Cidades

Oportunidade

Funsat terá mais de 2 mil vagas de emprego na segunda (11)

Dentre as oportunidades, mais da metade não exige experiência prévia

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A Fundação Social do Trabalho (Funsat) terá 2.142 vagas de emprego em Campo Grande na próxima segunda-feira (11). As vagas exigem diferentes níveis de escolaridade e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.

O processo seletivo possui 1.238 vagas que não exigem experiência anterior, além de 32 vagas reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD) e 2 vagas de emprego temporário.

Para participar da seleção, os candidatos devem comparecer presencialmente à sede da Funsat, das 7h às 17h, na Rua 14 de Julho, 992 – Vila Glória. É necessário apresentar documentos pessoais com foto e Carteira de Trabalho física ou digital.

Vagas disponíveis

  • Açougueiro - 3 vagas
  • Açougueiro desossador - 1 vaga
  • Advogado previdenciário - 1 vaga
  • Agente de viagem - 1 vaga (não exige experiência)
  • Ajudante de açougueiro (comércio) - 3 vagas
  • Ajudante de carga e descarga de mercadoria - 39 vagas (não exige experiência)
  • Ajudante de estruturas metálicas - 3 vagas (não exige experiência)
  • Ajudante de motorista - 1 vaga (não exige experiência)
  • Ajudante de obras - 6 vagas (não exige experiência)
  • Ajudante de pátio de sucata - 3 vagas (não exige experiência)
  • Ajudante de reflorestamento - 20 vagas (não exige experiência)
  • Alinhador de pneus - 2 vagas
  • Almoxarife - 3 vagas (PcD)
  • Analista de logistica - 1 vaga
  • Analista de recursos humanos - 1 vaga (temporária)
  • Animador de eventos - 1 vaga (não exige experiência)
  • Apontador de cartões de ponto - 1 vaga
  • Armador de estrutura de concreto armado - 10 vagas
  • Armador de ferragens na construção civil - 1 vaga
  • Assistente administrativo - 3 vagas
  • Assistente de prevenção de perdas - 5 vagas (não exige experiência)
  • Assistente de vendas - 5 vagas (não exige experiência)
  • Atendente balconista - 7 vagas (não exige experiência)
  • Atendente de balcão - 7 vagas (não exige experiência)
  • Atendente de berçário - 1 vaga (não exige experiência, PcD)
  • Atendente de farmácia (balconista) - 10 vagas (não exige experiência, PcD)
  • Atendente de lanchonete - 12 vagas (não exige experiência)
  • Atendente de lojas - 23 vagas (não exige experiência)
  • Atendente de lojas e mercados - 5 vagas (não exige experiência)
  • Atendente de mesa - 2 vagas
  • Atendente de padaria - 62 vagas (não exige experiência)
  • Atendente de peixaria - 1 vaga (não exige experiência)
  • Atendente de telemarketing - 100 vagas (não exige experiência)
  • Atendente do setor de frios e laticínios - 17 vagas (não exige experiência)
  • Auxiliar administrativo - 13 vagas (não exige experiência, PcD)
  • Auxiliar de armazenamento - 2 vagas (não exige experiência)
  • Auxiliar de cozinha - 14 vagas (não exige experiência)
  • Auxiliar de desenvolvimento infantil - 1 vaga
  • Auxiliar de estoque - 22 vagas (não exige experiência, PcD)
  • Auxiliar de laboratório de análises clínicas - 23 vagas
  • Auxiliar de lavanderia - 11 vagas (não exige experiência, PcD)
  • Auxiliar de limpeza - 53 vagas (não exige experiência, PcD)
  • Auxiliar de linha de produção - 249 vagas (não exige experiência, PcD)
  • Auxiliar de logística - 2 vagas
  • Auxiliar de manutenção de edificações - 1 vaga (não exige experiência)
  • Auxiliar de manutenção predial - 4 vagas
  • Auxiliar de marceneiro - 1 vaga
  • Auxiliar de mecânico de autos - 10 vagas (não exige experiência)
  • Auxiliar de serviços gerais (na confecção de roupas) - 1 vaga (não exige experiência)
  • Auxiliar de técnico de controle de qualidade - 1 vaga (não exige experiência)
