Cidades

Cidades

Gato de pensão

Gato de pensão

Redação

03/08/2010 - 09h02
Continue lendo...

Numa de minhas viagens ao nordeste do país, ouvi uma locução adjetiva lá muito popular para se referir a alguém indiferente com o que se passa ao seu redor, sempre num sono profundo como se tudo estivesse no mundo das maravilhas. Esse alguém se igualava ao “gato de pensão”, que lá no nordeste, gordo e bem tratado pelo senhorio, fica permanentemente dorminhoco no salão de recepção.
Realmente, não sei se tem a ver uma coisa com a outra, porém, neste instante, me pareceu que os políticos brasileiros, sobretudo os que têm a responsabilidade maior no governo, e os de oposição a ele, estão semelhante ao gato de pensão nordestina. Acham que tudo está bem, as instituições de poder estão consolidadas, a democracia já não é mais aquela plantinha tenra a que se referia o brilhante tribuno baiano Otávio Mangueira, lá pelos idos de 1946, logo após a queda do Estado Novo getuliano. Estão no Olimpo, se deliciando com os sonhos dos deuses, embora aqui na terra como o gato de pensão.
A situação econômica está estabilizada, o bolso do povo está referto de reais, ou de crédito fácil, o estomago está saciado, a burra do tesouro atende a ânsia dos que ocupam diferentes cargos públicos, não há porque preocupações outras. Todos a tripa forra porém, parecem se esquecer, dormitando estão, que o povo está preocupado com os constantes deslizes dos políticos merce á fragilidade crônica da legislação em suas diferentes esferas.  Os que estão lá em cima, da situação ou oposição, tem uma voz só quanto a imprescindibilidade da reforma política. Pura conversa para gato dormir nos salões do Palácio do Planalto, ou nos plenários do Congresso Nacional. Na realidade, quase todos eles, tem receio, medo mesmo, de uma reforma profunda na lei que rege as estruturas partidárias, bem como as que poderão definir o processo eleitoral, neste principalmente quanto a implantação do voto distrital puro ou misto. Têm medo igual o diabo da cruz credo!
O Estadão, na edição do dia 29 de julho último, traz oportuno artigo do juiz de direito Marlon Jacinto Reis, do Maranhão, e presidente da Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais, com o título “Além da Ficha Limpa”. Nele,  enfoca a atualíssima questão da inelegibilidade plena com base na Lei Complementar No. 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), eis que a inelegibilidade não tem lastro nos princípios do Direito Penal, e sim naquelas presunções explicitamente definidas e autorizadas pelo parágrafo 9º , do Artigo 14º da Carta Magna, já confirmadas em decisão anterior ( MS nº 22.087-2) pelo STF. Além de defender a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, o autor magistrado prega a sedimentação de uma representatividade política mais compatível com as aspirações nacionais, que ocorreriam a altura das ideias democráticas e da República. Tal poderia ser uma Assembleia Nacional Revisora do atual texto como preconiza o senador João Faustino Ferreira Neto (PSDB-RN) ou por aquela que sempre me associei, quando na pré constituinte (1984/85) a tese do saudoso senador Afonso Arinos Melo Franco, da Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva, com mandato definido para tal, e sem a  presença de deputados e senadores da legislatura ordinária. Elaborada a Constituição, voltariam para casa, não poderiam se candidatar a cargo eletivo por curto período, mas na condição de cidadãos prestantes da pátria.
Como na consagração da Lei na Ficha limpa, se o povo se movimentar nacionalmente, tais ideias poderão se tornar realidade. Poderão, sim!

Ruben Figueiró de Oliveira, suplente de senador

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

Continue Lendo...

Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).