Cidades

Obras

Governo anuncia plano de R$ 250 milhões para expandir aviação geral de MS

Em meio a projetos em andamento e licitações, obras devem ser concluídas nesta gestão

Continue lendo...

Com orçamento de R$ 250 milhões, o Governo do Estado destacou nesta segunda-feira (3), um plano aeroviário para desenvolver a infraestrutura aeroportuária de diversas regiões de Mato Grosso do Sul.

Com 20 aeroportos em 19 cidades, o plano estadual objetiva a construção, reforma e ampliação de aeródromos em benefício dos setores produtivo, comercial, turístico, ambiental e de saúde sul-mato-grossenses. 

Ao Correio do Estado, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul (Seilog), destacou que além de atender as demandas já impostas, caberá posteriormente às companhias aéreas interessadas explorarem os aeródromos do Estado. 

“O governador determinou um projeto para Mato Grosso do Sul para que pudéssemos prospectar aeroportos em todo o Estado, atendendo os diversos setores econômicos e criando uma estrutura de acesso rápido às regiões”, disse Hélio Peluffo, secretário de logística de MS. 

Em nota, Peluffo destacou obras em andamento em nove aeroportos, como melhorias, cercamento, iluminação e recomposição do pavimento, além de investimentos na ampliação do Aeroporto de Santa Maria, em Campo Grande, bem como melhorias nos aeroportos de Costa Rica e Bonito. 

Além das obras e dos projetos contratados, a Seilog possui sete projetos para a área da aviação em Água Clara, Campo Grande, Inocência, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Corumbá, sendo um na Nhecolândia e outro no Morro do Azeite. O secretário Hélio Peluffo ressaltou a importância estratégica dos aeroportos para a região.

“Atende o Air Tractor (avião de combate à incêndio) para que os bombeiros possam pousar e em caso de incêndio rapidamente conter o fogo. Esses aeroportos também atendem a saúde. O Estado precisa socorrer rapidamente o bem estar das famílias que vivem na região em caso de necessidade. Os aeroportos servirão para todos, não só para área produtiva ou para o lazer”, afirma Peluffo. 

Ambos serão construídos com pista, pátio e cercamento. “O da Nhecolândia terá estrutura para os bombeiros e para o Air Tractor, que precisa ser abastecido, o projeto contempla um reservatório com água, para uso da aeronave e um ponto de apoio para os militares, com alojamento e espaço para mantimentos”, detalha o superintendente Viário e coordenador de Transporte Aéreo da Seilog, Derick Hudson Machado de Souza.

Peluffo destacou a importância do desenvolvimento para as regiões produtoras de soja. 

“Maracaju é uma das regiões que mais produz soja em Mato Grosso do Sul e tem apelo comercial e empresarial muito grande. Inocência vai receber investimento de U$ 3 bilhões da Arauco, indústria de celulose, gerando emprego e melhorando a qualidade de vida. Precisamos estruturar essa região e o Estado está se antecipando aos investimentos que recebe”, completou Peluffo.

Obras e reparos

Em Bonito, ocorre a troca da cobertura do terminal de passageiros. Por lá, o aeródromo passará por reformas nas valas de drenagem.

Em Cassilândia se desenvolve o cercamento do espaço,  assim como em Camapuã, onde além do cercamento da pista, acontece o projeto para restauração do pavimento existente.

Em Dourados, são dois projetos em andamento: um do Exército Brasileiro, que faz a recomposição da pista e toda infraestrutura do lado de pista e outro que executa o projeto do novo terminal de passageiros no município.

As estruturas de Jardim, Naviraí e Paranaíba recebem cercamento e já possuem projeto de restauração do pavimento. Em Nova Andradina, o Estado executa a rodovia de acesso ao aeródromo, ao passo que em Porto Murtinho, acontece o cercamento com guarita e o projeto da sinalização horizontal.

Entre os investimentos em processo de contratação ou licitação, estão o Aeródromo de Costa Rica, que receberá alambrado.

Na capital, se desenvolve um estudo para verificar a capacidade de carga suportada na pista de pousos e decolagens em Santa Maria. O levantamento proporcionará a operação de aeronaves maiores e mais pesadas.