  • Auxiliar mecânico de refrigeração - 3 vagas (não exige experiência)
  • Auxiliar nos serviços de alimentação - 157 vagas (não exige experiência)
  • Auxiliar técnico de montagem - 6 vagas (não exige experiência)
  • Auxiliar técnico de refrigeração - 1 vaga
  • Auxiliar técnico na mecânica de máquinas - 1 vaga
  • Balanceador - 1 vaga
  • Balconista de açougue - 29 vagas (não exige experiência)
  • Camareira de hotel - 1 vaga (não exige experiência)
  • Camareiro de hotel - 1 vaga (não exige experiência)
  • Campeiro (na pecuária) - 1 vaga
  • Capataz rural - 1 vaga
  • Carpinteiro (obras) - 1 vaga
  • Churrasqueiro - 2 vagas
  • Colador de cartazes - 3 vagas (não exige experiência)
  • Comprador  - 1 vaga
  • Confeiteiro  - 1 vaga (não exige experiência)
  • Conferente de carga e descarga - 2 vagas
  • Conferente de controle de produção - 1 vaga (não exige experiência)
  • Consultor de vendas - 30 vagas (não exige experiência)
  • Controlador de pragas - 1 vaga (não exige experiência)
  • Copeiro - 12 vagas (não exige experiência, PcD)
  • Copeiro de hospital - 14 vagas (não exige experiência)
  • Costureira em geral - 7 vagas
  • Cozinheiro de restaurante - 1 vaga
  • Cozinheiro do serviço doméstico - 2 vagas
  • Cozinheiro geral - 11 vagas (não exige experiência)
  • Cuidador de idosos domiciliar - 1 vaga
  • Cumim - 2 vagas (não exige experiência)
  • Eletricista - 1 vaga
  • Eletricista de instalações - 1 vaga
  • Eletricista de instalações (veículos automotores e máquinas operatrizes, exceto aeronaves e embarcações) - 1 vaga
  • Eletricista de manutenção industrial - 2 vagas
  • Eletrotécnico - 1 vaga
  • Emendador de cabos elétricos e telefônicos (aéreos e subterrâneos) - 20 vagas (não exige experiência)
  • Empregado doméstico nos serviços gerais - 9 vagas (não exige experiência)
  • Empregado doméstico (faxineiro) - 2 vagas
  • Encarregado de estoque - 1 vaga
  • Encarregado de manutenção - 2 vagas (não exige experiência)
  • Encarregado de supermercado - 10 vagas
  • Encarregado de telemarketing - 1 vaga
  • Enxugador e acabador na lavagem de veículos - 6 vagas (não exige experiência)
  • Escriturário - 1 vaga (não exige experiência, PcD)
  • Esteticista - 4 vagas (não exige experiência)
  • Estoquista - 5 vagas
  • Farmacêutico - 6 vagas (não exige experiência)
  • Faturista - 1 vagas
  • Fiel de depósito - 6 vagas (não exige experiência)
  • Fiscal de caixa - 10 vagas
  • Fiscal de loja - 10 vagas
  • Fiscal de segurança - 1 vaga
  • Fisioterapeuta geral - 2 vagas (não exige experiência)
  • Fonoaudiólogo geral - 1 vaga
  • Forneiro de padaria - 1 vaga
  • Frentista - 8 vagas
  • Funileiro de veículos (reparação) - 1 vaga
  • Garçom - 3 vagas
  • Gerente de frota - 1 vaga
  • Gerente de mercado - 1 vaga
  • Gerente de produção e operações - 1 vaga (não exige experiência)
  • Gerente de utilidades (operações comerciais) - 5 vagas
  • Gesseiro - 6 vagas (não exige experiência)
  • Inspetor técnico de qualidade - 1 vaga (não exige experiência)
  • Instalador de equipamentos de áudio - 1 vaga
  • Instalador-reparador de equipamentos de transmissão em telefonia - 4 vagas
  • Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações - 1 vaga
  • Instalador-reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados - 9 vagas (não exige experiência)
  • Instrutor de cursos livres - 1 vaga (não exige experiência)
  • Jardineiro - 2 vagas (não exige experiência)
  • Lavador de automóveis - 2 vagas
  • Lavador de veículos - 3 vagas (não exige experiência)
  • Lubrificador de automóveis - 3 vagas
  • Lustrador de móveis - 2 vagas
  • Magarefe - 100 vagas
  • Mecânico de auto em geral - 2 vagas (não exige experiência)
