Cidades

MATO GROSSO DO SUL

Fogo no Pantanal já queimou 20 mil hectares em uma semana e está descontrolado

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul atua até no período noturno e inclusive aeronave foi acionada a partir de hoje (07) para auxiliar no combate às chamas

Continue lendo...

Com o Pantanal em chamas o total em área queimada já se aproxima de 20 mil hectares, e para auxiliar no combate a dois focos de incêndio na região do Paraguai Mirim (próximo à Escola Jatobazinho), o Corpo de Bombeiros Militar vai usar a partir da manhã de hoje (07) até uma aeronave Air Tractor para tentar extinguir as chamas. 

Segundo balanço da Operação Pantanal obtido com a Diretoria de Proteção Ambiental, só a soma essa área queimada pelos dois pontos de incêndio no Paraguai Mirim passa de 10,3 mil hectares destruídos pelas chamas desde a última sexta-feira (31 de maio).

Pelo menos 80 agentes estão envolvidos no combate às chamas, o que inclui dois bombeiros militares do Grupamento Aéreo, sendo que o auxílio da Air Tractor começa na manhã de hoje (07) e o uso da aeronave Harpia 01 para deslocar guarnições para as regiões alagadas.

Área queimada

Segunda a DPA do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, os cinco focos principais que estão sendo combatidos tiveram início nas seguintes datas: 

  • 05 de junho | foco em Fort Coimbra
  • 31 de maio  | foco próximo ao Porto Laranjeira
  • 05 de junho | foco próximo à escola Jatobazinho
  • 02 de junho | foco na Região próximo a Corumbá;
  • 05 de junho | foco próximo ao Frigorífico Caimasul: 

Se somadas as áreas queimadas desses focos já são 19.151 hectares consumidos, segundo dados atualizados até a noite desta quinta-feira (06), sendo que até mesmo no período noturno a equipe segue com monitoramento e combate.

Grande parte desse total corresponde à área queimada na região do Paraguai Mirim, onde os dois focos principais consumiram 10.381 hectares; seguido pelo ponto próximo à cidade de Corumbá, onde 7.440 ha foram destruídos pelas chamas. 

Fogo e fumaça

Além das proporções devastadoras para a fauna e flora local, as chamas trazem também outro problema para a população, a fumaça que polui o ar e prejudica a saúde. 

No início da semana o Correio do Estado mostrou que desde sábado (1º de junho), os moradores locais viram o céu da Cidade Branca ficar cinza devido o produto do incêndio em vegetação verde.

Como bem destacou o Capitão Pedroso, da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, a coloração esbranquiçada da fumaça se dá pelo tipo de material que o fogo consome. 

Nesse caso específico trata-se ainda de incêndio em vegetação verde e úmida, definido pelo capitão como "queima incompleta". 

"Tem também grande área alagada nessa região, por isso, que dá essa coloração aí para fumaça", indica o chefe de operações do sistema de comando de incidentes. 

Assine o Correio do Estado

AGRESSÃO

Homem é preso em flagrante por agredir enteada de 2 anos em MS

O homem de 20 anos foi preso após denúncia anônima e registros em câmera de segurança

18/06/2025 18h00

Homem é preso em flagrante por agredir enteada de 2 anos em MS

Homem é preso em flagrante por agredir enteada de 2 anos em MS Reprodução/PCMS

Continue Lendo...

Um homem de 20 anos foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (18) em Paranaíba por agredir a enteada de dois anos de idade. 

De acordo com informações da Polícia Civil, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba recebeu uma denúncia anônima de que o rapaz estaria agredindo uma criança nos fundos de um estabelecimento comercial. 

As agressões foram registradas por câmeras de segurança, na Rua Linderbeg.

Nas imagens, é possível ver que o homem deixa a criança andar sozinha pela calçada. Com dificuldade, ela tenta passar pelos obstáculos, o que faz com que ela fique para trás, aos passos do homem. Ele espera pela menina impaciente. 

