Cidades

TERCEIRIZAÇÃO

Governo pode entregar gestão do Regional para iniciativa privada

Há anos, hospital tem enfrentado problemas, como falta de insumos e medicamentos

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Diante dos problemas recorrentes no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande, e após consultoria do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, a unidade deve passar por “grande mudança estrutural e na administração” e pode ser entregue à iniciativa privada, se tornando uma parceria público-privada ou uma organização social (OS). A informação foi confirmada o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende e o diretor-presidente do hospital, Márcio Eduardo de Souza Pereira.

As decisões começam a ser tomadas após a entrega do resultado do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), promovido pelos técnicos do Sírio-Libanês, referência nacional em gestão da saúde, ser entregue na manhã de ontem (15).

Conforme Resende, a linha que será empregada para a gestão do HR ainda será decidida em reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que já havia comentado em reuniões anteriores quais as possíveis linhas de administração. “Ele citou que poderia ser uma PPT [Parceria público-privada]; citou também que poderia ser OS [Organização Social]; e citou que poderia terceirizar alguns setores do hospital”, disse o diretor-presidente ao Correio do Estado.

O secretário adiantou que na semana que vem será feita uma reunião para discutir o diagnóstico feito pelos técnicos do Sírio-Libanês. “É muito cedo ainda para falar em terceirização. Nós recebemos esse resultado ainda pela manhã e só vamos discutir em cima dele na próxima semana, para, aí sim, definir alguma coisa”, revelou. 

De acordo com Resende, as mudanças devem ser tanto na estrutura física do hospital, quando na administração. “Foram centenas de recomendações que o técnicos fizeram. E nós e a direção do hospital já estávamos antevendo que fossem feitas”, afirmou.

Além disso, o secretário também enfatizou que a unidade precisava do programa executado pelo Sírio-Libanês. “Nós precisamos ter de fato esses resultados para tomarmos decisões mais aprofundadas, mas também imediatas, para que haja uma nova modelagem no hospital já nos próximos três meses com esse plano de operação”. 

No começo do ano, quando o Proadi-SUS iniciou os trabalhos no HR, a gerente do programa, Ana Carolina Brasil disse que a iniciativa estava em 17 estados e em 36 hospitais desde 2017 e mostrou resultados positivos. Ela afirmou que nestas unidades o tempo de espera, do momento de chegada até a consulta, diminuiu em 37%. O tempo de passagem, que é o período que o paciente leva para ter seu “problema resolvido” diminuiu 59%.  

MANIFESTAÇÃO

A entrega do resultado do acompanhamento dos técnicos resultou em um protesto feito por funcionários do Hospital Regional, na manhã de ontem (15), na Assembleia Legislativa, reivindicando que deputados conversem com governo para que o hospital não seja terceirizado.

O técnico de enfermagem Juarez Barroso disse que se o hospital for terceirizado, a situação vai ficar pior do que está, e afirmou que até o elevador não está mais funcionando. “Salários atrasados, falta medicação e o pior é que não temos voz”, declarou o técnico, que foi com mordaça na boca para protestar contra a negativa dos deputados sobre pedido de uso da tribuna. “Não temos voz, fomos impedidos de falar”, protestou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Seguridade Social, Ricardo Bueno, defendeu ainda que transformar o hospital em organização social (OS) não funcionou em outras cidades. “Não funcionou em Ponta Porã, Chapadão, Dourados”, reclamou. 

Atualmente, o Hospital Regional tem 2.200 funcionários e é 100% público. De acordo com Bueno, é o único hospital de porta aberta. “O HU precisa ser regulado e Santa Casa tem recursos privados”, finalizou.

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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