  • Mecânico de automóvel - 10 vagas
  • Mecânico de manutenção de máquinas agrícolas - 3 vagas 
  • Mecânico de manutenção de máquinas de construção civil - 2 vagas (não exige experiência)
  • Mecânico de manutenção de máquinas, em geral - 2 vagas
  • Mecânico de manutenção de motocicletas - 1 vaga
  • Mecânico de refrigeração - 2 vagas
  • Mensageiro - 4 vagas (não exige experiência)
  • Monitor infantil - 1 vaga
  • Montador - 1 vaga
  • Montador de andaimes (edificações) - 2 vagas
  • Montador de equipamentos elétricos - 1 vaga
  • Motofretista - 21 vagas (não exige experiência)
  • Motorista carreteiro - 33 vagas
  • Motorista de caminhão - 23 vagas (não exige experiência)
  • Motorista de caminhão leve - 1 vaga
  • Motorista de caminhão-guincho pesado com munk - 4 vagas
  • Motorista de ônibus rodoviário - 10 vagas
  • Motorista entregador - 16 vagas
  • Oficial de manutenção - 1 vaga (não exige experiência)
  • Oficial de serviços diversos na manutenção de edificações - 5 vagas
  • Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações - 2 vagas
  • Operador de caixa - 192 vagas (não exige experiência)
  • Operador de computador - 1 vaga
  • Operador de escória e sucata - 2 vagas
  • Operador de movimentação e armazenamento de carga - 4 vagas (não exige experiência)
  • Operador de ponte rolante - 1 vaga (não exige experiência)
  • Operador de telemarketing ativo - 1 vaga
  • Operador de telemarketing ativo e receptivo - 1 vaga (não exige experiência)
  • Operador de trator de esteira - 3 vagas
  • Operador de vendas (lojas) - 10 vagas
  • Ordenhador (na pecuária) - 1 vaga
  • Padeiro - 3 vagas
  • Passador de roupas em geral - 1 vaga (não exige experiência)
  • Pedreiro - 17 vagas
  • Pedreiro de manutenção e conservação - 2 vagas
  • Pintor industrial - 8 vagas
  • Pizzaiolo - 1 vaga
  • Promotor de vendas - 5 vagas
  • Químico de curtume - 1 vaga
  • Recepcionista de consultório médico ou dentário - 4 vagas
  • Recepcionista secretária - 1 vaga
  • Recepcionista, em geral - 3 vagas (PcD)
  • Recreador - 1 (não exige experiência,  temporária)
  • Repositor (em supermercados) - 130 vagas (não exige experiência)
  • Repositor de mercadorias - 84 vagas (não exige experiência)
  • Retalhador de carne - 40 vagas
  • Saladeiro - 1 vaga
  • Salgadeiro - 2 vagas
  • Serralheiro - 2 vagas
  • Servente (construção civil) - 2 vagas
  • Servente de limpeza - 2 vagas (não exige experiência)
  • Servente de obras - 45 vagas (não exige experiência)
  • Social media - 1 vaga (não exige experiência)
  • Soldador - 2 vagas
  • Supervisor administrativo - 1 vaga
  • Supervisor de logística - 1 vaga
  • Técnico analista de qualidade - 2 vagas
  • Técnico de laboratório em patologia clínica - 5 vagas
  • Técnico de laboratório médico - 2 vagas
  • Técnico de manutenção eletrônica - 2 vagas (não exige experiência)
  • Técnico de manutenção industrial - 1 vaga
  • Técnico de operação eletrotécnica - 2 vagas
  • Técnico de refrigeração (instalação) - 3 vagas
  • Técnico em atendimento e vendas - 3 vagas
  • Técnico em manutenção de equipamentos de informática - 1 vaga (não exige experiência)
  • Técnico em nutrição - 1 vaga (não exige experiência)
  • Técnico em segurança do trabalho - 4 (não exige experiência, PcD)
  • Torneiro mecânico - 1 vaga
  • Tratorista operador de roçadeira - 4 vagas
  • Tratorista agrícola - 1 vaga
  • Vendedor de comércio varejista - 1 vaga
  • Vendedor interno - 33 vagas (não exige experiência)
  • Vendedor porta a porta - 5 vagas (não exige experiência)
  • Vendedor pracista - 3 vagas (não exige experiência)
  • Vigilante - 6 vagas (não exige experiência, PcD)
  • Visual merchandiser - 5 vagas
  • Zelador - 11 vagas (não exige experiência)

