Cidades

ELOS | ULTIMA RATIO

Familiares de desembargadores são alvos da Polícia Federal; veja lista

Relação com 27 nomes traz desde magistrados aposentados; parentes entre sobrinhos e filhos e até advogado sócio de preso na Lama Asfáltica

Continue lendo...

Na manhã desta quinta-feira (24), a lista de alvos de busca e apreensão por parte da Polícia Federal traz desde filha e sobrinhos de desembargadores em Mato Grosso do Sul, até lobista interestadual e outros com ligações a antigos nomes da política local. 

Nessa Operação - cuja investigação começou em 2015, com a Lama Asfáltica que chegou a levar André Puccinelli à prisão - como bem acompanha o Correio do Estado, é apurado uma suposta corrupção sistêmica na cúpula dos poderes em MS. 

Com isso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou afastamento de: cinco desembargadores, um juiz de primeira instância e um conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, sendo, respectivamente: 

  • Marcos Brito;
  • Vladimir Abreu;
  • Sérgio Martins (presidente do TJ);
  • Sideni Pimentel;
  • Alexandre Aguiar Bastos;
  • Paulo Afonso de Oliveira e 
  • Osmar Domingues Jeronymo. 

Laços de sangue e história

Na relação dos alvos de busca e apreensão, os próprios sobrenomes não escondem os parentescos, como de Diego e Danillo Moya Jeronymo, que são sobrinhos do conselheiro do TCE afastado. 

Além deles, a atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB-MS) e candidata a reeleição, Camila Cavalcante Bastos, aparece como filha de Alexandre Bastos. 

Aqui, cabe a íntegra da nota pública emitida na manhã de hoje, com posicionamento a respeito da Operação Policial: 

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul, em razão dos fatos noticiados pela mídia nacional sobre a deflagração de operação policial, no Estado e nesta data envolvendo magistrados, conselheiro do TCE e advogados, vem a público declarar que está acompanhando as diligências por meio de sua Comissão de Defesa e Assistência.

A OABMS informa ainda que buscará acesso à integralidade do quanto investigado para, com rigor e respeito ao devido processo legal e a ampla defesa, apurar as responsabilidades em âmbito próprio.

Outros nomes da lista carregam nomes de desembargadores, como Marucs Vinicius e Ana Carolina, que com os sobrenomes: Machado Abreu da Silva, não escondem o parentesco com o também desembargador afastado. 

Mesmo caso de Rodrigo e Renata Gonçalves, que carregam junto o sobrenome de Sideni Soncini Pimentel e tiveram residências, escritórios e demais locais de trabalho como alvos de busca e apreensão. 

Na lista também aparece Divoncir Schreiner Maran Júnior, que carrega o nome do pai, ex-desembargador que soltou megatraficante e, agora, junto do filho, voltou a ser alvo da Polícia Federal. 

Quase que passando desapercebido na lista, outro nome com laços antigos nessa história é o do advogado Fábio Castro Leandro, que no passado atuou como procurador-geral de Gilmar Olarte e ex-sócio de André Puccinelli. O espaço fica aberto para possíveis posicionamentos dos citados.

Abaixo você confere a lista completa dos alvos de busca e apreensão:

  • 1) Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
  • 2) VLADIMIR ABREU DA SILVA – residência
  • 3) MARCUS VINICIUS MACHADO ABREU DA SILVA – residência e escritório
    de advocacia
  • 4) ANA CAROLINA MACHADO ABREU DA SILVA – residência e escritório de
    advocacia
  • 5) JULIO ROBERTO SIQUEIRA CARDOSO – residência
  • 6) NATACHA NEVES DE JONAS BASTOS – residência
  • 7) MAURO BOER – residência
  • 8) ALEXANDRE AGUIAR BASTOS – residência
  • 9) CAMILA CAVALCANTE BASTOS BATONI – residência e escritório
  • 10) SIDENI SONCINI PIMENTEL – residência
  • 11) RODRIGO GONÇALVES PIMENTEL – residência, escritório e demais locais de
    trabalho
  • 12) RENATA GONÇALVES PIMENTEL – residência e escritório
  • 13) SÉRGIO FERNANDES MARTINS – residência
  • 14) DIVONCIR SCHREINER MARAN – residência
  • 15) DIVONCIR SCHREINER MARAN JUNIOR – residência e escritório
  • 16) MARCOS JOSÉ DE BRITO RODRIGUES – residência
  • 17) DIOGO FERREIRA RODRIGUES – residência e escritório
  • 18) OSMAR DOMINGUES JERONYMO – residência
  • 19) FELIX JAYME NUNES DA CUNHA – residência
  • 20) EVERTON BARCELLOS DE SOUZA – residência
  • 21) DIEGO MOYA JERONYMO – residência
  • 22) DANILLO MOYA JERONYMO – residência
  • 23) PERCIVAL HENRIQUE DE SOUSA FERNANDES – residência
  • 24) PAULO AFONSO DE OLIVEIRA – residência
  • 25) FABIO CASTRO LEANDRO – residência
  • 26) ANDRESON DE OLIVEIRA GONÇALVES – residências em Brasília e Cuiabá,
    e locais de trabalho
  • 27) FLAVIO ALVES DE MORAIS - residência

