Cidades

CAMPO GRANDE

Falha na sinalização e alta de fluxo causam mortes na Av. Gunter Hans

Mesmo com semáforos, diversos acidentes ocorrem em frente ao supermercado Atacadão, por conta do excesso de velocidade dos motoristas que trafegam na via

Continue lendo...

Excesso de velocidade de motoristas em trecho da Avenida Gunter Hans vem causando diversos acidentes e mortes na região do Jardim Ouro Preto.

O grande fluxo de veículos, atrelado a imprudência dos condutores, vem resultando em colisões, além de causar perigo para pedestres que atravessam a via.

Após o pedestre Marcelo Dias Benites morrer atropelado, em 2022, no trecho entre as ruas Marambaia e Enseada, familiares e moradores da região protestaram pedindo para a Prefeitura de Campo Grande a instalação de semáforos no trecho perigoso. 

Em resposta, sinaleiros foram colocados nos dois sentidos, tirando os quebras-molas que ali existiam. A mudança surtiu efeito em um dos sentidos, porém, no sentido centro-bairro, os casos de acidentes só aumentaram.

Ao Correio do Estado, o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Ouro Preto, Márcio do Carmo Vieira Lima, informou que os motoristas abusam da velocidade quando avançam pelo semáforo, causando acidentes em um trecho onde o fluxo de veículos e de pedestres é intenso.

“Com a vinda dos supermercados atacadistas na região, a Avenida Gunter Hans ficou muito movimentada, e a distância entre um semáforo e outro, no sentido centro-bairro, ficou muito longa e sem nenhuma faixa para pedestres. Então, precisamos aqui de redutores de velocidade, lombada eletrônica ou quebra-molas para evitar os acidentes”, disse.

Pedestres que cruzam a avenida para irem às compras no supermercado ou para chegarem à escola mais próxima, no caso de estudantes, acabam se arriscando no trânsito, já que as faixas de pedestres dos semáforos estão muito distantes da entrada principal do atacadista – que está em funcionamento na região há um ano e quatro meses –, trecho de maior fluxo.

Além disso, o semáforo instalado no sentido centro-bairro é do tipo botoeira, ou seja, só fica fechado quando um pedestre solicita travessia apertando um botão.

“Já que esse semáforo do sentido centro-bairro é isolado, ninguém respeita a sinalização. Quando percebem que não vem ninguém atravessando, eles [motoristas] saem em velocidade”, descreveu o presidente da associação de moradores.

ACIDENTES

Conforme informado em matéria do Correio do Estado, na noite do dia 14 de dezembro do ano passado, o motociclista Luiz Carlos, de 41 anos, morreu após colidir contra meio-fio, cair no asfalto e ser atropelado por um carro na Avenida Gunter Hans.

O motociclista trafegava na esquina com a Rua da Enseada, sentido centro-bairro, quando perdeu o controle da moto, colidiu contra o meio-fio do canteiro central e caiu no asfalto, no meio da avenida. 

O capacete se desprendeu da cabeça no momento em que ele foi arremessado em direção ao solo.

De acordo com populares que presenciaram o acidente, em seguida, outro carro que vinha no mesmo sentido atropelou a vítima, passando por cima de sua cabeça.

O motorista do carro fugiu do local e não prestou socorro. Testemunhas acionaram a polícia e o Samu, mas Luiz morreu no local do acidente. Ele sofreu diversas lesões na região da cabeça.

Em 2022, a vítima foi Marcelo Dias Benites, de 41 anos. Na época, familiares e amigos se despediram e cobraram justiça pela morte da vítima com cartazes em mãos. Imagens de câmera de segurança mostraram que ele foi atropelado por uma caminhonete, no dia 21 de junho daquele ano.

O acidente ocorreu pouco antes das 20h. Benites atravessava a avenida e estava próximo da calçada quando foi atropelado.

Sem prestar socorro, o motorista fugiu. Marcelo foi levado para a Santa Casa, onde ficou internado, mas não resistiu aos ferimentos.

REIVINDICAÇÕES

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Ouro Preto, o problema na sinalização desse trecho mencionado na reportagem foi informado à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e à Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb).

Fiscais estiveram no local, mas não deram retornos positivos para a possibilidade de instalação de redutores de velocidade.

“Eles [fiscais] vieram aqui in loco, observaram todas as situações, mas disseram que não havia viabilidade de colocar redutores por causa de uma via arterial”, declarou Lima.

