Cidades

ABSTENÇÃO

Fez o Enem? Veja quantos candidatos faltaram ao 1º dia de prova

Próximo fim de semana terá a segunda rodada de provas

Continue lendo...

Em Mato Grosso do Sul, 17.655 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram ao primeiro dia de provas, nesse domingo (3). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o montante resulta em uma abstenção de 25,1%.

O índice foi o quinto maior no Brasil. O estado campeão em faltas foi o Amazonas, com 31,1% de ausência, seguido pelo Mato Grosso (25,9%), Roraima (25,3%) e Rondônia (25,2%). Quem não conseguiu fazer a prova por conta de problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia, etc poderá pedir a reaplicação do exame, agendado para os dias 10 e 11 de dezembro.

Em todo o Brasil havia 5.095.388 inscritos no Enem, dos quais 3.920.638 foram fazer o exame, o que resulta em um porcentual de presença de 77% e de 23% de ausência (1.174.750 de candidatos). O Inep informou que esses dados são preliminares. Os definitivos serão aplicados pelo consórcio aplicador da prova na divulgação dos resultados.

Foram eliminados 376 candidatos, resultado das novas regras para garantir a segurança. A principal delas foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Nesse número, também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

COMO FOI A PROVA

Calor, tempo seco, medo de perder o horário e a vontade de fazer a tão sonhada faculdade. Tudo isso marcou o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Os portões dos locais de prova abriram pontualmente às 11h e fecharam ao meio-dia no horário local. Os candidatos precisaram ter muita atenção quanto ao relógio, já que as informações oficiais sobre a prova sempre usam o horário de Brasília.

Essa confusão fez Denner Pereira Bento, 17 anos, perder a prova. “Achei que o portão fechava 13h no horário de Mato Grosso do Sul. Me confundi com o horário de Brasília”, disse o garoto.

Quem chegou com antecedência enfrentou calor de 33°C com sensação térmica de 37°C segundo o meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp. Faltou espaço para acomodar tanta gente na sombra. Muitos se espremiam embaixo das árvores e nos abrigos dos pontos de ônibus e alguns tiveram que esperar no sol.

Todos correram para dentro da universidade assim que liberados não apenas para encontrar a sala, mas para aproveitar os condicionadores de ar das salas e se refrescarem um pouco.

Quem gostou do calor foram os vendedores de plantão. Além de acadêmicos de vários cursos angariando fundos para formaturas, associações atléticas e centros acadêmicos, houve ainda os ambulantes que além das bebidas também ofereciam “geladinhos” para aliviar o calor dos candidatos.

A REDAÇÃO

Tema do texto dissertativo-argumentativo (Democratização do acesso junto ao cinema no Brasil) surpreendeu os candidatos. Estudantes que fizeram a prova na Capital foram unânimes ao afirmar ao Correio do Estado que apostavam em outros temas mais em evidência atualmente.

O tema foi divulgado após às 12h30, no horário local, quando o exame começou a ser aplicado em todo o país.

No próximo domingo (10), são cinco horas para responder às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática, totalizando 180 perguntas. O acesso às salas é liberado com a apresentação de documento de identidade oficial com foto.

 

Previsão do tempo

Semana será de calor e pancadas de chuva em MS

Festividades natalinas serão marcadas por clima típico de verão, com alternância entre períodos de sol, calor intenso e pancadas de chuva

21/12/2025 10h15

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A semana de festividades natalinas será marcada por clima típico de verão, com alternância entre períodos de sol, calor intenso e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, é o que indicam as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

As condições se destacam em virtude da instabilidade climática que atinge o Estado, fatores que causarão oscilações de temperatura, onde a chuva deve ser marcante já no início da semana, enquanto o calor ganha força nos dias seguintes.

A segunda-feira (22) começa com céu carregado e chuva em várias cidades, sobretudo em Campo Grande com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas. Os volumes podem ser significativos em pontos isolados não só da Capital, mas em municípios adjacentes como Bandeirantes e Jaraguari. Nessa região, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas em torno dos 32°C mínimas próximas dos 22°C. 