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Dia do Pantanal

Superfície alagada do Pantanal reduz 61% em menos de 40 anos

Nova dinâmica da bacia hidrográfica do Rio Paraguai tem impacto direto no aumento das queimadas

12/11/2024 16h00

Farol Balduíno, que fica a 100 metros da margem do Rio Paraguai, pôde ser acessado a pé em período de seca

Farol Balduíno, que fica a 100 metros da margem do Rio Paraguai, pôde ser acessado a pé em período de seca Foto: Silvio Andrade

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O mais recente levantamento do MapBiomas, divulgado nesta terça-feira (12), Dia do Pantanal, revela uma nova e preocupante realidade para o bioma: períodos de cheias cada vez menores e secas mais prolongadas estão favorecendo incêndios mais intensos no Pantanal.

Dados mensais sobre a superfície de água e de campos alagados mostram que de 1985 a 2023, o bioma tem alagado uma área menor e permanecido seco por períodos mais longos.

Em 2023, o Pantanal teve apenas 3,3 milhões de hectares alagados, 38% menos do que em 2018, ano da última grande cheia que cobriu 5,4 milhões de hectares. Comparado a 1988, quando a cheia cobriu 6,8 milhões de hectares, a redução de 2023 foi de 61% em relação à média histórica.

As áreas que permanecem alagadas por mais de três meses também estão diminuindo, com 22% da atual área de savana vindo de locais que secaram.

“O Pantanal já experimentou períodos secos prolongados, mas atualmente outra realidade, de uso agropecuário intensivo e substituição de vegetação natural por áreas de pastagem e agricultura, altera a dinâmica da água na bacia hidrográfica”, explica Eduardo Rosa, coordenador de mapeamento do Pantanal no MapBiomas.

Aumento nas queimadas

A mudança no padrão de cheias e secas tem levado a um aumento na incidência de queimadas. Entre 1985 e 1990, os incêndios estavam associados à conversão de áreas naturais em pastagem. Após a cheia de 2018, houve uma recorrência de incêndios no entorno do Rio Paraguai.

De 2019 a 2023, o fogo atingiu áreas anteriormente permanentemente alagadas, agora sujeitas a secas prolongadas. Nesse período, 5,8 milhões de hectares foram queimados, principalmente em áreas antes alagadas no entorno do Rio Paraguai.

Na planície pantaneira, foram suprimidos 1,8 milhão de hectares de vegetação natural entre 1985 e 2023, com 859 mil hectares de formação campestre e campo alagado, 600 mil hectares de savana e 437 mil hectares de floresta.

