Feira de adoção ocorre neste domingo (13), das 9h às 12h, na Praça Bolívia, localizada na esquina da rua das Garças com Aníbal de Mendonça, bairro Coophafé, em Campo Grande.
São 70 animais, filhotes, entre cães e gatos, machos e fêmeas, disponíveis para adoção.
Os animais estão vacinados, vermifugados, castrados e com avaliação veterinária em dia. Os que ainda não têm idade para castrar, terão a castração garantida no futuro.
Interessados em adotar um animal devem ser maior de 18 anos e apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
O objetivo é encontrar um novo lar para animais que foram resgatados em situação de abandono e maus-tratos.
A realização é da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG).
A adoção também ocorre de maneira permanente, todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Senador Filinto Muller, número 1.601, vila Ipiranga, em Campo Grande.
O CCZ funciona de segunda a sexta-feira das 17h às 19h30min e sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.
SRD
Os cachorros vira-latas, também conhecidos como SRD (sem raça definida), são os pets mais comuns entre os adotados pelos brasileiros.
Espertos, agitados, cheios de amor, carinhosos e fiéis aos seus tutores, estão presentes na maioria dos lares do país. O dia do cachorro vira-lata é celebrado, anualmente, em 31 de julho.
Porém, ainda estão entre os que mais sofrem abandono e maus-tratos.
Segundo censo realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em 2021, a estimativa de animais em situação de abandono naquele ano, em Campo Grande, foi de aproximadamente 12.500.
NÚMEROS
A Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea) atendeu, entre janeiro e maio deste ano, 9.272 animais, sendo 5.017 cães e 4.255 gatos. Além disso, realiza uma feira de adoção por mês.
Os serviços oferecidos são consultas veterinárias, vacinação antirrábica e polivalente (para cães), vermifugação, administração de medicamentos para controle de pulgas e carrapatos, microchipagem, avaliação para castração e encaminhamento para cirurgias. Todos esses serviços são gratuitos e visam atender tutores em situação de vulnerabilidade social.
O serviço mais procurado é a castração, com 5.534 animais encaminhados para uma das nove clínicas credenciadas pela Prefeitura, média de 1.106 animais encaminhados por mês.
A Subea atua por meio de três frentes principais de atendimento:
- Unidade Central (Ubea), que oferece 30 senhas diárias – 10 para castração e 20 para consultas
- Consultório Móvel Veterinário, que semanalmente está em um bairro diferente, levando atendimento básico às regiões mais afastadas;
- Programa Subea Itinerante, voltado para ONGs e tutores que abrigam mais de 15 animais em suas residências.
SERVIÇO
Data: 8 de junho de 2025 (domingo)
Local: Praça da Bolívia - rua Aníbal de Mendonça com rua das Garças, bairro Coophafé
Horário: 9h às 12