Jairo Dittrich, de 61 anos, que é comerciante há oito anos em frente à avenida, indigna-se com o excesso de velocidade de motoristas na Avenida Gunter Hans.

“Depois que o Atacadão veio para cá, estamos com um problema sério aqui de velocidade. Já houve óbitos no trânsito, tentaram resolver colocando os semáforos, mas isso não resolveu. O nosso problema aqui é a falta de lombadas, se não colocarem logo, pode ter mais pedestres sendo vítimas de atropelamento. Espero que os políticos empossados neste ano tomem providências”, concluiu Dittrich.

Dados do Grupo de Análise de Acidentes de Trânsito (Gaat) mostram que na Avenida Gunter Hans, em 2023, ocorreram 12 acidentes graves.

O Correio do Estado entrou em contato com a prefeitura sobre o tema, mas não obteve retorno até o fechamento.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Jovem furta TV de hotel, tenta fugir mas acaba preso pela polícia em MS

Criminoso também teria sido flagrando tentando furtar veículos nas proximidades do endereço durante a madrugada

07/01/2025 17h45

Delegacia de polícia de Rio Verde, onde o caso foi registrado

Delegacia de polícia de Rio Verde, onde o caso foi registrado Reprodução, PC

Continue Lendo...

Um jovem de 19 anos acabou preso pela polícia após tentar furtar uma televisão de hotel na manhã dessa segunda-feira (6), em Rio Verde, cidade a 204 quilômetros da capital Campo Grande.

Segundo informação da Polícia Civil de Rio Verde, tudo começou após o registro do boletim de ocorrência do furto. Além da tv, o criminoso teria levado consigo um receptor de antena parabólica e controles remotos. Além disso, o suspeito do crime também teria sido flagrado tentando furtar veículos nas proximidades do hotel durante a madrugada.

Após diligências, agentes da Polícia Militar conseguiram localizar o suspeito, que tentava fugir na rodoviária do município no final da tarde do mesmo dia. Durante a abordagem, o criminoso relatou ter trocado a televisão por drogas em um imóvel localizado no bairro Capão Verde.

A equipe policial então foi até o endereço relatado e conseguiu localizar a televisão furtada. O aparelho estava na casa de uma mulher de 23 anos, que admitiu ter comprado sem nota fiscal pelo preço de R$ 150 reais. No local, os policiais também encontraram uma pequena porção de maconha e R$ 113 em espécie.

Após checagem no sistema policial, os agentes constataram ainda que a mulher possui passagens criminais por tráfico de drogas. A suspeita foi presa em flagrante pelo crime de receptação dolosa.

O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

Festividades

Carnaval 2025 será em março; entenda o porquê

Data é móvel e definida a partir de eventos religiosos e astronômicos

07/01/2025 17h30

Carnaval de rua em Campo Grande

Carnaval de rua em Campo Grande Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Para aqueles brasileiros adeptos à teoria de que o ano só começa quando passa o Carnaval, 2025 vai iniciar um pouco mais tarde do que o costume. Isso porque dessa vez o Carnaval será comemorado em março, trazendo uma mudança no calendário tradicional da folia.

A festa mais aguardada do Brasil acontecerá entre os dias 1 e 5 de março, com o ponto alto da celebração ocorrendo na terça-feira, dia 4 de março.

Por que o Carnaval será em março?

A data do Carnaval é móvel e está diretamente relacionada a convenções astronômicas e religiosas, como o equinócio, o Domingo de Ramos e a Páscoa. Confira todas as variáveis que determinam a data do Carnaval:

  1. A Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul).
  2. O equinócio ocorre em 20 de março, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, e a primeira lua cheia após o evento ocorre de 12 a 20 de abril, data da Páscoa.
  3. O Carnaval sempre termina 40 dias antes do Domingo de Ramos, que antecede a Páscoa. 
  4. O Carnaval é comemorado exatamente 47 dias antes da Páscoa.

Datas do Carnaval 2025

  • Sábado de Carnaval: 1º de março
  • Domingo de Carnaval: 2 de março
  • Segunda-feira de Carnaval: 3 de março
  • Terça-feira de Carnaval: 4 de março
  • Quarta-feira de Cinzas: 5 de março

É importante notar que, embora o Carnaval não seja um feriado oficial em todo o Brasil, ele é frequentemente considerado um ponto facultativo, permitindo que muitas pessoas aproveitem a folia.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).