Após diversas reclamações sobre erros no edital e de redações zeradas no vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2024 (UFMS), a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Cultura (Fapec), dá esclarecimentos sobre o ocorrido.
De acordo com a Fapec, o vestibular teve 12.622 participantes e das redações analisadas, 401 tiveram a prova zerada e apenas 1.169 apresentaram recursos, entre os dias 12 e 14 de janeiro, só que nem todos eram contra a avaliação dada à redação.
"Após a publicação do resultado preliminar recebemos um total de 1.169 recursos no Vestibular Presencial UFMS 2024, ou seja, 9,2% dos candidatos interpuseram recurso da redação", diz a Fapec.
Os vestibulandos tiveram que produzir texto dissertativo relacionado ao “direito de acesso à arte como condição humana” e a Fapec justifica que as baixas notas e as redações zeradas se deram ao não cumprimento de critérios básicos na estrutura da redação, como: adequação/fuga ao tema, organização textual, estrutura dissertativo-argumentativa, coesão e emprego da norma padrão.
"Por descumprimento aos critérios e requisitos do Edital, 401 candidatos zeraram a redação e, por de fuga ao tema e/ou à tipologia textual proposta 6.203 candidatos receberam a nota 100 (cem), portanto não zeraram", explica a Fapec.
Já na prova digital o tema foi “a problemática de filtros nas redes sociais, desde a regulamentação do uso até a conscientização”, mas essa foi aplicada pela Fundação Vunesp e ninguém tirou a nota mínima, o que levantou mais suspeitas em relação a banca avaliadora.
"Por outro lado, candidatos que receberam a nota 100 (cem) na redação do PSV-UFMS 2024 em casos de fuga ao tema e/ou à tipologia textual proposta não são eliminados ou desclassificados", acrescenta a Fapec.
Recursos
Cabe destacar que a análise dos recursos vai até o dia 26 de janeiro, só então será divulgado o resultado final do vestibular. Até lá, informou a Fapec, os candidatos que questionaram a nota recebida na redação terão o texto corrigido novamente.
"O prazo para apreciação e avaliação dos recursos encontra-se previsto em Edital, assim, o candidato deve aguardar a divulgação do resultado final no dia 26 de janeiro para que possa conferir a avaliação de seus recursos interpostos, na aba “Área do Candidato” do site fapec.org/concursos, cujo acesso é exclusivo dele", reitera a Fapec.
Por fim, a Fapec ressalta que foi aberto o mesmo período de recurso para os candidatos da prova digital, sendo a avaliação dos recursos realizadas pela referida banca.
"A fase de recursos respeita estritamente as condições previstas em Edital, sendo a avaliação justificada pelo corretor/revisor. Não vemos a possibilidade de erro, principalmente pelo controle e conferência de qualidade e técnica adotada em todo o procedimento. Os candidatos que receberam a nota 100 (cem) na redação do PSV-UFMS 2024 em casos de fuga ao tema e/ou à tipologia textual proposta não zeraram a prova, bem como não foram eliminados ou desclassificados", justifica a Fapec.
Avaliação
A Fapec esclarece ainda que conforme previsto em edital, a Prova de Redação será avaliada de zero a 1000 (mil) pontos, dentro dos critérios e requisitos estabelecidos, objetivando compor a Nota Final (NF) do candidato.
Ainda de acordo com o edital, no item 12.4, estão as hipóteses em que os candidatos poderão receber a nota zero, estando previstos que esses serão desclassificados.
"O Edital contém todas as condições de realização da prova, critérios e requisitos de avaliação de cada etapa, inclusive da prova de redação. A FAPEC, atuando através de sua banca de correção, primando pela legalidade e isonomia, cumpriu exatamente o que estava previsto em Edital.
Já quanto a correção da redação, a Fapec afirma que a prova passa, cada uma, por dois corretores. Além disso, na “Área do Candidato” é disponibilizado o espelho de correção, justamente para dar transparência quanto a observância dos critérios e possibilitar ao candidato o direito de recurso.
"Nossa banca prima pelo cumprimento do Edital, qualidade dos profissionais que avaliam as correções, pela garantia da transparência, imparcialidade e isonomia", garante a Fapec.
Cancelamento da redação
Questionada sobre a possiblidade de cancelar ou anular esta etapa das provas na soma do resultado final do Vestibular UFMS 2024, a Fapec garante que não existe essa possibilidade.
"O cancelamento da etapa somente ocorreria na hipótese de erro grosseiro e descumprimento do Edital pela banca, o que não ocorreu. Pelo contrário, o que estava previsto em Edital foi integralmente aplicado. Qualquer decisão em sentido contrário à esta não cabe à FAPEC tomar, visto que ela é contratada para executar os certames e seguir os prazos e condições previstos em edital, solicitados pelo contratante", finaliza a Fapec.





