as 15 festas tradicionais, mostram uma Dourados pulsante. 

Habitada ancestralmente pelos povos originários Terena e Kaiowá, presentes ainda hoje como uma das maiores populações indígenas do País, a Colônia Militar de Dourados foi colonizada pelo homem branco e fundada em 10 de maio de 1.861, comandada pelo histórico tenente Antônio João Ribeiro.

Dourados serviria ainda de moradia para famílias paulistas, mineiras e gaúchos, que buscavam novas terras na região no final do século XIX, para o município de Dourados em si ser criado somente em 20 de dezembro de 1935, por decreto do então governador Mário Corrêa da Costa, com áreas que foram desmembradas de Ponta Porã. 

Como bem descreve o Executivo Municipal, a principal atividade econômica hoje de Dourados é a agropecuária, aliada ao comércio e a indústria, sendo um prestador de serviços, como o médico-hospitalar, para outros 38 municípios que compõem as regiões da Fronteira, Vale do Ivinhema, Conesul e Grande Dourados.

Caarapó

Em Caarapó, o 20 de dezembro de 2025 serve para celebrar 67 anos de emancipação político-administrativa, em um progresso regional erguido com base na extração da erva-mate, implantada pela Cia. Mate Laranjeira que, com a exploração, entregava a terceiros algumas áreas previamente delimitadas, chamadas sesmarias, em que deveriam construir uma “Rancheada” e trilha no seio da floresta, permitindo a passagem dos veículos de tração animal que levavam o escoamento da produção.

Conhecida como "Princesinha dos Ervais", Caarapó - que do Guarani significa "raiz de erva mate" - foi desmembrada do município de Dourados  pela lei estadual nº 1190, de 20 de dezembro de 1958, elevado à categoria de município com uma área que se estende por cerca de 2 089,6 km². 

Para o aniversário de 67 anos, neste sábado (20), o município traz uma noite de festa para o Parque de Exposições Pedro Pedrossian, com abertura de portões por volta de 20h30, apresentações a partir das 21h e show com a dupla Ícaro e Gilmar previsto para iniciar às 23h. 

Nova Andradina

Longe aproximadamente 300 quilômetros de Campo Grande, Nova Andradina também foi fundada em 20 de dezembro de 1958, pelo pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, que também colonizou Andradina no interior de São Paulo.

Também conhecida como a “Capital do Vale do Ivinhema”, Nova Andradina fica estrategicamente localizada na confluência entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, o que segundo o Executivo Municipal contribui para a expansão da economia local. 

Favorável principalmente no tocante à criação e abate de bovinos, a atuação nessa área ainda rendeu o título de “Capital do Boi” para Nova Andradina, pela importância de ser um dos principais pólos pecuários do Brasil.

Sétima maior cidade de Mato Grosso do Sul atualmente, Nova Andradina, ou também "Cidade do Sorriso", possui uma área calculada em 4.776,10 km² e banhada pelos rios Anhanduí, Ivinhema, Ribeirões São Bento e Laranjal, além dos Córregos Baile, Papagaio, Bernardo e Samambaia.

No município hoje (20) também haverá uma celebração, programada para acontecer no Centro de Eventos “José Antônio Zanchetta”, com show da dupla Rick & Renner, que retorna ao município após duas décadas de sua última apresentação local. 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Adolescente comete latrocínio e capota carro da vítima em MS

Vítima foi encontrada carbonizada após incêndio causado pelo jovem

20/12/2025 10h30

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Rio Verde e com apoio da Polícia Militar, na madrugada da última sexta-feira (19). O jovem foi responsável por cometer  ato infracional análogo ao crime de roubo seguido de morte (latrocínio). 

Por volta das 4h30, os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de incêndio em uma casa no bairro Jardim José Antônio. Dentro do imóvel, foi encontrado um corpo carbonizado. A identificação da vítima será confirmada por exames periciais.

LATROCÍNIO

Conforme apurado durante a investigação, o adolescente teria agredido a vítima com o objetivo de subtrair bens. Ele levou dinheiro, um aparelho celular e um carro.

O automóvel foi localizado capotado na BR-163. O adolescente foi socorrido e encaminhado ao hospital municipal.

Na casa do jovem, foram apreendidos dinheiro e o aparelho celular pertencentes à vítima.

Após deixar a unidade de saúde, o adolescente foi apreendido e encaminhado à delegacia, onde foram adotadas todas as providências legais, com comunicação ao Juízo da Infância e Juventude e ao Ministério Público, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e para verificar eventual participação de outras pessoas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).