**(Colaboraram Naiara Camargo; Neri Kaspary e Alanis Netto)

Assine o Correio do Estado

mão única

Agetran altera sentido de ruas no Jardim Bela Vista a partir de segunda-feira

As alterações também incluem a retirada das rotatórias da Avenida Rodolfo José Pinho, que serão substituídas por semáforos

23/06/2026 15h00

Reordenamento viário prevê retirada das rotatórias da Avenida e alteração de sentido de ruas no bairro

Reordenamento viário prevê retirada das rotatórias da Avenida e alteração de sentido de ruas no bairro Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) irá iniciar uma fase de reordenamento viário no bairro Jardim Bela Vista a partir da próxima segunda-feira (29). 

Inicialmente, duas vias na Rua dos Vendas passarão a ter sentido único, a fim de dar fluidez ao trânsito, que é impactado pela presença de cinco escolas no entorno, ocasionando em uma circulação de aproximadamento 2.770 veículos a cada meia hora na região. 

"A alteração na Rua dos Vendas começa pela implantação da continuidade da mão única na Rua Francisco Bento, entre a Ricardo Brandão e a Joaquim Murtinho, e depois na continuidade dos vendas na Luiz Dódaro, entre a Rodolfo José Pinho e a Avenida Eduardo Elias Zahran", explicou a diretora de Planejamento e Mobilidade Urbana da Agetran, Andréa Figueiredo. 

Esse reordenamento faz parte de um plano viário, que deve alterar mais rotas em torno do bairro, além da retirada das duas rotatórias na avenida Rodolfo José Pinho, que serão substituídas por semáforos. 

A necessidade das alterações, segundo Andrea, foi o aumento da quantidade de veículos, resultando um aumento de acidentes na região. Além disso, também vêm sendo implantados novos empreendimentos e em torno de 470 novas unidades habitacionais somadas às cinco escolas. 

"Antes de todas as intervenções, nós fazemos estudos, ouvimos a comunidade, os moradores, fazemos entrevistas pessoalmente com os moradores, realizamos reuniões com a comunidade local justamente para que a gente possa intervir. Nós precisamos estudar todos os impactos não só naquele ponto, mas em todo o entorno", afirmou o diretor presidente da Agetran, Ciro Vieira. 

As mudanças devem acontecer de forma gradual, por trechos, com avisos prévios, a fim de minimizar os impactos aos motoristas que utilizam os trechos. 

Entenda o que muda nas ruas do bairro: 

  • Rua Francisco Bento: A partir da Avenida Ricardo Brandão, a via passa a operar com sentido único em direção à Avenida Joaquim Murtinho, seguindo a mesma direção já adotada em outro trecho da via. 
  • Rua Jerônima Paes Benjamin: Adota o sentido único de fluxo em direção à Avenida Rodolfo José Pinho. 
  • Rua Fidelina da Silva Vendas: A partir da Rua Caetano Rosa, o tráfego operará exclusivamente em direção à Avenida Joaquim Murtinho. 
  • Rua Patagônia: A partir da Rua Caetano Rosa, a via passa a fluir apenas em direção à Avenida Rodolfo José Pinho. 
  • Rua Augusto Figueiredo: A partir da Rua Caetano Rosa, o deslocamento de veículos ocorrerá somente em direção à Avenida Joaquim Murtinho. 
  • Rua Luiz Dodero: A partir da Avenida Rodolfo José Pinho, a rua passa a operar em direção à Avenida Eduardo Elias Zahran.

Somente após as mudanças de sentido nas vias, serão implantados os semáforos no lugar das rotatórias nos cruzamentos na Rua dos Vendas e da Chaad Scaff. 

"A retirada da rotatória é o ponto mais crítico, porque ele envolve interdições, desvios de tráfego, então os semáforos serão colocados por último, quando já tivermos o reordenamento funcionando das mãos únicas no entorno no bairro", explicou a diretora. 

A estimativa da Agetran é que as intervenções durem de 15 a 20 dias.

Reordenamento viário prevê retirada das rotatórias da Avenida e alteração de sentido de ruas no bairroMapa das alterações previstas para os próximos 20 dias / Fonte: Agetran

Orientações

Para os motoristas que trafegam no local diariamente, a orientação é que tenham cautela e sigam as orientações dos agentes de trânsito que estarão no local. 