Em determinado momento, ela estende a mão pedindo ajuda para subir o degrau da calçada. O homem a pega pela mão, a levanta, chacoalha a criança no ar e a joga no chão. Em seguida, a coloca em seu colo e sai andando. 

A cena causou revolta na vizinhança. É possível ver, nas imagens, quando dois outros homens se aproximam e discutem com o rapaz. 

O homem foi localizado em seu local de trabalho, onde foi preso e conduzido em até a delegacia. 

A mãe da criança foi localizada e reconheceu a filha nas imagens, confirmando os fatos quando a criança compareceu à delegacia com a mesma roupa da gravação (um casaco rosa). 

Veja o vídeo abaixo. 

Agressão a crianças

A agressão contra crianças é considerada crime, independentemente da forma (física ou psicológica), e pode ter diferentes tipos de punição dependendo da gravidade e da natureza da agressão. 

A Lei da Palmada (Lei nº 13.010/2010) prevê sanções para pais ou responsáveis que praticarem castigos físicos ou tratamentos cruéis e degradantes contra crianças e adolescentes.

Tipos de Crime e Punições:

  • Maus-tratos (art. 136 do Código Penal): A pena é de 2 meses a 1 ano de detenção e multa, podendo ser aumentada se resultar lesão corporal (1 a 4 anos de reclusão) ou morte (4 a 12 anos de reclusão). 
  • Lei da Palmada (art. 18-B do ECA): Prevê punições como encaminhamento a programas de proteção à família, tratamento psicológico, cursos ou programas de orientação e advertência. 
  • Tortura (art. 1º da Lei nº 9.455/97): Se a agressão envolver tortura, as penas podem ser muito mais elevadas. 

É fundamental denunciar qualquer caso de agressão contra crianças para proteger a criança e garantir que o agressor seja responsabilizado.

A denúncia pode ser feita através do Disque 100, do Disque Direitos Humanos (121) ou na Delegacia de Polícia mais próxima.
 

Cidades

Cliente que caiu em supermercado vai receber pensão vitalícia

A Justiça condenou o estabelecimento a indenizar a consumidora que escorregou em um líquido e, ao cair, fraturou o pulso, o que resultou em comprometimento permanente

18/06/2025 17h43

Crédito: Freepik

Continue Lendo...

Uma consumidora que caiu ao escorregar em um líquido viscoso e transparente em um supermercado vai receber pensão mensal vitalícia, além de R$ 8 mil por danos morais, em Campo Grande.

O acidente ocorreu no dia 29 de junho de 2022, enquanto a cliente passava próximo aos caixas do estabelecimento e acabou escorregando no líquido e caindo. Com a queda, ela sofreu uma fratura no punho e teve comprometimento parcial e permanente.

A mulher relatou que, devido ao acidente, não consegue mais realizar atividades básicas de autocuidado, arrumar a casa e, por isso, solicitou indenização por danos morais e pensão mensal.

O supermercado, por sua vez, apontou a vítima como única culpada pela queda e negou qualquer responsabilidade pelo acidente, além de alegar que a situação não justificaria pagamento de indenização.

No entanto, a 5ª Vara Cível de Campo Grande condenou o supermercado a pagar pensão correspondente a 50% do salário mínimo, além de R$ 8 mil por danos morais. A decisão foi proferida pelo juiz Wilson Leite Corrêa.

O magistrado reconheceu que o acidente foi comprovado por boletim de ocorrência, fotos e laudos médicos, e que o laudo pericial indicou sequelas permanentes decorrentes da queda.

O juiz também frisou que o supermercado não apresentou provas suficientes para afastar sua responsabilidade, como imagens do circuito de câmeras de segurança ou depoimentos de funcionários.

Portanto, concluiu que houve falha na prestação do serviço, caracterizando responsabilidade objetiva do supermercado, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).