As provas serão aplicadas na manhã deste domingo (14), das 8h às 13h, em 11 cidades do Estado
O Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será realizado na manhã deste domingo (14), com mais de 18 mil inscritos em todo o Estado interessados em ingressar no Ensino Superior.
Com característica específica voltada para alunos que estão no Ensino Médio (EM), o "Passe UFMS" é um modelo de prova que avalia o estudante desde o seu primeiro ano da última etapa da escola.
De forma cumulativa, o aluno deve se inscrever e realizar a prova durante o triênio que encerrará sua fase escolar. Então, no último ano do ensino médio, durante a inscrição da avaliação, é possível escolher o curso que deseja ingressar.
Com a soma dos pontos ao longo das três etapas, a classificação para entrar na Universidade Federal do Estado é baseada na média adquirida. A pontuação de cada uma das tapas tem pesos diferentes na somatória para formar a média geral, sendo a 3ª com maior peso.
- Neste ano, alunos que completaram o 1º ano do ensino médio irão realizar a primeira etapa do triênio 2025-2027.
- Alunos que no ano de 2025 terminaram o 2º ano do ensino médio irão realizar a segunda etapa do triênio 2024-2026.
- Por fim, os que encerraram o ensino médio e saíram do 3º ano, irão realizar a terceira e última etapa do triênio 2023-2025, para no ano que vem ingressar na universidade.
As provas acontecem das 08h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Com 60 questões contemplando as quatro áreas de conhecimento, a pontuação máxima total é de 120 pontos. Cada pergunta equivale a 2 pontos, o que totaliza 30 pontos em cada área, sendo elas:
- 15 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 30 pontos;
- 15 de Ciências Humanas e suas Tecnologias - 30 pontos;
- 15 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 30 pontos;
- 15 de Matemática e suas Tecnologias - 30 pontos;
Cada fase aborda conteúdos que seguem a proposta curricular do respectivo ano. Além disso, as três etapas incluem uma redação dissertativo-argumentativa que soma a pontuação de cada fase e à média final ao terceiro ano.
Cronograma
- Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva – 16 de dezembro de 2025;
- Período de recurso administrativo do gabarito preliminar – 17 e 18 de dezembro de 2025;
- Divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva e dos recursos administrativos do gabarito – 29 de dezembro de 2025;
- Resultado preliminar da prova objetiva – 08 de janeiro de 2026;
- Período de recurso administrativo do resultado preliminar da prova objetiva – 08 e 09 de janeiro de 2026;
- Divulgação do resultado final – 11 de março de 2026.
*Colaborou Noysle Carvalho
Assine o Correio do Estado