Em Água Clara, a Seilog formalizou convênio para a Prefeitura Municipal comprar o terreno onde será implantado o aeroporto, construído através de parceria com uma indústria de MDF instalada na cidade. Em Inocência, o aeródromo será construído em uma área já comprada pela Prefeitura Municipal. O processo de contratação do projeto para implantação já foi aberto

Em Maracaju, um novo aeroporto será construído em uma área afastada do centro da cidade. Em São Gabriel do Oeste, o Estado vai implantar uma pista de asfalto no aeródromo existente, que hoje é de cascalho.

Em fase de estudos estão o plano aeroviário de Mato Grosso do Sul a estruturação de um aeroporto em Amambai, a reforma no aeródromo de Aquidauana,  e a construção de um campo de aviação em Mundo Novo, que já possui um terreno comprado para tal.

Assine o Correio do Estado 

 

ACIDENTE FATAL

Poste tomba e mata funcionário da Motiva Pantanal na BR-163

Welliton realizava a retirada da estrutura onde se encontrava instalada uma câmera, mas o poste não suportou o próprio peso e desabou sobre o rapaz

21/02/2026 09h43

Welliton prestava serviços à empresa Motiva Pantanal, responsável pelas obras na BR-163

Welliton prestava serviços à empresa Motiva Pantanal, responsável pelas obras na BR-163 Reprodução: Redes Sociais

Continue Lendo...

Welliton Juliano da Silva, de 37 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (20), após um poste tombar sobre ele. O rapaz era funcionário da Motiva Pantanal e, no momento do acidente, realizava a retirada da estrutura, onde se encontrava instalada uma câmera de segurança, na BR-163, Km 83, em frente à base 2 da empresa. O caso ocorreu no município de Itaquiraí, que fica a cerca de 415 km de Campo Grande.

A Delegacia da Polícia Civil de Itaquiraí registrou o caso como morte decorrente de fato atípico. As autoridades foram informadas do ocorrido por meio do Hospital São Francisco. De acordo com o boletim de ocorrência, Welliton deu entrada na unidade por volta das 09h50min, mas não suportou o impacto dos ferimentos e veio a óbito. 

Conforme apurado pelos policiais, ao subir no poste para fixar uma cinta, a fim de possibilitar que o caminhão Munck efetuasse a retirada da estrutura, a estrutura não suportou o peso e tombou sobre a vítima.

De imediato, uma equipe de socorristas da Motiva Pantanal compareceu ao local, prestou os primeiros socorros e conduziu Welliton ainda com vida ao hospital. Entretanto, apesar do atendimento médico, o rapaz não suportou e faleceu no São Francisco.

O corpo foi encaminhado para exame necroscópico por meio da funerária Pax Primavera, localizada em Itaquiraí.

A Polícia esteve no local onde ocorreu o acidente, mas não foi possível realizar perícia técnica, já que o local não se encontrava preservado, pois o rapaz já havia sido socorrido e removido anteriormente. Os policiais registraram algumas fotografias do local, para eventual realização de exame pericial indireto.

Assine o Correio do Estado

DOURADOS

Perseguição com caminhonete cheia de maconha acaba com motorista foragido

Homem não respeitou ordem de parada, e abandonou a caminhonete em meio a Reserva Indígena após perseguição

21/02/2026 09h20

Caminhonete de maconha foi abandonada durante perseguição

Caminhonete de maconha foi abandonada durante perseguição Reprodução/DouradosNews/OsvaldoDuarte

Continue Lendo...

Ainda durante a manhã deste sábado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) entrou em perseguição na BR-463 atrás de uma Toyota Hilux carregada de maconha. A fuga se estendeu por quilômetros até Dourados.

Segundo informações do Dourados News, os policiais estavam na BR-463 e apenas tentaram a abordagem com ordem de parada, mas a resposta imediata do motorista foi não obedecer e arrancar com a caminhonete.

Com isso a perseguição iniciou ali e correu por mais uns quilômetros por Dourados, até chegar no trevo de acesso a Laguna Carapã.

Caminhonete de maconha foi abandonada durante perseguiçãoHomem abandonada caminhonete em fuga - Foto: Reprodução/DouradosNews/OsvaldoDuarte

No local, o motorista entrou para o Anel Viário Norte, e continuou a perseguição até uma distribuidora de bebidas, em seguida o condutor da caminhonete entrou em uma área dentro da Reserva Indígena e abandonou o veículo.

Ao localizar o automóvel, os policiais encontraram a caçamba recheada de tabletes de maconha. Apreendida pelos agentes, a Hilux foi levada para a Depac para registrar a ocorrência. O homem ainda não foi localizado e está foragido.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).