Na terça-feira (23), o cenário pouco muda, e a instabilidade segue presente, especialmente à tarde e à noite, quando são esperadas novas pancadas de chuva e trovoadas, mantendo o tempo abafado.

A partir da quarta-feira (24), véspera de natal, a tendência é de redução das chuvas e aumento da presença do sol. O tempo fica mais firme, com variação de nebulosidade, e as temperaturas sobem, podendo alcançar a faixa dos 33°C e 34°C em diversos municípios como Sonora e Cassilândia. 

No feriado de quinta-feira (25), o calor se intensifica ainda mais, com predomínio de sol e poucas nuvens, característica comum do verão sul-mato-grossense, e noites quentes em todo o estado.

Já na sexta-feira e no sábado, o sol aparece com mais frequência, mas o calor e a umidade favorecem a formação de pancadas isoladas de chuva, principalmente no período da tarde. As máximas seguem elevadas, variando entre 32°C e 34°C, enquanto as mínimas ficam acima dos 23°C, mantendo a sensação de tempo abafado.

Em Dourados e Ponta Porã, porção sul do estado, os termômetros devem marcar  médias entre 24 °C e 31 °C, calor típico de verão com possibilidade de pancadas de chuva isoladas.

Em Três Lagoas e Corumbá, o clima deve se estabelecer entre 23°C e 32°C com variação de sol e chuva e picos de alta temperatura que podem atingir a casa dos 35°C.

Coxim, Naviraí e Nova Andradina, as estimativas médias ficam entre 23 °C e 31 °C.

Saiba*

Ao longo da semana, a recomendação é de atenção redobrada aos avisos meteorológicos, sobretudo nos dias de maior instabilidade, além de cuidados com o calor intenso, como hidratação constante e proteção contra o sol. 

Assine o Correio do Estado

Veja

Com recesso de fim de ano, Detran-MS adota escala diferente de atendimento

Funcionamento ocorre normalmente nos dias 22 e 23 de dezembro e também em 29 e 30 de dezembro

21/12/2025 09h00

Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) manterá o atendimento presencial nas agências de todo o Estado somente entre as segundas e terças que antecedem o Natal e o Ano-Novo.

Conforme a escala especial de fim de ano, o funcionamento ocorre normalmente nos dias 22 e 23 de dezembro e também em 29 e 30 de dezembro, no horário regular das unidades: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, com exceção das agências instaladas em shoppings, que seguem horários diferenciados.

De acordo com o Decreto “E” nº 2, de 16 de janeiro de 2025, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais nos dias 24 (quarta-feira), 25 (quinta-feira) e 26 de dezembro (sexta-feira), em razão do feriado de Natal e de pontos facultativos. Também não haverá atendimento presencial no dia 31 de dezembro (quarta-feira).

Já o Decreto “E” nº 46, de 24 de novembro de 2025, que estabelece os feriados e pontos facultativos de 2026, define o dia 1º de janeiro (quinta-feira) como feriado nacional e o dia 2 de janeiro de 2026 (sexta-feira) como ponto facultativo.

Durante os dias sem expediente presencial, o Detran-MS seguirá oferecendo serviços digitais à população. Será possível realizar consultas e emitir guias por meio do Portal de Serviços Meu Detran, do aplicativo Meu Detran MS e da atendente virtual Glória, disponível via WhatsApp pelo número (67) 3368-5000.

O órgão alerta ainda para o funcionamento do sistema bancário no período. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no Natal de 2025 os bancos não abrem no dia 25 de dezembro e, no dia 24, funcionam em horário reduzido, até as 11h. No fim de ano, as instituições financeiras não terão expediente no dia 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro, retomando o atendimento normal nos dias úteis entre os feriados.

A orientação do Detran-MS é que os usuários se programem com antecedência para pagamentos e cumprimento de prazos, evitando transtornos durante o período de recesso.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).