As pastagens exóticas na planície aumentaram de 700 mil hectares para 2,4 milhões de hectares, com 55% desse aumento ocorrendo nos últimos 23 anos. E são justamente essas pastagens exóticas que apresentam pouca ocorrência de fogo ( apenas 4,8% de toda a área queimada entre 1985 e 2023) devido à baixa biomassa seca disponível.

Isso destaca como o desmatamento para conversão de áreas naturais em pastagem utiliza fogo para facilitar a limpeza do solo. Após a consolidação como pastagem, entretanto, a incidência de fogo é menor em comparação com áreas naturais.

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Estacionamento rotativo

Campo Grande: prefeitura não garante dinheiro de volta à consumidores e promotor vai à Justiça

Promotoria vai à Justiça para exigir que licitação de estacionamento inclua R$ 3,5 milhões em créditos a clientes da Flexpark; prefeitura não abre mão de outorga de R$ 10 milhões

12/11/2024 15h54

Estacionamento regulamentado deixou de funcionar em Campo Grande em março de 2022

Estacionamento regulamentado deixou de funcionar em Campo Grande em março de 2022 Marcelo Victor

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O promotor de Justiça de Defesa dos Direitos do Consumidor de Campo Grande, Luiz Eduardo Lemos de Almeida, ingressou com uma ação de tutela antecipada em caráter antecedente na Justiça para obrigar a prefeitura da capital e sua agência reguladora de serviços públicos, a Agereg, a incluírem na licitação para o Serviço de Estacionamento Regulamentado (SER) os créditos de R$ 3,5 milhões apropriados pela antiga concessionária, a Metropark (Flexpark), que não foram devolvidos aos usuários.

A medida foi tomada porque nem o município nem a Agereg deram qualquer indício ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul de que os créditos de R$ 3,5 milhões, apropriados pela última concessionária, seriam aproveitados na próxima concessão.

O temor do promotor de Justiça faz sentido: o município e a Agereg não demonstraram disposição em aproveitar os créditos dos usuários da concessão passada, embora tenham assinado um termo de ajuste de conduta e outros compromissos formais para compensar esses créditos.

O município argumenta que a compensação dos R$ 3,5 milhões de créditos não utilizados na concessão passada oneraria consideravelmente a tarifa, seja pelo aumento no valor da outorga onerosa ao concessionário ou pelo aumento do valor cobrado pela hora de estacionamento.

Tanto a Agereg quanto a prefeitura de Campo Grande, no entanto, não demonstram qualquer disposição em reduzir o valor da outorga onerosa, que, segundo os estudos da agência reguladora, é de R$ 10 milhões.

"A ausência de medidas imediatas para tratar dos créditos dos consumidores pelo pagamento antecipado de tarifa do Serviço ou Sistema de Estacionamento Rotativo, não enfrentando essa questão na deflagração do certame licitatório, viola o Código de Defesa do Consumidor, assemelhando-se à retenção indevida de valores, que permanecerão com terceiros e não poderão ser utilizados pelos usuários-consumidores, seus titulares de direito", argumenta o promotor de Justiça.

O promotor lembra que este é o momento adequado para garantir que o direito dos cidadãos e os compromissos firmados pela própria prefeitura de Campo Grande sejam atendidos e cumpridos. Além disso, o não cumprimento dessa medida agora, no edital de licitação, poderá gerar, no futuro, pedidos de realinhamento ou reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão.

"Mais uma vez, a garantia dos créditos dos consumidores, em razão do pagamento antecipado de tarifas pelo Serviço de Estacionamento Rotativo de Campo Grande, deve ser assegurada agora, evitando-se danos", afirma o representante do Ministério Público.

A Promotoria do Consumidor tenta manter contato com a prefeitura de Campo Grande e a Agereg desde 29 de abril deste ano, quando a Câmara de Vereadores aprovou e a prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou a lei que "autoriza o poder executivo a proceder à concessão por meio de outorga onerosa para exploração do Sistema de Estacionamento Rotativo (SER)".