"Todo reordenamento, como é feito por partes, causa um pouco de transtorno no início, mas nós teremos o apoio dos agentes, de sinalizações e informações sobre os dias que iniciarãos os trechos das intervenções. O que a gente pede para todo mundo é que a população do entorno tenha paciência", pediu o diretor presidente Ciro Vieira. 

Além disso, também é recomendado que, se possível, os motoristas busquem rotas alternativas durante o período, que também serão disponibilizadas pela Agetran, além de diminuir a velocidade nos locais e observar as sinalizações indicadas. 

 

INTERIOR

MS abre nesta quarta sessões que tiram água para aldeias de Dourados do papel

Empresas que participam dos processos são avisadas sobre divulgação da análise de proposta e manifestação de recurso em certames em prol das Terras Indígenas Jaguapiru e Bororó

23/06/2026 13h13

Sanesul adiantou que ordens de serviço para obras de água em aldeias indígenas devem sair antes do início do prazo eleitoral. 

Sanesul adiantou que ordens de serviço para obras de água em aldeias indígenas devem sair antes do início do prazo eleitoral.  Divulgação: Governo do Estado

Continue Lendo...

Conforme divulgado através da edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial Eletrônico (DOE), o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul realiza amanhã (24) as sessões para divulgação das análises sobre as propostas que buscam tirar do papel a água que deve beneficiar Terras Indígenas (T.I) de Dourados. 

Vale destacar que a sessão referente às obras de implantação do sistema de abastecimento de água da Aldeia Bororó, etapa 01 perfuração do poço, está marcada para às 14h30 desta quarta-feira (24). 

O endereço para acompanhar o prosseguimento da sessão trata-se do próprio portal de licitações da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) - que você acessa CLICANDO AQUI -. Já o andamento referente à obra de implantação do sistema de abastecimento de água para a Aldeia Jaguapiru está marcado para começar trinta minutos depois, às 15h. 

Durante evento de apresentação de estudo do Instituto Trata Brasil ontem (22), na Governadoria de MS, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio da Silva, adiantou que as ordens de serviço para executar obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água em aldeias indígenas devem sair antes do início do prazo eleitoral. 

Ainda segundo o diretor-presidente, serão dois processos, um abrangendo Dourados e Itaporã, cuja licitação já foi aberta e houve sucesso no processo licitatório, e um segundo contemplando os municípios de Japorã e Tacuru. 

Indígenas sem água

Há tempos a falta de água potável é um problema recorrente para os povos originários sul-mato-grossenses. Em 16 de janeiro deste ano, a Sanesul informou o investimento de R$50.766.282,00 para a implantação de sistemas de abastecimento de água potável nas aldeias.

Sistemas de abastecimento que contam com captação de água por meio de poços tubulares, vazão de até 150 mil litros por hora, tratamento com cloração, reservatórios, além de tanques elevados e redes de distribuição com ligações domiciliares, foi divulgado os recursos seriam distribuídos da seguinte forma: 

  • R$24,3 milhões para a Jaguapiru;
  • R$26,4 milhões para a Bororó.

Já em abril deste ano o ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Lucia Alberta Andrade de Oliveira, assinaram a permissão para que as obras em busca de água potável ocorram nessas localidades, após mais de 100 anos da criação dessas reservas.

Somente para a Aldeia Bororó, esse sistema em questão foi dimensionado para atender a uma população de 14.179 habitantes, com o serviço para a Jaguapiru tendo a capacidade prevista de atender ainda mais pessoas, 15.304 habitantes até 2033.

Também cabe frisar que todos esses investimentos só saíram do papel após protestos dos povos originários de ambas as aldeias pela falta de água na região, em novembro de 2024, ocasião em que  Governo do Mato Grosso do Sul chegou a oferecer dois litros de água por indígena para que a rodovia MS-156 fosse liberada. 

Como esse bloqueio foi removido por agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar, e com alegada truculência, várias medidas foram anunciadas e algumas chegaram a ser feitas. Ainda em 2025 o governo de MS realizou a entrega de dois caminhões-pipa para abastecimento emergencial das aldeias Jaguapiru e Bororó. 

Veículos com capacidade para transportar 15 mil litros de água cada, os caminhões-pipa foram adquiridos com investimento de R$1,5 milhão, recurso viabilizado através do governo em parceria com a emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende (PSDB). Houve também a perfuração de dois poços, com investimento de aproximadamente R$490 mil.

Além disso, o governo federal disponibilizou outros R$2 milhões para perfuração de outros poços. Pelo menos 18 foram perfurados no intervalo entre abril e junho de 2025, conforme balanço do Ministério dos Povos Indígenas.

Caixas d’água com capacidade para comportar 30 mil litros também foram instaladas em alguns pontos das aldeias. Em junho do ano passado, porém, uma delas desabou na aldeia Jaguapiru. Além dessa, 19 haviam sido instaladas na região.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).