Desde então, o promotor tem enfrentado dificuldades para falar com a prefeita Adriane Lopes, que demorou mais de um mês para ser encontrada, e as pessoas ligadas ao gabinete dela sequer respondiam aos ofícios. Na Agereg, o promotor também encontrou falta de independência da agência.

O diretor da Agereg, Odilon de Oliveira Júnior, ao abrir um processo administrativo para rever uma decisão da própria Adriane Lopes, que garante o reembolso dos créditos da Flexpark aos consumidores, não teria tomado qualquer decisão.

Para o promotor Luiz Eduardo, a Agereg "procrastinou" e abdicou de sua independência ao submeter o relatório ao gabinete da prefeita. "Prova disso está, além de outros atos, no último despacho do processo administrativo nº 52556/2024-78, com o seguinte teor: 'Encaminhem-se os autos do presente processo ao Gabinete da Prefeita para ciência e apreciação das questões levantadas até o momento'", argumenta o promotor de Justiça.

O plano da Agereg

Devolver os R$ 3,5 milhões aos consumidores pode atrapalhar os planos da Agereg, conforme indicam relatórios da própria agência, que alegam que ficaria "inviável para o mercado" incluir o valor dos créditos na licitação.

O município de Campo Grande pretende estabelecer uma tarifa de R$ 3,50 por hora no estacionamento rotativo, e a empresa concessionária, para isso, deverá pagar uma outorga de R$ 10 milhões à prefeitura.

No modelo de contrato, a prefeitura de Campo Grande ficaria com 22% dos R$ 3,50, na forma de uma "taxa de fiscalização", e a concessionária teria uma margem de lucro líquido de 21,77%. O investimento inicial da empresa (já contando a outorga) seria de R$ 14,4 milhões, e o prazo de concessão, de 12 anos. Nesse cenário, a taxa interna de retorno seria de 15,06%.

Ao adicionar os R$ 3,5 milhões ao valor da outorga e manter todos os valores, a taxa de retorno para o concessionário cai para 10%, o que, segundo a Agereg, tornaria a concessão inviável.

Em outro cenário, em que os R$ 3,5 milhões são adicionados à tarifa, a taxa por hora para o consumidor subiria para R$ 4,10.

A Agereg e a prefeitura de Campo Grande, porém, em nenhum dos cenários simularam um valor de outorga inferior a R$ 10 milhões, indicando que o município não tem interesse em ressarcir os R$ 3,5 milhões dos consumidores, conforme compromisso firmado em 2022, mas não abre mão de receber uma outorga onerosa de R$ 10 milhões.

"A omissão dos requeridos em tratar acerca dos créditos dos consumidores já na fase interna do processo de licitação, com posterior deflagração do certame sem atender o previsto no art. 2º do Decreto nº 15.154/2022, celebração de contrato de concessão e início da exploração do serviço, nada fazendo posteriormente para que os cerca de 3,5 milhões de reais de tarifas pagas antecipadamente sejam utilizados pela empresa que vier a explorar o Serviço de Estacionamento Rotativo, determinará aos lesados apenas a via do ajuizamento de ações reparatórias", argumenta o promotor de Justiça.

Ainda não há decisão sobre o pedido.

Entenda

No ano passado, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul foi à Justiça para solicitar que a Metropark (empresa detentora do nome de fantasia Flexpark) devolvesse R$ 3,5 milhões aos usuários do serviço de estacionamento regulamentado ou ao município de Campo Grande.

O valor, que se refere a créditos de estacionamentos não utilizados, ficou na conta da Flexpark após o fim da concessão do serviço, em março de 2022. 

O promotor de Justiça justifica o motivo da interpelação em seu pedido: "referida medida importa em demasia porque a empresa Metropark Administração Ltda não demonstra que irá repassar o valor acima referido, devidamente corrigido e com juros legais, para aquele que vier a explorar o serviço de estacionamento rotativo nesta cidade ou mesmo para a municipalidade".

Logo após o fim da concessão, em março de 2022, após período em que foi aberta a restituição de valores, um total de R$ 250 mil em créditos foram recuparados.

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